Wednesday, March 01, 2006

Benfica - andrades: entre o romantismo e o realismo

"Bah, interessa é o resultado." lá se ouve sempre alguém dizer, depois de mais uma vitória manhosa pela mínima.
"Daqui a uns dias ninguém pensa mais nisso, interessam são os 3 pontos."

Sim? É provável que daqui a uns tempos poucos se lembrem que eliminámos o Nacional na Taça (excepto, claro, a malta do Quiz), mas quem lá esteve não esquece a maldade que o Manuel Fernandes fez ao Miguelito.
A pergunta é: realistas ou românticos? (ou os dois?)

Domingo nem se questionava. É um clássico, há rivalidade, ninguém quer saber de rodriguinhos e de túneis. É um 1-0 e vai-se falar disso, claro está. Mas... E no resto do ano? Bom, vou tentar explicar-me: domingo entrei automaticamente chateado na Luz. Chateado comigo, por ser incoerente. Chateado porque ando irritado com esta equipa que tem tiques de "novo riquismo", que deita um Campeonato a perder (ok, ok, eu sei que a questão está longe do fim, mas os pontos do derby, Leiria e Guimarães já não voltam e isso custa-me) porque anda a pensar na Europa e que depois me corrompe e me desdiz quando eu já estou no meu limite. Quando eu já estou a fazer birra e a remoer-me ("Perdem com o Liverpool e depois quero ver..."), a Luz oferece-nos mais uma noite mágica. E domingo senti que ia ser assim e que ia desmentir o meu estado de espírito outra vez. Ainda bem que adivinhei.
Resultado: estamos nas 3 frentes, é um facto. Mas, ponham a pior hipótese: não ganhamos nada (cruzes, credo, canhoto). O que é que levávamos desta época? A resposta surpreendente, especialmente porque eu costumo ser a pessoa que diz: "O que interessa são os 3 pontos, não venho ao futebol para me divertir." é que até levamos umas coisas para "mais tarde recordar".
Como a noite contra o Manchester.
E contra o Liverpool.
A de domingo.

Eu sei que isto são vitórias morais, ténues e superficiais, que não se conseguem recordar facilmente se em Maio não estiver mais um troféu nas vitrines. Mas o que é facto é que no ano da maior goleada de sempre sofrida por nós em alvalade, fomos Campeões e não é disso que se fala (nem do 5-0 que lhes demos nesse mesmo ano).
Será o futebol um desporto dos românticos ou dos realistas? (e neste momento os companheiros de bancada estão todos boquiabertos a dizer: "O gajo que defende SEMPRE o Trap...a perguntar isto?!)
O problema do futebol é que é impossível ser-se realista (ou pelo menos hiper realista). Não adianta zangarmo-nos com a nossa equipa, fingir birras ou outra coisa qualquer. Pelo menos comigo é assim. Amo demasiado o Benfica para não me arrepiar em cada golo, para não sonhar com vitórias em todos os segundinhos e para não guardar num cantinho muito especial do meu cérebro todas as imagens da Luz a vibrar, naquele "BEN FI CA! BEN FI CA!" onde perdemos todos o folêgo.

E foi isso que me aconteceu no domingo. Mantendo a analogia do último post, foi mais ou menos como sair com uma daquelas pessoas que nos dá sempre a volta. Podemos tentar não respodner às mensagens, tentar dizer que estamos zangados e que a relação podia ir melhor, mas depois caímos redondinhos com um olhar.
O meu problema com o Benfica é justamente esse romantismo. A época podia já estar encaminhada, e isso deixa-me zangado, admito-o.
Mas depois... Haverá mais poesia no Mundo do que ganhar um clássico com um frango do guarda redes adorado dos rivais? É impossível resistir...

... Ser do Benfica é ser romântico, é ter na alma a chama imensa...

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Até k enfim,looooooooooooool
Tens de ser mais rápido a escrever entre os jogos, senão o meu coração não aguenta,lol
Epah demaix, como sempre...
Num pares nunca de escrever, é o único pedido k te deixo...

Ah! E do remate do Robert...até eu me desviava LOL...

Ass: Schutzengel

10:34 AM  
Anonymous Anonymous said...

Só quero acrescentar mais uma coisa, há muito tempo que não via uma curva tão bem composta e a vibrar como vimos no domingo, o Benfica é isto....

12:10 PM  
Blogger Pedro said...

acho q é altura de obrigarmos este rapaz a escrever mais do q "apenas" relatos após jogos.
Um post por semana é francamente pouco.

3:23 PM  
Blogger GR1904 said...

Eu digo antes que um post por semana é um privilégio que todos nós temos. Gosto de esperar pela próxima crónica, pelo próximo texto, porque este gajo nunca nos desilude. Não quero ver isto banalizado. Quero ver isto feito um culto que é, no fundo, aquilo que temos feito neste espaço. Obrigado por partilhares connosco os teus desvarios.

4:07 PM  
Blogger S.L.B. said...

Parabéns pela coreografia do "Força Benfica" contra o clube regional. Estou no piso 0 da bancada Sapo, mas infelizmente duas filas acima do limite superior das cartolinas, pelo que não pude participar directamente. Mas vi o efeito na TV e foi fantástico.

P.S. - A vitória dos 5-0 para a Taça contra os lagartos foi no mesmo ano civil da célebre derrota, mas na época futebolística anterior. E essa derrota aconteceu no último ano em que fizemos a dobradinha. Coincidências.

5:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Makelele não tenho nada contra os DV mas se é essa a curva de que falas não me convencem...muita organização,excelentes coreografias mas pouco apoio...e acho que isso se deve a terem um gajo com um megafone a dizer o que devem cantar...eu sei do que falo pois vi a 1ªparte nos DV e detestei ver quando um grupo de uns 20 ou 30 iam num cantico que saiu espontaneamente o senhor do megafone tipo birra a dizer 1,2,3 ... e começar com outro cantico!!!são muito organizados mas pouco espontaneos e perdem com isso...os NN são ao contrario e com isso ganham mais voz no apoio!não levem a mal pois é um critica construtiva de um benfiquista como vocês...até sábado na reboleira!

4:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

Não digas parvoíces hugo NN, vai destabilizar para o teu lado, seu DV ou NN. Fiquei sem saber...

6:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mais uma vez, um belíssimo texto, agora todos os dias venho aqui pa ver quando vem o próximo post... Escreves muito bem mesmo, os meus parabéns!

Viva o SLB!

9:47 AM  
Blogger Unknown said...

Makelele said...
Só quero acrescentar mais uma coisa, há muito tempo que não via uma curva tão bem composta e a vibrar como vimos no domingo, o Benfica é isto....
12:10 PM


Isso mesmo Makelele, fantástica a curva de apoio.
Foi essa curva e a curva que a bola fez: TUMMM, E O BAÍA DESPISTOU-SE :)

4:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

para quem não percebeu ou não quis sou NN,nada tenho contra os DV mas nunca lhes perdoarei as pedradas que mandaram ao autocarro do GLORIOSO depois da derrota do ano pasado no Restelo!!!ou já se esqueceram?????????????

8:13 AM  

Post a Comment

<< Home