Thursday, May 04, 2006

Zidane, o bailarino que decidiu jogar à bola

Dado que o meu mau humor continua, escuso de me auto-mutilar a escrever sobre esta época (já me basta "dar a cara enquanto vencido" (grumpf) e prever que vou escrever um desabafo sobre a época inteira quando a mesma acabar (já agora, ainda falta muito?). Seguem as crónicas sobre jogadores, futebol e essas coisas.

Se a estética é inteligência corporal, Zidane é o Einstein da coordenação motora. Aos 34 anos vai abandonar os relvados sem me ter deixado descobrir se preferia o pé direito ou o esquerdo.
Quando me lembro de Zidane a jogar, faço-o em câmara lenta. Um slow motion cheio de harmonia que fazia crer que tudo era fácil. Aquele género de tique de pisar a bola de um pé para o outro, a conduçõ da bola com a parte de fora do pé e a inconfundível roleta são coisas para se contar aos netos que um dia se viu Zidane fazê-las.
Mas o que sempre me impressionou mais foi mesmo a sua aparente falta de velocidade. Valdano soluciona a questão: "Como é que um elefante faz para se mexer num terreno povoado por uma fauna voraz e até histérica? A resposta é simples e velha: pensando antes dos outros. (...) A sua aparente lentidão é uma mentira do corpo, o disfarce dos que usam a velocidade escondida na inteligência." Eu - juro - sempre tive mesmo a impressão de que tudo e todos (adversários incluídos) paravam para te ver jogar. Como se fosses um bailado dentro do jogo. Lembro-me de te ver ao vivo em Sevilha, num Betis - Real Madrid. Três bolas iguais, ressaltaram para ti, dificeis de dominar. O trinco betico, com medo que a bola ficasse redonda no teu melhor pé (qual Zidane? Qual?) pressionava-te, em busca da disputa de bola corpo a corpo. E tu, das três vezes, deste pequenos saltos e fizeste um género de movimento de raquete com a perna. A bola, como que hipnotizava, foi bater três vezes nos pés do Figo, redonda e calma. E nessas três vezes - em crescendo - havia um silêncio no estádio (cá está a sensação de que tudo e todos paravam para te ver) como se nos tivesses enfeitiçado a todos para teres mais tempo de resolver o problema.
Zizou, que tinha um não - sorriso triste, foi o bailarino que decidiu brincar com uma bola de futebol. Com o pé direito e com o pé esquerdo. Au revoir.

(o golo na final em Glasgow: a bola no ar, a maneiracomo posicionaste o corpo, o facto de estar toda a gente a pensar naquilo sem querer acreditar. Era mesmo esse o truque: parávamos todos para olhar para ti.)

14 Comments:

Blogger Lupin IV said...

Esse golo de Glasgow é um dos mais fantásticos que me lembro de ver. É a bola a ser centrada, a ir no ar e eu a dizer "que grande golo...", chega ao pé do Zidane que no ar remata. É mesmo um grande golo

10:11 AM  
Anonymous www.antiuniaodeleiria.blogspot.com said...

Para mim um génio, pena só ser frances e ter feito grande parte da sua carreira no Real Madrid

10:45 AM  
Blogger Adepto Fanático said...

Um génio do futebol, que para pena minha fez carreira num clube de corruptos e num outro clube que resolveu seguir uma politica que é o reflexo daquilo que eu abomino no futebol
O golo de Zizou em Glasgow é, de longe, o melhor golo que eu já vi numa final de uma competição europeia, tal como o de Van Basten é o melhor que vi numa final de uma competição internacional.

2:26 PM  
Blogger Bakero said...

http://video.google.com/videoplay?docid=-1488494903422202558&q=zidane&pl=true
8 minutos de Zidane com o seu objecto preferido. Acho que nunca vi um jogador que tenha tratado a bola com tanto carinho!

3:13 PM  
Blogger zé carlos said...

Um verdadeiro génio, um senhor da bola. Sentiremos saudades. Abraço ;)

3:22 PM  
Anonymous Teixeira said...

E pensar que o Toni qd era director desportivo e o Zizou estava no bordéus o tentou trazer para o Benfica....
Com tamanha elegancia em campo so mesmo o nosso Manuel Rui Costa...

12:24 PM  
Blogger pumba no piu piu said...

CÓCÓRÓCÓCÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ´

QUE BELO FRANGUINHO DO MORETTO! ATÉ PARECIA QUE ERA O BENFIQUINHA QUE ESTAVA EM RISCO DE DESCER


PIU, PIU, PIU....

1:02 PM  
Blogger Bakero said...

ó pumba no piu piu...e se fosses ver se tá a chover lá fora?

4:03 PM  
Blogger SL Benfica Ultra said...

Pessoal: vejam o blog do comparsa que escreveu o genial comentário anterior.
É qualquer coisa. De uma ironia digna dos "Malucos do Riso".
Meu caro "pumba no piu piu": o teu anti-Benfiquismo primário diverte-me e para já não vou apagar o teu comentário. Mas só porque quero mesmo que vejam quão estúpido é o teu blog. O teu próximo comentário será apagado sem dó nem piedade.
Verdes e azuis vêm cá e confraternizam com uma rivalidade em doses aceitáveis, mas invariavelmente bem dispostos. A tua "provocação" não atingiu dois dígitos de QI, portanto para a próxima és o elo (ainda) mais fraco.
Abraço

4:05 PM  
Blogger Pulga said...

Epa, simplesmente genial o blog desse amigo. Obrigado por nos ajudares a sermos ainda maiores do que já somos.

3:52 AM  
Blogger Ninja said...

sem me ter deixado descobrir se preferia o pé direito ou o esquerdo.

Direito. Porquê?? Porque era o pé com que marcava os cantos.

5:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

Very nice site! »

7:09 AM  
Blogger Mario said...

Ele é um gênio no futebol. Eu também jogo futebol e eu amo este esporte. Eu jogo futebol toda terça-feira com os meus amigos, mas hoje eu não vou poder ir porque tenho que levar meu cão ao veterinário porque ele precisa Cepav. Espero jogar o próximo jogo.

10:41 AM  
Blogger Zheng junxai5 said...

zhengjx20160512
nike roshe run
air jordan homme
abercrombie and fitch
longchamp outlet
cheap ray ban sunglasses
true religion outlet
coach factory outlet online
coach factory outlet
nike sb janoski
montblanc pen
coach factory outlet
louis vuitton handbags
cheap toms shoes
replica watches
toms outlet
michael kors purses
michael kors bags
cheap air jordans
oakley sunglasses
coach outlet
coach outlet
retro jordans 13
ralph lauren
michael kors outlet
gucci handbags
adidas factory outlet
tods sale
rolex watches
louis vuitton outlet stores
michael kors purses
cheap ray ban sunglasses
tory burch boots
ray ban sunglasses
lebron 12
air jordan shoes
adidas superstar
nike free uk
louis vuitton purses
michael kors handbags
coach factory outlet online

8:27 PM  

Post a Comment

<< Home