Tuesday, August 04, 2009

O traidor

Estava um calor do caraças, como hoje. Um tempo seco, eu tinha 9 anos e nem tinha força para jogar à bola. A notícia tinha-nos caído que nem uma bomba no ATL: "Paulo Sousa e Pacheco no sporting". Caiu-me tudo, parei de almoçar, nem sabia o que havia de dizer.
O TP, farense com uma simpatia pelo Benfica, tentava animar-me, mas nem ele acreditava. Até ele sentia a traição. Uma das imagens da minha infância é estar sentado com ele, nos bancos cor de tijolo, em silêncio, e ter-me saído inconscientemente, para surpresa da nossa educadora de infância (pouco habituada a ouvir-me dizer palavrões) um duro e seco: "Que cabrão". Parece-me que aquele momento foi a primeira vez na minha vida em que saí da infância.
O singular era propositado, a mim o que me doía era a saída do Paulo Sousa. Pacheco nem tinha sido titular na soalheira tarde em que vencemos o Boavista por 5-2 e em que aquela equipa atingiu um pico futebolístico inacreditável. Agora, o Paulo Sousa...lagarto? O TP, que odiava o sporting furiosamente (nunca compreendi muito bem porquê, mas talvez o facto de termos partilhado a mesma mesa na escola 9 anos tenha ajudado ao facto) e que nunca lhes dava tréguas, também soltou um desesperado "Que vai ser do nosso meio campo?". (Caraças, já percebíamos de bola à brava)
O resto da história é conhecida e talvez o final feliz de 1994 tenha apagado o ódio que Paulo Sousa merece.
Há uns tempos estava a sair da praia com amigos e namorada. Tudo com aquele ar estoirado de estar horas ao sol. Olhei para trás e vi... o Paulo Sousa. E disse-o. O F., um benfiquista à antiga, deu meia volta, sem perceber que eu o tinha visto no carro atrás de nós (agora que penso nisso, talvez a ideia do F. tenha sido mesmo atropelá-lo). Quando ele percebeu que tínhamos acabado de deixar o carro do Judas passar-nos à frente, foi como se lhe tivesse caído tudo. Tínhamos desperdiçado uma oportunidade de ouro.
E quando já todo o carro se ria a imaginar um excerto de porrada ao Paulo Sousa, ali estava ele. Na berma da estrada, a ir buscar qualquer coisa à bagageira. Ali, à nossa espera. O F. gritou-lhe um
traidor! que se deve ter ouvido no país inteiro. Obrigado, F. Por teres vingado aquela minha tarde de Verão de 1993, por teres feito com que esse cabrão saiba que o que fez não tem preço nem desculpa.
Porque o que esses animais fazem quando nos trocam por rivais é fazer com que miúdos de 9 anos fiquem tristes, como se o Mundo fosse uma miséria. O que esses atrasados mentais fazem é baixo, não tem classificação e só merece que, para toda a vida, sempre que pararem o carro, passem outros com gente lá dentro a fazer-lhes um sinal com os dedos e com nojo no olhar.

F. : Obrigado.

Este blog fez, no passado dia 31 de Julho, 5 anos. Cinco. Estou a ficar velho.

11 Comments:

Blogger MB said...

No ano do "Verão Quente", era um bocado "mais maduro" do que os teus 9 anos. Tinha 12, quase 13!

A raiva, essa penso que foi igual. Eu até tinha estado no Jamor a ver aquele jogo incrível contra os axadrezados.

Agradece ao F. por mim (tenho até alguma inveja).

3:53 AM  
Blogger MB said...

Melhor, tinha 13 quase 14 (como se fizesse alguma diferença)

3:54 AM  
Blogger Tiago said...

Grande F.! Eu acho que faria o mesmo :-)

9:59 AM  
Anonymous dosul said...

M.

O raio do Bidon voltou....

F......

5:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

Foi daqueles momentos que, apos o incidente, me senti aliviado como alguem que carrega um segredo durante anos e se ve liberto.
A raiva, essa, continua cá.

F.

4:21 AM  
Anonymous Teixeira said...

Nunca perdoei nem perdoarei ao sousa...e ja agora quem aguentou aquele meio campo foi o Kulkov... :)

5:55 PM  
Blogger Pedro said...

E o enxerto de porrada???
:)

9:39 AM  
Anonymous Filipeteixa said...

Bom dia. Tenho vindo com alguma frequência procurar a actualização deste blog, contudo não tenho tido sorte! Como me ausentei do país desde o ínico do ano, a fome de Benfica é cada vez maior...e como este sempre foi um dos meus blogs de eleição, sinto também a sua falta. Bem sei que é apenas um pedido de um leitor desconhecido, mas gostava que não caísse em saco roto: venham daí mais posts!!!!

4:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

entao, para quando novos post´s??

12:41 PM  
Blogger Manuel Neves said...

:)
Para breve.
Até eu já venho cá menos. Actualizações prometidas para breve. Muito obrigado por escreverem cá, mesmo. Um grande abraço Benfiquista

1:03 PM  
Blogger كيمو نور00201201726286 said...

شركة كشف تسربات المياه بالدمام
شركة عزل اسطح بالدمام
شركة كشف تسربات المياه بالقصيم

12:47 PM  

Post a Comment

<< Home