Monday, November 21, 2005

Braga - Benfica: Causas de febre

Por onde começar? Como escrever uma crónica que, simplesmente, não me apetece?

Não fui a Braga pelos motivos académicos (sabiam que há 200 causas possíveis de febre?) que já tinha antecipado a vós, pacientes leitores (sim, porque é preciso paciência para seguir um blog que teima em não se actualizar, vá-se lá saber por culpa de quem).
Lá fui eu ver a bola na TV, facto odioso que me deixa sempre mal-disposto. Pior fiquei com aquela 2ª parte que me recuso a descrever por questões de saúde mental.
Afinal, quanto é que nos pode afectar o nosso clube? Poderá uma derrota destruir completamente o nosso dia e uma vitória fazer o mundo perfeito? Serão os resultados futebolísticos superiores a todo o mundo exterior?
O meu estado de espírito tentou, de uma maneira que de tão trágica chega a parecer cómica, provar que não. "Epá, o Benfica perdeu, mas a vida não é só isto." e 5 minutos depois estava doente, doía-me a cabeça e senti-me mal disposto. Caramba, mentir é mesmo feio. Mas aguentei-me à frente da TV, já com uns apontamentos à frente (estudar sempre foi a distracção mais eficaz (por ser tão chata?) a distrair-me dos desgostos futebolísticos), continuando o fim de semana desportivo. Vi o Madrid levar 3 secos do bar$a. Eu já nem sequer tenho a afeição que tinha pelo Madrid (tornou-se a primeira equipa declaradamente "NBA"zada do futebol), mas sempre tive neste clássico a possibilidade de chatear o meu Pai, barcelonista convicto.
Mensagens como: "Já tocavam na bola..." ou "Este não conta que ele não passou a bola a ninguém." não doeram tanto porque os golos do Braga ainda me ecoavam no espírito. Mas aguentei-me.
Depois foram os azuis e aquela fantástica exibição do Zé Castro. Eu gritei, para gaúdio dos meus colegas que cada vez mais me querem internar como esquizofrénico, que aquilo não era normal e que um internacional sub21 a fazer uma exibição daquelas estava, claramente a garantir o futuro. Só deixaram de se rir de mim quando viram "Zé Castro na mira do porto" na capa d`O Jogo. Entretanto, o meu corpo já não suportava tanta agonia futebolística.

Resignei-me. Para quê mentir? Para quê enganar-me? Sim, isto afecta-me. Sim, isto afecta-me mais do que qualquer coisa. Sim, eu fico sem apetite quando isto corre mal, sim eu fico com febre quando o Benfica não ganha, sim dói-me a cabeça quando vejo os adversários que se mataram contra nós abrirem as pernas contra os outros, sim eu sou doente e sim, eu fiquei literalmente doente com este fim de semana.

Mas como isto já não bastava, ainda fui informado que "perdi" o derby de Sevilha e que a Roma levara 4 em casa da Vecchia Ladrona. É óbvio que bastava o Benfica ter ganho e eu estava-me a cagar para estes resultados todos. Mas assim comecei a pensar em "destino", "astros" e asneiras tais. Até fui medir a febre outra vez.

Ontem já estava melhor e liguei a TV para ver quanto estavam os lagartos. Ainda fui a tempo do Penafiel falhar duas oportunidades. A minha febre subiu.
Afinal há 201 causas de febre. E os resultados futebolísticos devem ser a principal.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

epá se contigo os estudos resolvem ou ajudam a acabar com essa dor de cabeça,eu n tenho nada...aliás qd o meu benfica perde os estudos assumem propurções astronomicas e desumanas...até serve como uma boa desculpa para n estudar e ao contrário das outras desculpas com esta eu fico sempre de consciencia limpa.mas tal como tu,eu tb questiono-me sempre se os resultados desportivos são assim tão importantes ao ponto de eu ficar nakele estado.nunca encontrei resposta...e já agora o meu pai "é do real" e eu """sou do barça""".

11:13 AM  
Anonymous Anonymous said...

Anima.te amigo, ao menos tu ainda pudeste ver, agora eu, andando em lides semlhantes às tuas, nem a opurtunidade tive de ouvir...

amanah como prato principal vai um ou dois Nagret ou Canard, e domingo, para sobremesa alguns pasteis........

11:22 AM  

Post a Comment

<< Home