Friday, December 30, 2005

6 coisas que eu amo num jogo de Futebol

Já não escrevia há algum tempo, por falta de vontade e de tema. Não sabia por onde pegar nos últimos jogos do Benfica para fazer uma crónica sobre algo que verdadeiramente me tocasse. Então estive a ler e reler uma das minhas Bíblias de adepto de futebol: "Febre no Estádio, Diário de um Fanático", uma maravilha do Nick Hornby (aconselho também o "Alta Fidelidade"). E desta vez fiquei preso num dos capítulos finais, sobre as coisas que o autor mais gostava num jogo de futebol. Pego em seis das sete coisas que o autor escolheu (não me lembro da sétima e não tenho o livro aqui!...), e vamos lá escrever, que até já tinha saudades.

1. Golos: Hornby diz que gosta de muitos e que não tem predilecção se é o primeiro ou o último de uma goleada. Refere ainda que gosta dos golos que consumam uma reviravolta.
Confesso que o 4º golo de um 4-0 não me sabe ao mesmo que o primeiro. Mas concordo absoltuamente que não há como festejar um consumar de uma reviravolta. Escolher só um golo é-me impossível, e entre todos os que marcaram a minha vida escolheria:
- O nosso primeiro em Milão (tenho de ver o filme outra vez, T. :) ), apesar do resultado final não ter sido o melhor.
- O do Geovanni em alvalade.
- O do Simão, no derby da Taça contra o ano passado.
Mas se tivesse mesmo que levar só um golo para uma ilha deserta (esta expressão, deliciosa, é do Hornby) hesitava entre o da AAC no dragão, o 3º do JVP no 3-6 (não estava no estádio, tinha só 10 dez anos, mas gritei e dei voltas à casa) e o 4º em Leverkusen (segundo o que o meu Pai me conta - eu não me lembro - parei de respirar).

2. Um árbitro contra: eu não concordo, mas percebo. Um árbitro que nos prejudique (mas que nã0 nos roube completamente o jogo), acaba por ser mais um inimigo e quando as coisas correm bem acaba por ser mais um alvo a quem gritar "Toma!". Eu, pessoalmente, odeio árbitros que apitem contra nós (logo, todos), mas pegando na filosofia do Nick Hornby, gostei da forma como a Luz transformou um árbitro que expulsara mal o M. Fernandes e poupou uma expulsão óbvia a um defesa do Estoril num árbitro capaz de ver aquele penalty sobre o Karadas (o meu barbeiro continua a dizer que o Karadas foi agarrado e é penalty).

3. Público em grande, em especial quando se está a perder e a jogar bem: não há nada como sentir que levamos a equipa para a frente (e aqui não incluo o estar a ganhar, é mesmo levar a equipa para a frente). Escolhas óbvias: o derby do 0-1 do geo em que alvalade estava calada a ver a curva encarnada abafar com aquele arrepiante "FORÇA BENFICA! la la la la la la..." (e escrevo isto a cantar....) enquanto o resultado ia a zero. Nunca mais me esqueço do croata que está lesionado no porto a puxar por nós ou do Álvaro - saudades tuas, homem! - a cerrar os punhos como se estivesse a cantar tamnbém....; ambiente da Luz com o Man United. Indescritível, ao ponto de todos os jornais ingleses falarem do assunto e de um senhor como Sir Alex, com muitos anos de bola e muitos estádios míticos percorridos, ficar impressionado.

4. Penalty falhado pela equipa adversária: é daquelas coisas que sabe mesmo bem. É um momento humilhante para os rivais, que estão já com aquela carinha de quem nos vai gozar e fica com um semblante de quem levou dois golos de seguida.
O do Miguel Garcia para a Taça e o do Adriano no Nacional - Benfica o ano passado. O primeiro por ser o consumar de uma grande noite e o segundo porque assisti ao mesmo....por telefone! Estava num jantar de anos e o meu Pai telefona-me, lixadíssimo, "Penalty para eles."
A mesa, com muitos verdes e azuis à mistura, espera notícias e pergunta-me: "0-2? 1-1?". Eu: Não, penalty para o Nacional." A mesa festeja como se já tivesse sido golo, mas eu mantenho-me calado. "Então? Ainda não foi?" - lá me pergunta uma lagarta. Eu continuo calado e de repente... "FALHOU!" e ri-me desmusaradamente.

5. Expulsão de um membro da equipa adversária: quando o jogo está quentinho e animado é mais um daqueles momentos de ódio colectivo para o público da nossa cor. Quando é um jogador odiado ainda sabe melhor. Escolho com muito amor: Hugo Viana para a Taça e Beto no derby do Luisão. Tive a sensação clara que a Luz, se pudesse, os enforcava ali mesmo.

6. Nick Hornby escolhe para a última coisa preferida um incidente durante o jogo, referindo-se a, por exemplo, uma cena de pancadaria dentro do campo. Eu não acho muita piada porque fico sempre em pânico à espera que os nossos sejam todos expulsos (depois das chapadas ao Simão por três jogadores e nenhuma expulsão tenho um trauma com este género de coisas), mas em termos de incidentes prefiro uma chegada ou recepção "quentinha" ao estádio.
Escolho o derby de alvalade deste ano. O que se passou fica para quem lá esteve.

*************************************************

Já agora, os meus momentos de 2005:

Pior:

- Golo do Miguel Garcia ao AZ Alkmaar. Admito que pensei para mim mesmo que uma coisa tão boa não podia acontecer aos verdes. Mas depois percebi que era tudo uma partida divina.
- Derrota com os lagartos à terceira jornada.
- Perder a Taça.
- A derrota em Penafiel (o dia mais doloroso do ano desportivo, para mim.)


Melhor:

- 18 de Maio.
- A vitória no dragão.
- O derby da Taça, um jogo que teve quase todos os pontos apontados por Nick Hornby
- 14 de Maio.
- 22 de Maio.

(por ordem crescente)


Os desejos para 2006... Os óbvios e outros que são só meus!
Bom ano! (em termos clubísticos isto só para os meus, em termos pessoais é que é para todos.)

13 Comments:

Anonymous Teixeira said...

No final desse nacional-BENFICA,foi a 1ª vez "a serio" em que pensei "é desta...estamos com estrelinha"...so aquele jogo com o penafiel abalou a minha fé...que noite tao mal dormida,que sabado á noite tao negro. Falaste aí no alvaro e no sokota a puxar por nos em alvalade...isso é das coisas que eu amo num jogo,sentir que eles no campo e nos na bancada somos um só...e hj em dia ja sinto isso...Olho para a garra de jogadores como o Luisao,petit,simao,nuno gomes,ricardo rocha....olho para o INFERNO da LUZ e sinto que somos invenciveis. Bom 2006 e os teus desejos desportivos sao os meus e os de milhoes de pessoas....

11:06 AM  
Blogger Bakero said...

Também adoro o Fever Pitch, e já agora aqui fica o 7º elemento de que falas, mas não recordas:
"Chuva, relvado escorregadio, etc: O futebol em Agosto, num relvado perfeito, é esteticamente mais atraente, embora me agrade um pouco de confusão à boca da baliza. Quando há demasiada lama, as equipas nem sequer podem jogar, mas não há nada como ver os jogadores a escorregar uns 10 ou 13 metros para fazerem uma placagem ou tentar interceptar um cruzamento. Também há algo de emocionante em ver um jogo através de uma boa chuvada."

7:14 AM  
Blogger S.L.B. said...

Concordo com o teu barbeiro. O Karadas poderia não ter caído se quisesse, até porque é mais forte do que o adversário, mas o defesa do Estoril empurra-o com a anca.

4:52 AM  
Blogger Pedro Neto said...

Gosto imenso da maneira como escreves. Já tás linkado no meu blog!

10:11 AM  
Blogger GR1904 said...

Coincidência ou não, há bocadinho tive a ver um vídeo do jogo na Luz contra o Man Utd e fiquei uns bons dez minutos a olhar para aquilo. Quando dei por mim, o vídeo já tinha repetido as imagens uma série de vezes, mas todas essas vezes me pareceram a primeira. Que noite...

2:12 PM  
Blogger Pedro said...

Golo: Do Vata contra o Marselha!!! Sem dúvida!!!
Àrbitro contra : Duarte Gomes no 2-2 SLB-scp. O jogo do penalty fantasma do Jardel. Não me lembro de uma arbitragem tão má contra o SLB num jogo de futebol.
Publico : SLB-Varzim , a chover a potes, SLB a perder 0-2 ao intervalo. Nunca cantamos tanto como naquele jogo (NN). Senti q marcámos os 3 golos do SLB!!!
Penalty Falhado do Adversário: não tenho nenhum na memória mas pensei q qd o Adriano falhou o penalty o ano passado "vamos ser campeões"
Expulsão de um adversário: ao longo dos anos foram vários.Não tenho nenhum em especial.
Incidente durante o jogo : o mais caricato entre Zahovic e JVP no estádio nacional. Mas o q me ficou na retina foi a "cena" nos NN contra a policia no SLB-Anderlecht em 94/95.

4:59 AM  
Blogger SL Benfica Ultra said...

A arbitragem do Duarte Gomes...Foi qualquer coisa.
Nesse jogo: - H.Viana não é expulso por agredir o Andrade, lance em que o jogador do SLB leva amarelo injustamente, sendo mais tarde expulso.
- JVP não é expulso depois de agredir o Argel.
- Beto leva amarelo ao cortar um golo com a mão.
- Jardel não leva 2º amarelo por se atirar para o chão no lance daquele fabuloso penalty.

Eu ainda não consigo dormir bem quando penso nesse jogo.

2:01 PM  
Blogger Adepto Fanático said...

Há varios golos que me marcaram na época passada:
Simão vs sportem para a taça.
Golo do Geo em setúbal que eu só abri os braços como que dizendo "Este ano é nosso"
Golo do Mantorras no algarve... Que bafo que aquilo foi :)
Golo do Luisão que eu não comemorei porque não percebi... Limitei-me a saltar para o tartan e começar a chorar.
Finalmente o golo do Bessa que eu pouco comemorei tal era o nervoso miudinho e o facto de ser de penalty fez.me ver logo que IA ser golo.

Mas o golo mais comemorado de sempre, tou com o Pedro... Vata em 89-90. Que dia.... Esse jogo é para mim a imagem de marca da velha catedral.

Arbitragens prefiro nao falar... Há tanto episódio... Não se esqueçam do Donato Ramos ou do António Costa nas antas a anularem golos limpos!

Público: Todo e qualquer jogo no estádio da Luz até 1994. Sempre acima dos 50 000 e sempre a puxar pelas papoilas saltitantes. Daí para cá, alguns jogos... Jogo contra Man United a fazer reviver velhas noites!

Penalty falhado do adversário: infelizmente tenho poucos... O mais "valioso" terá sido sem dúvida o do Adriano. (recordo me do Enke defender um do Timofte, e do desempate por penaltys contra o PAOK)

Expulsão do adversário: a do Hugo Viana foi demais... A do Rochemback um ano antes tb foi marcante, pena o resultado, tal como a do jorge costa nas antas (só foi ele para a rua, deviam ter ido mais 2, mas o simples facto de expulsarem o capitão azul no estádio deles foi algo que me deixou perplexo)

3:45 AM  
Anonymous PeDr0_SLB said...

Dsss tens mesmo jeito pa escrever :P

Ya...perdemos a taça...perdemos contra o sporting na 1ºvolta....

Mas um coisa Digo...GANHAMOS AO MANCHESTER...FOMOS AO DRAGÃO GANHAR O BENFICA E ENORME FDXXX :D

[]`s ULTRAS :P

9:08 AM  
Blogger hb10 said...

Gosto mt de visitar este blog,mas tão se a eskeçer de uma personagem k pode fazer td no futebol portugues, o Baia, n se lembram do rapaz defender a bola fora da area e nem ver o vermelho directo, e mais , uma vez k blokeou o adversário tb fora da area e tb sem ver o dito vermelho, então e defender dentro da baliza... so fico parvo como é que o scolari não o convoca, temos o guarda redes ideal para uma equipa, e mais n digo.
http://euemaisunsquantos.blogspot.com

6:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Regarding your blog about uk premiership fantasy football. The best site for uk premiership fantasy football is **http://www.freepremiership.com**. http://www.freepremiership.com is the top free osccer website in the world and features the latest Premiership club news, fixtures, scores, scorers, radio streams, tv streams and lots more football links.

4:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

Search engines try it

Casino
viagra
tramadol
cialis

5:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

[url=http://www.xbox360achievements.org/forum/member.php?u=259462]mexitil cheapest price[/url]

2:43 AM  

Post a Comment

<< Home