Tuesday, April 18, 2006

Ao Miccoli falta o que a Raúl sobrava

Por decisão do editor tirano deste blog, até ao fim da época não vou falar muito (ou nada) sobre esta época. Pelo menos até me passar o mau humor. Entretanto vou "cronicando".

Raúl foi o jogador que me fascinou mais na minha adolescência. Fascinava-me porque era como o Batman: um super herói sem super poderes. Raúl não era especialmente rápido, nem forte, nem tinha um remate por aí além. Tinha um pé esquerdo fabuloso, é verdade, mas nada que se compare ao direito do Ronaldinho. Era magro e parecia que estava sempre a cair. Fazia-me acreditar que todos - e, logo, eu - podiam ser futebolistas.
Lembro-me de um jornalista contar que ouviu falar de um super Atletico de Madrid das camadas jovens, que tinha um chaval com 80 e tal golos. O jornalista, homem com muitos anos de futebol em cima, imaginou um adolescente de 1,90m, que saltava mais que os outros rapazitos e se ria muito com isso. Mas apresentaram-lhe Raúl, mais pequeno e mais magro que os outros. Un chico. Que segundo o comentador, não se ria.
Valdano lançou-o às feras aos 17 anos. Rezam as crónicas que o rapaz não sentia a pressão e foi a dormir até a Zaragoza para a primeira jornada. Falhou três golos "cantados" e a imprensa caíu-lhe em cima. Continuou sem se rir e de seguida apanhou o Atletico de Madrid (donde tinha sido dispensado). E sem esboçar sequer um sorriso pegou na bola à esquerda, colou-a à parte de dentro do pé esquerdo e foi fazendo vírgulas driblando os defesas, sempre em diagonal, até chegar à entrada da área, posição frontal. Alguém se desmarcava à direita. Mas Raúl preferiu, com a parte de fora do pé esquerdo, sempre em corrida, fazer um chapéu ao guarda redes. Marcou mais um e deu dois. Sem se rir.
Valdano chamou-lhe um dia, o extraordinário normal. Ninguém dava nada por ele. E ele continuava sem se rir. Raúl fascinava-me porque queria ganhar sempre e eu sempre imaginei que se um dia fosse futebolista, seria do Benfica e também ia querer ganhar sempre. Raúl nisso, era imbatível: jogava sempre e queria ganhar sempre. Lembro-me de uma semana em que se lesionou e esteve em dúvida para um jogo com o bar$a. Jogou un partidazo e calou tudo e todos que o acusaram de só querer participar em mais um clássico. Três dias depois jogava com a mesma raiva em Oviedo, num batatal, com os outros avançados do Madrid a serem poupados no banco. Corre, luta no meio da lama, faz trinta por uma linha. Marcou o golo do empate do Madrid já perto do fim e foi a correr buscar a bola lá ao fundo em busca do segundo.
Raúl era demais e ganhou três Champions (e não sei quantos campeonatos). Depois chegaram os brasileiros ao Madrid e Raúl, que antes tivera sempre cabelo curto e barba feita, transforma-se num Jim Morrison. Já se ri e tudo.

Miccoli é também um extraordinário normal. 1, 68 m de inteligência a jogar futebol. Tem tudo para ser um craque a sério. Só lhe falta aquilo que sobrava em Raúl. A maldade competitiva, ou seja, deixar de se rir tanto.

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

benvindo!fizeste uma perfeita descrição de um jogador fenomenal e que me marcou também a mim...RAUL!
mas acho o nosso ratinho já não chega lá...essa maldade tem que nascer com um gajo..
parece que para o ano vamos desfrutar um pouco do futebol do nosso RUI...até me brilham os olhos...por mim 5 minutos bastam...

6:29 AM  
Anonymous Anonymous said...

Miccoli é de facto um grande jogador , daqueles que dá prazer aos adeptos.E quando comparo a claúsula de compra dele , de 1 milhao de contos, que é igaul a do Helder Postiga para o St.Étienne o comprar só me dá vontade de rir.Toca a comprar.Com ele , mais o Rui Costa, pouco mais há a mexer nesta equipa , talvez apenas mais um avançado depeso, daqueles que jogam dentro da área.

8:57 AM  
Blogger Bakero said...

Bom, já que estamos numa de "imaginar" a próxima época, porque não juntar o Robert Pires!? O pai do homem é benfiquista e certamente já lhe terá explicado o que significa o glorioso. Para mais, levando em linha de conta que o Simão deve ir embora...
Quanto ao Miccoli, é dar os 5 milhões. Pró ano, sem lesões (espero) e já com a cabeça totalmente no Benfica, poderá ser em grande!

Ps: Pode estar velhote, mas só de imaginar o Rui a entrar no estádio da Luz com a 10 vestida...

2:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

então bora lá imaginar:
GR:moreira,moretto e rui nereu
DE:léo,miguelito
DD:nelson,evanilson
DC:luisão,anderson,ricardo rocha e alcides
MD:petit,m fernandes
MC:rochemback,karagounis
MO:rui costa,d´alessandro
EE:simão,manduca
ED:robert pires,manu
PL:miccoli,nuno gomes,mantorras e marcel

treinador:Camacho ou Humberto Coelho

possiveis saidas e entradas:

SIMÃO - van der meyde ou boa morte
M FERNANDES - pedro mendes ou duscher

eu acho que o marcel ainda via ser o "tal" homem golo mas se houver dinheiro e vontade de arriscar na europa tentava tudo por IANQUINTA...

sonhar não custa e penso que esta equipa brincava em Portugal e lutava de olhos nos olhos na europa...

2:37 AM  
Blogger Pedro Barbosa said...

Vamos a mais um onze do futebol europeu ? De certeza que em nenhum teríamos onzes semelhantes. Abraço seu lampião :)

4:25 PM  
Blogger Ricardo said...

Enorme Fabrizio Miccoli... Daqueles jogadores que leva pessoas aos estádios e daqueles jogadores em que se nota que tem prazer na profissão que tem...

4:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

sou leitor assiduo deste site e acho que deve ter aqui uma referencia ao facto do pinto da costa ter sido ilibado,pois com que moral agora o estado pode multar um cidadao por infracçao no transito ou posse de droga ou negocios de prostituiçao?é por estas e por outras que que jamais vou descontar salario para este estado.na uefa tem um endereço dum mail acho que nao custa nada mandar um mail para pedir intervençao,logico que eles nada farao mas pode ser que a noticia se espalhe e seja falada,ainda por cima o porto faz parte do g14 e o blatter talvez com prazer divulgasse receber milhares de mails a pedir para devolver a verdade desportiva do futebol portugues e eles como entidadde responsavel do futebol tem essa obrigaçao.
o mail é info@uefa.com

1:27 PM  
Blogger Mr Stem said...

Grande Post (mais um).. Raúl é e sempre será genial, Miccoli é demasiado vedeta,não desmerecendo o facto de ter sido sempre ojogador que mais admirei esta época, tem mistica mas falta lhe a raça e sobretudo um ordenado bem mais baixo, para triunfar no nosso Benfica. Não vou falar de reforços.. Tipicamente Português, o que hoje é confirmadissimo amanha assina pelo Rival, vou esperar para ver.. Mas espero dentro de dias estar a agradecer a Rui Costa a possibilidade que me deu de o ver jogar de perto! Volta Capitão..

Stem

Estou a despachar a minha coleção de cachecois e camisolas em http://www.megaupload.com/pt/?d=OQVGLH4X.

Abraços

5:16 PM  

Post a Comment

<< Home