Tuesday, April 25, 2006

Nacional - Benfica: Náusea

"Isto está mau, muito mau: cá está ela, a porcaria da Náusea." - JP Sartre in "A Náusea"

Tum: o barulho inconfundível da televisão a desligar-se. Nem deixei o jogo deles acabar. Não vou ver a festa, não quero saber. Eu até podia nem escrever esta crónica e ignorar que tudo se passou. Escrever mais umas coisas sobre futebol (até vem aí o Mundial e isso traz-me muitas recordações) ou até sobre coisas de bola minhas anteriores ao aparecimento do blog. Ou até escrever sobre o Nacional - Benfica, que ouvi na rádio. Mas não. A vida de adepto - Ultra ou não - também é isto e era cobarde (nem que fosse pela fuga ao desafio da escrita) virar as costas. A vida de adepto tem muito de perder.
O meu clube perdeu o ceptro que tanto nos custou a ganhar. Nem vou abordar (já) os erros desta época e tudo o que me irritou ao longo da mesma. O que me custa mesmo é voltar a perder. A vitória vicia e eu ainda não estou - e julgo que jamais estarei (vença ou não) - saciado. Perder é arrancarem-me os dentes da frente.
Náusea. A de saber que são só mais dois jogos com o escudo na manga, a de ver aqueles que nos odeiam festejar (e sentir, de uma maneira angustiante, que devíamos ser nós a estar assim) e fingir que não é nada connosco. É sempre connosco. Eu quero ganhar sempre e não deixar nada para ninguém. Foi mesmo como se me arrancassem os dentes da frente.
Não vi festejos nenhuns, não comprei jornais nem liguei a TV, mas sinto-a, a Náusea que cresce, que se acumula, que me faz ficar triste por saber que este ano já lá vai e não há Marquês. A Náusea começa na cabeça e desce para o tronco e membros. Faz-me dizer palavrões por dentro e dá-me uma vontade completamente irracional de gritar ao mundo que só os bons - eu e os meus - deviam ganhar (e sempre!) e não os outros (nunca!). A Náusea dá-me vontade de ficar com a cabeça enterrada na almofada até ser Agosto (e mesmo isso às vezes não me chega porque eu queria o escudo na minha camisola em Agosto, Setembro, Outubro e por aí adiante até Agosto outra vez. Eu quero isso SEMPRE.).
Todos nós temos os nossos truques para retirar "os pequenos lucros dos grandes prejuízos" e fingir que nem gostamos de futebol. Até é provável que azuis cá venham gozar este post - esquecendo-se que a Náusea toca a todos os adeptos - e eu até podia agora apagar isto tudo.
Mas não. Há que sentir a Náusea para se dizer um dia que se foi adepto. Os que resistem a este torpor e ódio que consome e mesmo assim levantam o cachecol são os que depois, quando - mais cedo ou mais tarde - a Náusea passar, são os que mais saboreiam as vitórias que fazem outros desligar a televisão.

"A sua camisola de algodão azul sobressai alegremente do fundo cor de chocolate que é a parede. Também isso me faz náuseas. Ou antes: é isso a Náusea." JP Sartre in "A Náusea"

11 Comments:

Blogger Bakero said...

This comment has been removed by a blog administrator.

1:56 AM  
Blogger Bakero said...

Acho que o problema é que nos falta a nós (clube, dirigentes, jogadores, adeptos) um pouco da raiva e do "até os comemos" que eles têm. Não estou a dizer que nos quero a dizer que "só queremos o Porto a arder" ou ganhar um campeonato e cantar maioritariamente "fcp fdp fcp".
Mas falta-nos sede de vitórias! Repara: perdemos o campeonato e no pasa nada...pronto, o Koeman se calhar vai embora, mas tudo encolheu os ombros.
Anseio pelo dia em que o Benfica vá à guerra, anseio pelo dia em que os benfiquistas verdadeiramente se mobilizem! Temos que nos "esquecer" que temos 2 Taças dos Campeões Europeus, 31 campeonatos, 24 Taças de Portugal e 4 Supertaças e comportarmo-nos como se tivessemos zero. Ou pensar que existe um clube em Portugal com 4 Taças dos Campeões Europeus, 41 campeonatos, 34 Taças de Portugal e 8 Supertaças. Talvez aí recuperássemos a sede, fome, raiva de vitórias.

Ps: Isto dos comentários é suposto serem curtos, mas entusiasmei-me um pouco ;-)

1:58 AM  
Blogger Pulga said...

O mal é que foram muitos anos a ver tudo por um canudo. Os benfiquistas habituaram-se ao "é para o ano" e já não lutam.

2:58 AM  
Anonymous Teixeira said...

Este ano apenas a espaços durante a época vi a equipa a querer mesmo ser campeã...e o ano passado a partir de uma certa altura da época percebi que aqueles jogadores tal como nós adeptos tb queriam o titulo...e lutavam contra todas as adversidades...E digo a todos os meus amigos com o trappa e com o Alvaro tinhamos sido campeoes este ano outra vez.

7:52 AM  
Anonymous gloriosa said...

Kem não suporta o k é mau não vive para saber o k é bom!!!

12:43 PM  
Blogger slb said...

Nunca mais começa o periodo d transferencias....

E a nova época....


Que saudades d uma ida a alvalade :(

2:15 PM  
Blogger Catarina said...

This comment has been removed by the author.

6:51 AM  
Anonymous FÓRUM - UltraSupporters said...

http://portugal12.lforum.net

10:39 AM  
Anonymous RuRu said...

A comparação não podia estar mais certa. Perder é mesmo como se nos estivessem a arrancar os dentes da frente. Custou tanto ser campeão, festejar em pleno território tripeiro, ir para o Marquês, ver o estádio da Luz à pinha para receber os nossos heróis, que agora doi ainda mais perder, não revalidar, roubarem-nos aquele escudo que custou tanto a ganhar...
Fica a memória daquele dia - nunca mais me vou esquecer das caras de cada um de nós no Bessa, daquelas expressões de tudo e mais alguma coisa - e a esperança de para o ano sermos nós outra vez a ganhar. Até porque dentes da frente não há muitos...
Bjos sr. manel e parabéns pelo seu blog, sp com mt nível :)

10:58 AM  
Blogger e4k28m said...

While you read this, YOU start to BECOME aware of your surroundings, CERTIAN things that you were not aware of such as the temperature of the room, and sounds may make YOU realize you WANT a real college degree.

Call this number now, (413) 208-3069

Get an unexplained feeling of joy, Make it last longer by getting your COLLEGE DEGREE. Just as sure as the sun is coming up tomorrow, these College Degree's come complete with transcripts, and are VERIFIABLE.

You know THAT Corporate America takes advantage of loopholes in the system. ITS now YOUR turn to take advantage of this specific opportunity, Take a second, Get a BETTER FEELING of joy and a better future BY CALLING this number 24 hours a day.
(413) 208-3069

9:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

*Náusea*... *Suspiro*.... (ainda hei-de ter as tuas crónicas num livro)

4:05 AM  

Post a Comment

<< Home