Sunday, January 29, 2006

Benfica - lagartos: "Quer falar do jogo vá para casa!"

Ontem à noite ainda tentei escrever, mas não me saía nada. A alma ainda me doía demais. Mas hoje de manhã, estudava num centro de comercial(sim, eu estudo em locais estranhos), concentradíssimo para não pensar no jogo, quando a minha crónica se fez ouvir ao meu lado.
Um lagarto, sorridente entre muitas caras tristes que também estudavam ou só bebiam um café, começa a falar altíssimo sobre o jogo. Eu, que sou uma pessoa que depois de derbies como o de ontem só se lembra de como gosta de poesia e música, mantive-me impávido e sereno. Mas um senhor - que porventura não gosta de poesia e música como eu - não se calou:
"Você importa-se de falar mais baixo?"
Nas mesas à volta, os Benfiquistas sorriram mas ninguém interveio.
"Já vi que é do Benfica..." - provocou, novamente o lagarto.
"POIS SOU, ALGUM PROBLEMA?" - e aqui, já estávamos todos a olhar para eles e vi que devíamos mesmo ser todos Benfiquistas porque estava tudo com um ar de quem achava que o senhor Benfiquista tinha toda a razão.
O lagarto começou a assustar-se com aquela agressividade toda e ainda respondeu: "Isso é não saber perder."
Bem... O senhor do Benfica - que é cá dos meus, porque eu aqui também já me tinha esquecido de como gostava de poesia e música e já estava também prestes a levantar a voz - grita-lhe, enervadíssimo: "POIS É! NÃO SEI PERDER CONTRA VOCÊS! NÃO ESTOU HABITUADO! TEM ALGUM PROBLEMA COM ISSO?"
"...não." (sim, o lagarto disse isto.)
"ENTÃO CALE-SE OU LEVA UM PAR DE ESTALOS!"
Há aqui um aspecto curioso: olhando para a plateia parecia que o senhor do ceportém é que estava alterado e que devia ser mandado calar.
O lagarto, indignado, ainda atira: "Mas isto é um local público, eu posso falar do jogo!"
E aqui, o senhor do Benfica brilhou: "NÃO PODE NÃO, QUER FALAR DO JOGO VÁ PARA CASA!"
E entre as gargalhadas gerais, o lagarto calou-se.

Perder um derby é isto.
Comigo a fórmula é a mesma: quem quiser falar do jogo que o faça em casa.

Wednesday, January 18, 2006

Benfica - AAC: marcação homem a homem.

" Coimbra - 1ª Jornada da Liga BetAndWin.Com em conversa com o M: "Andam para aí a dizer que querem um ponta de lança. Bem que podiam vir aqui a Coimbra buscar o Marcel!! Era em cheio !!!" Ao que ele respondeu: "Mas quem é o número 4? Está drogado!!!" " in http://estadiodaluz.blogspot.com

Pois é, o M. sou eu. E sem grandes motivos para escrever sobre o SLB - AAC vou especificar o episódio que o T. conta no blog dele.
Na primeira jornada, contra a AAC, passei o jogo todo a insultar o Ezequias. Na altura nem sabia o nome do homem, mas tanta correria começou a chatear-me. "Quem é aquele gajo, o nr.4?" E ninguém me respondeu. "Epá, aquele gajo tá todo drogado!!" E como eu já tenho fama de paranóico, ninguém me ligou. O que é certo é que o rapaz corria, vinha atrás, fazia aquelas mudanças de direcção em velocidade de calcanhar... E eu sempre aos berros: "AQUELE &%$%#% TÁ TODO DOPADO!" e a malta ao meu lado a rir-se. Passei-me completamente. Então no dia seguinte, quando vi que era um jogador que a AAC tinha ido buscar ao Marítimo ainda fiquei mais indignado: "Mais um cromo que nunca vai ser, nem nunca foi, ninguém na vida que faz um jogo destes contra nós... Vou segui-lo o resto do Campeonato e vão ver como ele só podia estar drogado!"
Eu sou doido, mas não tanto, e perdi-lhe o rasto. De tempos a tempos, o T. lá me dizia: "O Ezequias nem sequer jogou este fim de semana" só para acender o rastilho.
Eu sei que há nesta história algo de mais anedótico do que outra coisa qualquer (quantos são os maluquinhos que na primeira jornada dão pontapés na cadeira, irritados, só porque o defesa esquerdo dos outros está a jogar bem?), mas isto também reflecte uma coisa que eu sempre fiz: marcar o jogador odiado e temido. Por exemplo: eu marcava implacavelmente o Jardel (o Jorge Soares é que nem por isso). Sempre que alguém ia à linha eu já estava aos berros para a área: "Marquem-me esse $#&#$"! Olha o gajo a por-se atrás de ti! Marca-o porra!!!!" e às vezes o cruzamento nem saía. Sim, eu sou doente, já vos tinha dito.
Mas eu queria só aproveitar este post (curto, porque a época é de estudo...) para vos perguntar...Vocês nunca fazem isto? É que eu além do Jardel consigo enumerar muitos outros casos: Liedson (eu estava a marcá-lo tanto no 1-0 no ano passado como no 2-1 deste ano), Ruud no SLB - man utd (o Anderson esteve quase tão bem como eu), etc.

Enfim, na Luz o Ezequias jogou uma miséria. É a prova que estava todo drogado na 1ª volta.

Thursday, January 12, 2006

Benfica - Paços / Tourizense - Benfica: o Futebol em época de exames

A época de exames é uma época especial (ou especialmente má se não me puser com eufemismos.). Os dias são todos iguais (esqueço-me se é segunda, terça ou quarta e contos os dias em "Faltam 20/19/18 para o exame e ainda me falta estudar isto tudo." (o "falta-me estudar isto tudo" também é, às vezes, acompanhado de um palavrão.). E os dias são tão iguais, tão estupidamente iguais, que a rotina se constrói aparte do Mundo. Exceptuando um: o Futebol.
Neste momento estou completamente a leste do que se passa lá fora. Não vejo nada sobre as eleições, política internacional ou qualquer outro acontecimento que possa, de facto, mexer com a vida de muitas pessoas. O meu único contacto com o Mundo é o Futebol. Aliás, as mensagens que recebo alternam entre: "Não percebo nada desta matéria." e "Acho que o Quim não merecia isto." E pronto, não há nada no meio. Não há: "Viste o Soares?" ou "Hoje queres ir ao cinema?".
E estes dois jogos foram precárias nesta prisão quotidiana. O Benfica - Paços soube bem pela pausa, pelo ar livre e pelas saudades da bola. É bom ver que há coisas - mesmo em época de exames - que não se perdem: a vénia dos jogadores, a euforia do 3º anel, o sentido de humor dos companheiros de bancada. Acho que foi um balão de oxigénio para a minha sanidade mental (que não deve ser muita, porque mal escrevi "balão de oxigénio" pensei em insuficiência respiratória).
O Tourizense - Benfica já não me soube tão bem. Estava à espera de mensagens consecutivas a dizer "0-1, 0-2, 0-3 grande golo 0-4 e ele já está a poupar titulares". Não recebia nada e comecei a ficar aflito. "0-0 ao intervalo e já levámos uma bola à trave num livre" não descansa ninguém.
Valeram os golos para o meu cérebro não perder a única ligação que tem ao Mundo real (uma possível derrota faria com que eu não quisesse pensar em futebol e isso só me faria estudar mais e...bem, isso não é uma hipótese agradável.).
A questão, outra e outra vez, é: Quão mais doente posso eu ser? Porque é que eu não páro de estudar para ver o Telejornal, mas vou a correr ligar a rádio quando me dizem que o Vizela está a ganhar em alvalade? Porque é que eu estou mais curioso em ver os golos do SLB na televisão do que em saber o estado do Sharon?
Bem, vou parar de me fazer a mim mesmo perguntas dificeis. Vou almoçar e depois há mais estudo. Entretanto, se chegar o ponta de lança, mandem-me mensagem se fazem favor. Se for outro assunto qualquer... Deixem lá.