Thursday, January 12, 2006

Benfica - Paços / Tourizense - Benfica: o Futebol em época de exames

A época de exames é uma época especial (ou especialmente má se não me puser com eufemismos.). Os dias são todos iguais (esqueço-me se é segunda, terça ou quarta e contos os dias em "Faltam 20/19/18 para o exame e ainda me falta estudar isto tudo." (o "falta-me estudar isto tudo" também é, às vezes, acompanhado de um palavrão.). E os dias são tão iguais, tão estupidamente iguais, que a rotina se constrói aparte do Mundo. Exceptuando um: o Futebol.
Neste momento estou completamente a leste do que se passa lá fora. Não vejo nada sobre as eleições, política internacional ou qualquer outro acontecimento que possa, de facto, mexer com a vida de muitas pessoas. O meu único contacto com o Mundo é o Futebol. Aliás, as mensagens que recebo alternam entre: "Não percebo nada desta matéria." e "Acho que o Quim não merecia isto." E pronto, não há nada no meio. Não há: "Viste o Soares?" ou "Hoje queres ir ao cinema?".
E estes dois jogos foram precárias nesta prisão quotidiana. O Benfica - Paços soube bem pela pausa, pelo ar livre e pelas saudades da bola. É bom ver que há coisas - mesmo em época de exames - que não se perdem: a vénia dos jogadores, a euforia do 3º anel, o sentido de humor dos companheiros de bancada. Acho que foi um balão de oxigénio para a minha sanidade mental (que não deve ser muita, porque mal escrevi "balão de oxigénio" pensei em insuficiência respiratória).
O Tourizense - Benfica já não me soube tão bem. Estava à espera de mensagens consecutivas a dizer "0-1, 0-2, 0-3 grande golo 0-4 e ele já está a poupar titulares". Não recebia nada e comecei a ficar aflito. "0-0 ao intervalo e já levámos uma bola à trave num livre" não descansa ninguém.
Valeram os golos para o meu cérebro não perder a única ligação que tem ao Mundo real (uma possível derrota faria com que eu não quisesse pensar em futebol e isso só me faria estudar mais e...bem, isso não é uma hipótese agradável.).
A questão, outra e outra vez, é: Quão mais doente posso eu ser? Porque é que eu não páro de estudar para ver o Telejornal, mas vou a correr ligar a rádio quando me dizem que o Vizela está a ganhar em alvalade? Porque é que eu estou mais curioso em ver os golos do SLB na televisão do que em saber o estado do Sharon?
Bem, vou parar de me fazer a mim mesmo perguntas dificeis. Vou almoçar e depois há mais estudo. Entretanto, se chegar o ponta de lança, mandem-me mensagem se fazem favor. Se for outro assunto qualquer... Deixem lá.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

e de balão em balão,se faz um campeão!!!


PS:tb fui a correr ligar o rádio quando soube que o vizela vencia em alvalade!
não te conheço,faço parte da outra claque do GLORIOSO,mas é um prazer ler as tuas cronicas...continua assim camarada!

6:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu até levei um mítico rádio a pilhas que tina lá em casa para poder ouvir o relato do jogo do Glorioso.

Ps. Como eu te compreendo...

6:18 AM  

Post a Comment

<< Home