Thursday, May 04, 2006

Zidane, o bailarino que decidiu jogar à bola

Dado que o meu mau humor continua, escuso de me auto-mutilar a escrever sobre esta época (já me basta "dar a cara enquanto vencido" (grumpf) e prever que vou escrever um desabafo sobre a época inteira quando a mesma acabar (já agora, ainda falta muito?). Seguem as crónicas sobre jogadores, futebol e essas coisas.

Se a estética é inteligência corporal, Zidane é o Einstein da coordenação motora. Aos 34 anos vai abandonar os relvados sem me ter deixado descobrir se preferia o pé direito ou o esquerdo.
Quando me lembro de Zidane a jogar, faço-o em câmara lenta. Um slow motion cheio de harmonia que fazia crer que tudo era fácil. Aquele género de tique de pisar a bola de um pé para o outro, a conduçõ da bola com a parte de fora do pé e a inconfundível roleta são coisas para se contar aos netos que um dia se viu Zidane fazê-las.
Mas o que sempre me impressionou mais foi mesmo a sua aparente falta de velocidade. Valdano soluciona a questão: "Como é que um elefante faz para se mexer num terreno povoado por uma fauna voraz e até histérica? A resposta é simples e velha: pensando antes dos outros. (...) A sua aparente lentidão é uma mentira do corpo, o disfarce dos que usam a velocidade escondida na inteligência." Eu - juro - sempre tive mesmo a impressão de que tudo e todos (adversários incluídos) paravam para te ver jogar. Como se fosses um bailado dentro do jogo. Lembro-me de te ver ao vivo em Sevilha, num Betis - Real Madrid. Três bolas iguais, ressaltaram para ti, dificeis de dominar. O trinco betico, com medo que a bola ficasse redonda no teu melhor pé (qual Zidane? Qual?) pressionava-te, em busca da disputa de bola corpo a corpo. E tu, das três vezes, deste pequenos saltos e fizeste um género de movimento de raquete com a perna. A bola, como que hipnotizava, foi bater três vezes nos pés do Figo, redonda e calma. E nessas três vezes - em crescendo - havia um silêncio no estádio (cá está a sensação de que tudo e todos paravam para te ver) como se nos tivesses enfeitiçado a todos para teres mais tempo de resolver o problema.
Zizou, que tinha um não - sorriso triste, foi o bailarino que decidiu brincar com uma bola de futebol. Com o pé direito e com o pé esquerdo. Au revoir.

(o golo na final em Glasgow: a bola no ar, a maneiracomo posicionaste o corpo, o facto de estar toda a gente a pensar naquilo sem querer acreditar. Era mesmo esse o truque: parávamos todos para olhar para ti.)

11 Comments:

Blogger Ricardo said...

Esse golo de Glasgow é um dos mais fantásticos que me lembro de ver. É a bola a ser centrada, a ir no ar e eu a dizer "que grande golo...", chega ao pé do Zidane que no ar remata. É mesmo um grande golo

10:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

Para mim um génio, pena só ser frances e ter feito grande parte da sua carreira no Real Madrid

10:45 AM  
Blogger Bakero said...

http://video.google.com/videoplay?docid=-1488494903422202558&q=zidane&pl=true
8 minutos de Zidane com o seu objecto preferido. Acho que nunca vi um jogador que tenha tratado a bola com tanto carinho!

3:13 PM  
Blogger Pedro Barbosa said...

Um verdadeiro génio, um senhor da bola. Sentiremos saudades. Abraço ;)

3:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

E pensar que o Toni qd era director desportivo e o Zizou estava no bordéus o tentou trazer para o Benfica....
Com tamanha elegancia em campo so mesmo o nosso Manuel Rui Costa...

12:24 PM  
Blogger pumba no piu piu said...

CÓCÓRÓCÓCÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ´

QUE BELO FRANGUINHO DO MORETTO! ATÉ PARECIA QUE ERA O BENFIQUINHA QUE ESTAVA EM RISCO DE DESCER


PIU, PIU, PIU....

1:02 PM  
Blogger Bakero said...

ó pumba no piu piu...e se fosses ver se tá a chover lá fora?

4:03 PM  
Blogger Manuel Neves said...

Pessoal: vejam o blog do comparsa que escreveu o genial comentário anterior.
É qualquer coisa. De uma ironia digna dos "Malucos do Riso".
Meu caro "pumba no piu piu": o teu anti-Benfiquismo primário diverte-me e para já não vou apagar o teu comentário. Mas só porque quero mesmo que vejam quão estúpido é o teu blog. O teu próximo comentário será apagado sem dó nem piedade.
Verdes e azuis vêm cá e confraternizam com uma rivalidade em doses aceitáveis, mas invariavelmente bem dispostos. A tua "provocação" não atingiu dois dígitos de QI, portanto para a próxima és o elo (ainda) mais fraco.
Abraço

4:05 PM  
Blogger Pulga said...

Epa, simplesmente genial o blog desse amigo. Obrigado por nos ajudares a sermos ainda maiores do que já somos.

3:52 AM  
Blogger Ninja said...

sem me ter deixado descobrir se preferia o pé direito ou o esquerdo.

Direito. Porquê?? Porque era o pé com que marcava os cantos.

5:22 AM  
Blogger Mario said...

Ele é um gênio no futebol. Eu também jogo futebol e eu amo este esporte. Eu jogo futebol toda terça-feira com os meus amigos, mas hoje eu não vou poder ir porque tenho que levar meu cão ao veterinário porque ele precisa Cepav. Espero jogar o próximo jogo.

10:41 AM  

Post a Comment

<< Home