Thursday, October 13, 2005

Tive saudades tuas, Benfica.

Estive 28 dias a curtir. Berlim, Praga, Cracóvia, Bratislava... Foi demais. Foram copos, filosofia, loucura e às vezes (nos passeios pelas cidades fantásticas (que saudades de Sarajevo...) ) saudades. Sobretudo tuas, Benfica.
Caíu o mito em Old Trafford. Perdemos comigo fora. Começo a crónica pedindo-vos desculpa. A culpa foi minha que decidi ir para os copos no dia do jogo (eu, que nunca bebo quando o Benfica joga) portanto uma superstição deve ter anulado a outra.
Vi o Benfica - Lille em Berlim, num restaurante português, com o Miccoli a fazer com que Berlim tenha acordado com o meu berro.
Benfica - Leiria em Praga, no passeio pelo Castelo à escuridão, à procura de mais um bar...
Penafiel - Benfica nas montanhas Tatra (fronteira entre a Polónia e a Eslováquia), sem rede no telemóvel, e a alegria de ver o resultado na net. Grande Nuno!
Manchester - Benfica e a choradeira em Budapeste. Não aguentei. Já tinha saudades a mais de ti, Benfica. A mensagem do meu Pai, a comunicar o 2-1 fez-me chorar. Sem ver o jogo, sem ver os golos, sem ter o ambiente, senti-te ao longe Benfica, senti quão injusto foi. E deixei as lágrimas malandras cairem.
Benfica - Vitória em Sarajevo, no meio da cidade cujas colinas à noite se iluminam. Grazie Simão.

Perguntar-se-ão se as crónicas agora vão ficar telegráficas. Não. Segue-se a verdadeira história de Benfiquismo da viagem:
Estávamos no comboio para Belgrado. Já tínhamos para aí sete horas de viagem nesse dia nas pernas e estávamos estoirados. Adormeci mal entrei no comboio. Passado um bocado acordo com a D. a falar com um australiano, também ele um "independent traveller"´, que até já tinha ido a Belgrado. Começámos a falar com ele sobre Belgrado, sobre o que devíamos e não ver e de mais viagens.
O discurso dele foi este: "I`ve been in Lisbon. I was there two days in last May. Quite a nice city with a strange night. The streets were full of people dressed in red, singing: "SLB, SLB, SLB... Glorious! SLB! Glorious SLB!" I couldnt take that song out of my head."
"22nd May?" perguntei. "Exactly!" respondeu o australiano, com ar espantado.

E de repente, voltei a 22 de Maio. Voltei ao golo da AAC e às lágrimas que me caíram quando cantei "Campeões!" pela primeira vez. Os arrepios e a loucura. A vida que finalmente fez sentido. Longe de casa, num comboio para Belgrado, um australiano que nem gostava de futebol levou-me ao dia mais feliz da minha vida outra vez.
Lembrei-me do Ricardo Rocha a cair no chão no apito final com os braços para o ar. E a cara do D. e do T. E as minhas lágrimas, teimosas e estúpidas que não caíam. E o telefonema do meu Pai e aquela felicidade toda que transbordava, exigindo com juros um pagamento de anos e anos.
Quando dei por mim, estava com a cabeça encostada ao vidro do comboio, como se do lado de lá fossem 21.30 do dia 22 de Maio de 2005, no Estádio do Bessa. Na minha cabeça, ressonante, vibrante e cantado por mim e pelos meus, ecoava o "GLORIOSO!" do "Glorioso SLB".
E aí, a não sei quantos km de casa, apercebi-me que tinha saudades tuas, Benfica.

"Excuse me?" interrompeu-me o australiano.
"Yes?"
"What were you thinking?"
"That you were in Lisbon in the happiest day of 6 million lifes."

9 Comments:

Blogger Pedro Barbosa said...

Um fortíssimo abraço. Sou do clube rival ao teu , aliás a rivalidade entre os mesmos é sempre a mesma , mas já acompanho este blog à mt e dou-te os parabens pq expressas todos os teus sentimentos. Como tu n gostas do meu clube, tb eu n gosto nem suporto o teu mas isso n quer dizer que n possa apreciar e visitar este blog que no fundo está mt bom. Um abraço.

4:58 PM  
Blogger GR1904 said...

This comment has been removed by a blog administrator.

3:04 AM  
Blogger GR1904 said...

Só essa pequena grande estória com o Australiano, deve ter valido a pena por todos os dias que tiveste fora. Nem imagino as saudades que tiveste do Benfica nesse momento...

É incrível como o nosso clube tem sempre mais qualquer coisa que nos surpreende, mesmo quando pensamos que já vimos tudo o que ele nos tem para oferecer. Ainda bem que não viste Old Trafford, decerto que ias ficar imundo de raiva por não estares naquele sector onde vivi das maiores emoções. É por estas e por outras que somos eternos... O curioso é que quando estamos lá fora, é que nos apercebemos verdadeiramente da força, grandeza e imortalidade do nosso Benfica. Será das saudades...?

Um abraço.

3:10 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mais um bom texto! Espero que não te tenhas importado por eu ter metido o teu texto sobre o FUTEBOL MODERNO no forum http://www.ULTRAS12.com , mas como é o maior forum Português de adeptos, achei que deveria estar lá para todos lerem! E acho que também merecia 1 link aqui no teu blog, além da tua participação lá, utilizadores como tu é que o ultras12.com precisa!
Saudações "Desnorteadas" ;)

3:29 AM  
Anonymous Anonymous said...

és grande!!! qq dia tb faço uma viagem dessas mas de preferencia qd a época de futebol estiver parada.

9:29 AM  
Anonymous Anonymous said...

Hey meu amigo,parabens por mais um bom texto.Ontem sim,foi demais,penso que teras "morto" todas as saudades,inesquecivel esse dia,11 da manha,sta apolonia:la la la la...BENFICA!Mitico,Aquele abraço.F.

5:32 PM  
Blogger S.L.B. said...

Bem-vindo de volta! E que boa altura para regressares. Matámos o borrego de 14 anos!

10:20 AM  
Anonymous Anonymous said...

É bom ver que os ultras, sejam eles do Benfica ou de outro clube, não são só uma cambada de gajos barulhentos. Entre eles há pessoas inteligentes e que sabem escrever. Foi a primeira vez que te li. Não será a última. Parabéns.
Saudações benfiquistas,
MB
PS - Não é só na tua memória que a imagem do Nuno Gomes a apontar para as quinas fica gravada (infelizmente, a minha imagem tem um logotipo televisivo...)

9:36 AM  
Anonymous Anonymous said...

Também já fiz um inter-rail e uma das piores coisas era mm estar longe do dia a dia do Benfica... Na altura disputávamos a pre-eliminatória da Liga dos Campeões e eu estava em Amesterdão. Na recepção da minha pousada ouvi o relato em inglês de um jogo do celtic ou do rangers, que o empregado escocês ouvia atentamente. No intervalo dos comentários iam dizendo resultados... quando ouvi que perdiamos 3-1 fiquei de rastos... Mas levar com um relato todo com o sotaque daqueles gajos, só pelo meu benfica!

3:33 AM  

Post a Comment

<< Home