Tuesday, April 25, 2006

Nacional - Benfica: Náusea

"Isto está mau, muito mau: cá está ela, a porcaria da Náusea." - JP Sartre in "A Náusea"

Tum: o barulho inconfundível da televisão a desligar-se. Nem deixei o jogo deles acabar. Não vou ver a festa, não quero saber. Eu até podia nem escrever esta crónica e ignorar que tudo se passou. Escrever mais umas coisas sobre futebol (até vem aí o Mundial e isso traz-me muitas recordações) ou até sobre coisas de bola minhas anteriores ao aparecimento do blog. Ou até escrever sobre o Nacional - Benfica, que ouvi na rádio. Mas não. A vida de adepto - Ultra ou não - também é isto e era cobarde (nem que fosse pela fuga ao desafio da escrita) virar as costas. A vida de adepto tem muito de perder.
O meu clube perdeu o ceptro que tanto nos custou a ganhar. Nem vou abordar (já) os erros desta época e tudo o que me irritou ao longo da mesma. O que me custa mesmo é voltar a perder. A vitória vicia e eu ainda não estou - e julgo que jamais estarei (vença ou não) - saciado. Perder é arrancarem-me os dentes da frente.
Náusea. A de saber que são só mais dois jogos com o escudo na manga, a de ver aqueles que nos odeiam festejar (e sentir, de uma maneira angustiante, que devíamos ser nós a estar assim) e fingir que não é nada connosco. É sempre connosco. Eu quero ganhar sempre e não deixar nada para ninguém. Foi mesmo como se me arrancassem os dentes da frente.
Não vi festejos nenhuns, não comprei jornais nem liguei a TV, mas sinto-a, a Náusea que cresce, que se acumula, que me faz ficar triste por saber que este ano já lá vai e não há Marquês. A Náusea começa na cabeça e desce para o tronco e membros. Faz-me dizer palavrões por dentro e dá-me uma vontade completamente irracional de gritar ao mundo que só os bons - eu e os meus - deviam ganhar (e sempre!) e não os outros (nunca!). A Náusea dá-me vontade de ficar com a cabeça enterrada na almofada até ser Agosto (e mesmo isso às vezes não me chega porque eu queria o escudo na minha camisola em Agosto, Setembro, Outubro e por aí adiante até Agosto outra vez. Eu quero isso SEMPRE.).
Todos nós temos os nossos truques para retirar "os pequenos lucros dos grandes prejuízos" e fingir que nem gostamos de futebol. Até é provável que azuis cá venham gozar este post - esquecendo-se que a Náusea toca a todos os adeptos - e eu até podia agora apagar isto tudo.
Mas não. Há que sentir a Náusea para se dizer um dia que se foi adepto. Os que resistem a este torpor e ódio que consome e mesmo assim levantam o cachecol são os que depois, quando - mais cedo ou mais tarde - a Náusea passar, são os que mais saboreiam as vitórias que fazem outros desligar a televisão.

"A sua camisola de algodão azul sobressai alegremente do fundo cor de chocolate que é a parede. Também isso me faz náuseas. Ou antes: é isso a Náusea." JP Sartre in "A Náusea"

8 Comments:

Blogger Bakero said...

This comment has been removed by a blog administrator.

1:56 AM  
Blogger Bakero said...

Acho que o problema é que nos falta a nós (clube, dirigentes, jogadores, adeptos) um pouco da raiva e do "até os comemos" que eles têm. Não estou a dizer que nos quero a dizer que "só queremos o Porto a arder" ou ganhar um campeonato e cantar maioritariamente "fcp fdp fcp".
Mas falta-nos sede de vitórias! Repara: perdemos o campeonato e no pasa nada...pronto, o Koeman se calhar vai embora, mas tudo encolheu os ombros.
Anseio pelo dia em que o Benfica vá à guerra, anseio pelo dia em que os benfiquistas verdadeiramente se mobilizem! Temos que nos "esquecer" que temos 2 Taças dos Campeões Europeus, 31 campeonatos, 24 Taças de Portugal e 4 Supertaças e comportarmo-nos como se tivessemos zero. Ou pensar que existe um clube em Portugal com 4 Taças dos Campeões Europeus, 41 campeonatos, 34 Taças de Portugal e 8 Supertaças. Talvez aí recuperássemos a sede, fome, raiva de vitórias.

Ps: Isto dos comentários é suposto serem curtos, mas entusiasmei-me um pouco ;-)

1:58 AM  
Blogger Pulga said...

O mal é que foram muitos anos a ver tudo por um canudo. Os benfiquistas habituaram-se ao "é para o ano" e já não lutam.

2:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Este ano apenas a espaços durante a época vi a equipa a querer mesmo ser campeã...e o ano passado a partir de uma certa altura da época percebi que aqueles jogadores tal como nós adeptos tb queriam o titulo...e lutavam contra todas as adversidades...E digo a todos os meus amigos com o trappa e com o Alvaro tinhamos sido campeoes este ano outra vez.

7:52 AM  
Anonymous Anonymous said...

Kem não suporta o k é mau não vive para saber o k é bom!!!

12:43 PM  
Blogger C. said...

This comment has been removed by the author.

6:51 AM  
Anonymous Anonymous said...

A comparação não podia estar mais certa. Perder é mesmo como se nos estivessem a arrancar os dentes da frente. Custou tanto ser campeão, festejar em pleno território tripeiro, ir para o Marquês, ver o estádio da Luz à pinha para receber os nossos heróis, que agora doi ainda mais perder, não revalidar, roubarem-nos aquele escudo que custou tanto a ganhar...
Fica a memória daquele dia - nunca mais me vou esquecer das caras de cada um de nós no Bessa, daquelas expressões de tudo e mais alguma coisa - e a esperança de para o ano sermos nós outra vez a ganhar. Até porque dentes da frente não há muitos...
Bjos sr. manel e parabéns pelo seu blog, sp com mt nível :)

10:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

*Náusea*... *Suspiro*.... (ainda hei-de ter as tuas crónicas num livro)

4:05 AM  

Post a Comment

<< Home