Monday, March 06, 2006

Estrela da Amadora - Benfica: a magia dos minutos finais

Gosto de jogar às cartas. Sempre gostei. Com amigos, na minha família, sempre tive essa tradição. E nem tenho muitas "manias" ou superstições, ao contrário do que acontece na bola. (curioso o facto de eu não ter NENHUMA com os exames.)
E agrada-me, ao recolher as cartas, esperar mais um segundo antes de levantar a última. Sem reacções exteriores (que ser jogador de cartas é como ser jogador de xadrez), festejo interiormente quando me chega milagrosamente o ás de trunfo e praguejo quando me vem um duque de um naipe ao qual eu estava felizmente "seco". Na bola, os últimos minutos são como o levantar da última carta: já irremediáveis (erros são incorrígiveis e feitos praticamente impossíveis de deitar fora), sentimo-nos como na última vaza. Tudo ou nada. É agora.
Na Amadora, a 10 minutos do fim, comecei a escrevinhar esta crónica. Uma coisa deprimente, estilo guião de cinema francês, preto e branco, guionista com um cigarro em slow motion e frases melancólicas (mas sempre futebolísticas) à mistura. (esta imagética não é original, mas tem sido a minha principal influência nos últimos tempos)
Mas depois tive um flash: Espanha - Jugoslávia, Euro 2000. Vi com o meu Pai, na TVE. Relato do grande madridista Michel (que faz parte do meu imaginário de "La Liga" quando eu era criança, juntamente com o mítico Manolo. Só mais tarde apareceu o "Dream Team" do Cruyff, também ele feliz no 14 de Maio de 1994.) e 2-3 a 5 minutos do fim, com a Espanha a precisar de ganhar para passar. Mendieta empata de penalty e festeja exuberantemente, não se apercebendo que o 3-3 não chegava, enquanto Raul corre para o fundo da baliza. "Hay vida." - disse Michel e a Espanha continuou a carregar. Já com segundos para lá dos descontos e toda a gente enfiada na área, Pep Guardiola (o tal que fez Valdano escrever "joga tão bem e com tal elegância, que os companheiros não deviam dizer: "Tua, Pep!", mas "Sua, Pep!") tem a bola no meio campo. "Hay tiempo para un remate"- sussurrou Michel enquanto o outro comentador relatava histérico. E enquanto o meu cérebro pensava em quão futebolística era a frase e como era possível alguém dizer uma coisa tão eminentemente simples e evidente que provava que já tinha estado em campo, Pep mandou-a mesmo para a área. Urzaiz cabeceou e Alfonso (do "meu" Betis) empurrou-a lá para dentro. 4-3 e a Espanha para os quartos. No dia seguinte a capa da "Marca" era elucidativa: "VIVA LA MADRE QUE LOS PARIÓ!" com um adepto pintado com a bandeira espanhola a berrar.
(Sim, este parágrafo enorme passou-me em flash, nuns segundos, na Amadora.)
E acreditei. Centro, Miccoli de primeira, AAAAAIIIIII, CHUTA MANDUCA! CHUTA! CHUTA! AAAAAIIIIIIIIIIIIII!!!!!
"A vida não é como as recordações..." lamentei-me para mim mesmo. Mas continuei a acreditar. "Perdido por cem, perdido por mil. Se é para ficar chateado, deixa-me sonhar. A desilusão pode ser maior, mas se falharmos prometo a mim mesmo que já não acredito até ao fim do Campeonato." (eu sei que esta promessa parece esquisita, mas é o "acreditar" que me faz sofrer, porque me traz desilusões. Quando eu me mantenho no meu pessimismo, a convencer-me que as coisas vão correr mal, o sofrimento é mesmo muito menor. Daí que este acreditar na Amadora tenha sido um acto de coragem, mas que tenha implicado a promessa "se ficares chateado com a vida, promete ao menos que é a última vez este ano (no Campeonato)".)
E deu-se a jogada clássica. Bola bombeada, um dos nossos amortece e remate de ressaca. Na última carta, um trunfo. E enquanto eu gritava aquele "GOOOOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!!!!" do fundo da alma, vi o Z. a levantar a bandeira italiana com o número 30. O rapaz nem tem feito grande coisa por nós (lesões e, cheira-me, muita malandrice...), mas no sábado pensei, com todas as letrinhas:
"MICCOLI: VIVA A MÃE QUE TE PARIU!"

14 Comments:

Blogger SL Benfica Ultra said...

hugo NN:
Guarda os teus comentários para ti. Ou então toma este endereço: www.ultras12.com.
Podes ler, mas não podes comentar.
Um abraço de alguém que não concebe guerras entre grupos do próprio clube.
O Tirano Vitalício do Blog

8:42 AM  
Anonymous hugo NN said...

tá enterrado o machado!!!afinal juntos somos mais fortes...nunca esquecerei o jogo do GIO no WC de Alvalade em que pareciamos apenas uma claque e démos um autentico banho de apoio aqueles palermas!!!um abraço muita fé para anfield road!e mais uma vez não foi minha intençao denegrir ninguem e se o fiz as minhas desculpas...

9:03 AM  
Blogger Pulga said...

Para além do espectáculo DV e NN durante o jogo, os momentos vividos depois do apito final entre os dois grupos também foi grandioso. Algo que só quem lá esteve consegue perceber.

Podemos ter maneiras diferentes de ser e estar mas estamos cá todos pelo mesmo, pelo Sport Lisboa e Benfica.

10:13 AM  
Blogger Lupin IV said...

Enorme Fabrizio Miccoli...

12:54 PM  
Anonymous gloriosa 29 said...

cm benfikista k sou gosto de ler as opiniões k outros têm sobre o nosso clube e foi axim k descobri o teu blog,aproveitando desde já pa te dar os parabéns pk curto bué. hj a ler xte post identifikei-m mto cm as tuas palavras knd dizes k preferes ser peximista ao menos n apanhas desilusões (pois só se desilude kem se ilude). o meu medo pa 4ªf é exe..tou demasiado xperançada numa noite mágica e se ixo n acontecer será 1 grande balde d água fria. contra o man utd e o liverpool xperava derrotas e felizmt tava enganada. bom n te xateio + desejando k 4ªf seja uma grande noite de glória pa voltarms ao lugar k nos pertençe. Saudações benfikistas!!

1:19 PM  
Blogger Catarina said...

This comment has been removed by the author.

1:29 PM  
Blogger FlashGordo said...

Foi sofrer a bom sofrer, com aquela griza F-O-D-I-D-A! Mas valeu a pena pelo golo do anão :P

Fizeste mal em teres entrado logo p o estádio....a já rara Mini de SuperBock teve uma aparição na tasca da esquina.....também foi visto por lá o Sr. Beirão e a Sra.Bifana!!

Não te esqueças de tomar os calmantes 4ª Feira....que ainda temos mtos jogos pela frente :P

Abraço!

3:50 PM  
Blogger moondog said...

grande texto, como é habitual.

e aquele pormenor sobre o cruyff também ter sido feliz a 14 de maio de '94.. ah nostalgia.
o djukic é que ainda deve ter pesadelos com o gr do valencia.. ;)

saudaçoes gloriosas

8:14 PM  
Anonymous ginha said...

sem duvida Pulga...o espectáculo depois do jogo foi sem duvida inesquecivel...e só mesmo quem lá esteve...foi o enterrar de discussoes parvas e rivalidades estupidas entre pessoas que lutam e sofrem pela mesma causa: o GLORIOSO SLB!

2:03 AM  
Blogger hb10 said...

È bem miudo tu tas lá , venho aki várias vezes , e gosto mt de ler o k escreves , ker dizer mt ou pouco isso n interessa mas k tas lá tas , tou a ver k es dakeles k tens uma memoria fdx mas k memoria vais buscar cenas ao baú e isso até é giro pk consegues conciliar isso com as historias do nosso glorioso,pelo k me parece tb es de uma das claques (se tiveres tempo passa no meu blog e deixa la um comentario de diz me k de claque , eu n pertenço a nenhuma). Fica bem e continua

3:09 PM  
Blogger cafajeste said...

Parece que já estou a ver o filme todo. Lá vamos nós ter o capitão do benfiquinha a pedir desculpa aos sócios no fim da eliminatória.

Pichi Alonso

El bombo fue generoso con el FC Barcelona

Aunque viene de eliminar al campeón de Europa, al Barça le tocó uno de los equipos ‘chollo’ que quedaban en el bombo. A priori, se trata de un rival asequible, que era el deseado por la gran mayoría.

www.Sport.es

El mejor escenario posible

Lluís Mascaró

Para ganar la Champions hay que disponer, para empezar, de un gran equipo. Pero también hay que tener mucha suerte. Es muy difícil conjugar estas dos premisas pero parece que, por fin, esta temporada coinciden en el Barça. Deportivamente, el conjunto de Rijkaard ha sido señalado por toda la Europa futbolística como el gran favorito. Y el sorteo que se celebró ayer en París ratificó esta hipótesis al ser totalmente positivo para los blaugrana.

Www.sport.es

Los blaugrana no pueden quejarse

Bernd Schuster

Después de afrontar la durísima eliminatoria ante el Chelsea, el Barça no puede quejarse del sorteo de cuartos de final. Le ha caído en suerte uno de los rivales más asequibles a priori y es el favorito claro para pasar de ronda y plantarse en las semifinales del torneo

Tanto prestígio...

9:43 AM  
Blogger SL Benfica Ultra said...

"Además, creo que la Liga de Campeones está para medirse contra equipos extranjeros de fama"
Rijkaard no El Mundo Deportivo

Cuida a tua azia (Tens hábitos tabágicos ou alccólicos? Comes muitas gorduras? Ou és só mais um anti-Benfiquista primário?) e por favor não me obrigues a vir para aqui discutir que eu mal tenho tempo de actualizar isto.

Ainda bem que não somos favoritos e que somos uns coitadinhos. Ainda bem que vocês andam preocupadose e têm que vir chatear-nos.
Cumprimentos

11:55 AM  
Blogger Bakero said...

Sim, porque se fosse o FCPorto ou o Sporting, toda Barcelona estava a tremer de medo...

Ps: "Las vitrinas del Benfica cuentam com 31 Ligas (la última en la pasada edícion, 2004/2005), 24 Copas y 4 Supercopas. A nivel internacional, el equipo posee 2 Copas de Europa (1960/61-Contra el Barça e 1961/62. Hay que destacar que ha sido cinco vezes subcampeón) y 1 Copa Latina (1949/50). Fue finalista de la Recopa en dos ocasiones y en una de copa de la UEFA. Sin lugar a dudas, uno de los grandes del fútbol Europeo." - Jornal Sport.

Ps2: O comentário ao Liverpool-Benfica já saia, chefe...;-)

2:31 PM  
Blogger lijialefw said...

Found two good games Dollar (wow gold) deal! (wow gold) Are cheap! Blue is very good, you may wish to enter the site to its own needs of the trading game coin! (wow gold) Is also available in Dailian game! (wow power leveling)This station is also available wow power levelingwow powerleveling wow power leveling buy rolexof World of Warcraft gold

7:42 PM  

Post a Comment

<< Home