Monday, December 12, 2005

Benfica - Manchester United: Fez-se Luz

Em primeiro lugar desculpem a demora. Estou sem net e é na minha faculdade, já uns dias depois, sem o calor do jogo que vos escrevo.
Em segundo lugar: esqueçam a crónica do jogo com o Marítimo porque nem lá fui e não me apetece escrever sobre o mesmo e quando tiver tempo escrevo a do Boavista.

Em terceiro lugar: a crónica. Espero que gostem.

Há noites mágicas, daquelas para contar aos netos. "Eu estive lá nesse jogo..." , diremos, com lágrumas ou não. Se a memória não nos atraiçoar vamos lembrar-nos dos golos, e mesmo que não nos lembremos de pormenores específicos, vamos sentir sempre um calafrio na espinha e, como se fossemos de repente transportados para o Estádio da Luz, para o mesmíssimo local onde vimos o jogo, vamos sentir o arrepio daquele:
"BEN FI CA! BEN FI CA! BEN FI CA!" ensurdecedor, enlouquecedor e imenso. E aí, quando um dos nossos netos estranhar o nosso silêncio, vamos largar um suspiro e dizer que somos do Benfica e que isso nos envaidece...

Eu sou demasiado pessimista. A culpa é de ser tão doente e de ficar tão mal disposto quando não ganhamos e, pior, de quando eu acho mesmo que vamos ganhar. Aprendi, à custa de muitas lágrimas e noites sem dormir, que me vai doer menos não ganhar se eu não sonhar com isso.
Acontece que sou pessimista porque sou doente, mas que sou ainda mais doente que pessimista e a doença ganhou. Na manhã de quarta feira acordei com um grande feeling.
"Até os comemos." - pensei. Mas depois retirei logo a expressão porque normalmente é dita por outro grupo que eu não gosto. E numa expressão bem mais Benfiquista disse, sozinho no quarto, "Vamos a eles, Rapazes!" a alto e bom som. E comecei a acreditar.

Quando cheguei à Catedral, a malta do costume (um e outro abraço para eles) até estranhou o meu sorriso. Afinal, eu, treinador de bancada, pessimista de profissão e ave de mau agoiro eterna, estava confiante para um jogo com o Man Utd estando o Benfica sem 5 titulares.

Ainda fetsejei o empate como normalmente festejo: um esticar de braços, um "Golo!" seco, de raiva e sofrimento, mas deixei escapar outra vez para mim mesmo: "Vamos ganhar esta merda...". Algo em mim tinha mudado e aí, percebi. Era a Luz. E fez-se Luz.

É-me dificíl explicar isto a quem não é Benfiquista, porque há algo de genético nos clubes. Há clubes que nasceram para falhar nas alturas decisivas, há clubes com uma sorte crónica, há clubes cujos árbitros os vão sempre ajudar.
O Benfica é o clube do "Ninguém Pára o Benfica!" quando a equipa é seriamente limitada.
O Benfica é o clube das massas, do povo, do "BEN FI CA! BEN FI CA! BEN FI CA!", gritado sem parar para respirar, até se perder o folêgo.
O Benfica é o clube onde quando se olha para os adeptos fora do estádio, encontra-se sempre alguém que tem todo o ar de quem lá vai sempre e alguém com o ar de quem nunca lá foi.
O Benfica é o clube em que os adeptos são capazes de ser maus jogos a fio para um jogador, mas de lhe perdoar tudo por 90 minutos.
O Benfica é o clube cujo estádio é capaz de, às quartas à noite, fazer viagens no tempo até aos anos 80.
O Benfica é a histeria quando o Mantorras entra.
O Benfica é Mágico.
O Benfica é (a) Luz.

E o que se passou a partir foi magia. Foi eu não conseguir falar com o D., que estava mesmo ao meu lado, porque o Manchester tinha a bola e a Luz toda assobiava. Foi cada passe falhado deles ser comemorado como um golo.
E depois foi o golo do Beto. Não foi aquele "GOOOOOOOOOLLLLLLOOOOOOOO!!" clássico, foi um grito brutal, que era ao mesmo tempo a festa para os nossos e um grito de aterrorização para eles.
E, por feitiço ou por Luz, libertei-me. Festejei um golo que tinha sonhado (o da vitória, o de uma reviravolta impossível) e soltei-me como já não me soltava há muito. Permiti-me sonhar e sonhei à vontade. Naquele momento, sem tirar nem por, fiquei com a nítida sensação que tinha levantado vôo. E à minha volta só havia Luz.

Seguiram-se 45 minutos com um estádio em delírio e nós nem da toca saímos. Cantámos o "Ninguém pára o Benfica!" quando só queríamos a bola longe da área, aplaudimos cada pontapé de alívio, assobiámos cada respirar do Cristiano Ronaldo (permitam-me parar para dizer que DELIRO quando se assobiam ídolos dos parolos da selecção.) e os ataques do United tinham-nos tambéma nós como defesas. E às tímidas tentativas de apoio das hostes inglesas, o estádio respondia com o: "BEN FI CA! BEN FI CA! BEN FI CA!" e os nossos pareciam correr mais.

Foi eterno. E quando os meus netos me perguntarem como foi o jogo, talvez só me lembre do apito final e de estar abraçado ao D., com os punhos no ar, cheio de Luz à minha volta.
E acho que lhes vou dizer um "Sim..." tão arrepiado que eles não ver perceber que os meus olhos ausentes só vêm uma Luz vermelha à volta deles.

19 Comments:

Blogger Adepto Fanático said...

A minha camisola não falha :D Ontem mais uma missão... Tenho de escolher a folga dela, agora...

4:42 AM  
Blogger Pulga said...

Por mais textos que apareçam, por mais palavras tentadas, só quem lá esteve, quem viveu aquilo ao vivo e a cores sabe o sentimento existente em nós.

Uma noite fantástica, para uma equipa guerreia, para um estádio magniífico e para uns adeptos de outro mundo... NÓS!!!

4:45 AM  
Anonymous teixeira said...

Infelizmente por questoes de trabalho nao me pude deslocar á Luz nessa ja mitica 4ª feira...mas em casa aquando do golo do Beto tb pensei "Ja esta",a garra daqueles 11 guerreiros davam-me confiança e ver e ouvir aquele estadio a cantar,a gritar fez-me ni fim dizer" Hj ninguem nos ganhava",acabou o jogo e fiquei com a sensaçao de que se fosse sempre assim éramos invenciveis...
Um abraço desde Aveiro...

Saudaçoes GLORIOSAS....

8:53 AM  
Blogger GR1904 said...

Revivi muito do que passei no antigo estádio. O ambiente, a barulheira, a enchente, a 4ªfeira europeia. O Inferno. E o sentir que fomos nós, adeptos, que ganhámos o jogo. Que fizemos com que os nossos rapazes não se atemorizassem. Que levámos o adversário ao desespero. Foi uma noite não muito diferente dos anos oitenta. Mas agora com mais anos em cima.

9:50 AM  
Blogger Leiteiro said...

Fez-me chorar!

...porque nós que amamos o benfica...

10:49 AM  
Blogger Bakero said...

Belo texto! Foi realmente uma noite linda, de sonho...há tanto tempo que sonhava com uma vitória daquelas! Foi o regresso do Super Benfica! Foi o regresso das míticas noites europeias! Foi o regresso do Inferno da Luz! Depois de acabar o jogo só pensei: "Como foi possível termos desperdiçado 10 anos com erros, disparates e zangas!? Como foi possível termos deixado adormecer esta chama imensa, termos encolhido os ombros durante 10 anos!? Quantas e quantas noites destas não desperdiçámos durante 10 anos!?" Foi uma noite linda! E poucas mais palavras há a dizer...

12:40 PM  
Blogger Adepto Fanático said...

Em toda a terra portuguesa
Se ouvem unidas numa voz
Milhões de chamas bem acesas
Cantando a vitória, a tua história somos nós...

Benfica teu nome leva o vento
ao mundo o nosso ideal
Benfica a tua camisola é
Orgulho de Portugal!


SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE . . .

1:15 PM  
Blogger Adepto Fanático said...

This comment has been removed by a blog administrator.

1:15 PM  
Blogger Catarina said...

This comment has been removed by the author.

3:04 PM  
Blogger FlashGordo said...

Eu estive lá :P
....O Benfica é a Luz
O Benfica é ser supersticioso
O Benfica é o Céu
O Benfica é o Inferno
O Benfica é sofrer
O Benfica é amar
O Benfica é abraçar o desconhecido
O Benfica é abraçar o amigo
O Benfica é o povo

O Benfica está dentro de nós...é o sangue que nos faz viver , e ao mesmo tempo nos adoece.....é esta dualidade que faz do Benfica muito mais do que um Clube....

OBRIGADO BENFICA!!

5:05 PM  
Anonymous papoilinha saltitante said...

Memorável! O arrepio persegue-me ao ver e ao reviver as imagens daquela 4a feira fantástica! Sempre lá por ti!!

5:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

eu estive lá e por isso percebo como uma simples noite como akela nos pode transformar...EI EUROPE,WE ARE BACK!

10:48 AM  
Blogger BENFICA1904 said...

Sem palavras!
Aquele abraço AMIGO
Nunca mais é 6ª feira!!

11:37 AM  
Anonymous Makelele said...

Simplesmente fantástica a noite de 4ª feira, se há coisas que nunca se esquecem essa noite é uma delas, recordo-me deno fim do jogo ter pegado o RH ao colo equase em lágrimas de emoção ter gritado "já está"

"unca caminharás sózinho"

3:03 PM  
Blogger SL Benfica Ultra said...

Obrigado amigos:)
Agora é ter calma, concentrarmo-nos no Campeonato para defender o título e em Fevereiro logo se pensa nisto outra vez.
E de facto, até me arrepia voltar a pensar naquela 4feira...

(para a única comentadora de uma cor diferente: eu nem sou rapaz de grandes planos e não exijo uma vitória europeia (já), porque são terreos onde esta equipa ainda não tem experiência. Exijo sim, o regresso da hegemonia de títulos nacionais ao Emblema de Vermelho.)

Abraços e beijinhos a todos.

4:35 AM  
Blogger lewisericks36270310 said...

Make no mistake: Our mission at Tip Top Equities is to sift through the thousands of underperforming companies out there to find the golden needle in the haystack. A stock worthy of your investment. A stock with the potential for big returns. More often than not, the stocks we profile show a significant increase in stock price, sometimes in days, not months or years. We have come across what we feel is one of those rare deals that the public has not heard about yet. Read on to find out more.

Nano Superlattice Technology Inc. (OTCBB Symbol: NSLT) is a nanotechnology company engaged in the coating of tools and components with nano structured PVD coatings for high-tech industries.

Nano utilizes Arc Bond Sputtering and Superlattice technology to apply multi-layers of super-hard elemental coatings on an array of precision products to achieve a variety of physical properties. The application of the coating on industrial products is designed to change their physical properties, improving a product's durability, resistance, chemical and physical characteristics as well as performance. Nano's super-hard alloy coating materials were especially developed for printed circuit board drills in response to special market requirements

The cutting of circuit boards causes severe wear on the cutting edge of drills and routers. With the increased miniaturization of personal electronics devices the dimensions of holes and cut aways are currently less than 0.2 mm. Nano coats tools with an ultra thin coating (only a few nanometers in thickness) of nitrides which can have a hardness of up to half that of diamond. This has proven to increase tool life by almost ten times. Nano plans to continue research and development into these techniques due to the vast application range for this type of nanotechnology

We believe that Nano is a company on the move. With today�s steady move towards miniaturization we feel that Nano is a company with the right product at the right time. It is our opinion that an investment in Nano will produce great returns for our readers.

Online Stock trading, in the New York Stock Exchange, and Toronto Stock Exchange, or any other stock market requires many hours of stock research. Always consult a stock broker for stock prices of penny stocks, and always seek proper free stock advice, as well as read a stock chart. This is not encouragement to buy stock, but merely a possible hot stock pick. Get a live stock market quote, before making a stock investment or participating in the stock market game or buying or selling a stock option.

8:14 PM  
Blogger sarahlando6168 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

6:04 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regarding your blog about football manchester united. The best site for football manchester united is **http://www.freepremiership.com**. http://www.freepremiership.com is the top free osccer website in the world and features the latest Premiership club news, fixtures, scores, scorers, radio streams, tv streams and lots more football links.

11:40 AM  
Anonymous Anonymous said...

Thanks for finally writing about > "Benfica - Manchester United: Fez-se Luz" < Loved it!

Also visit my page :: pаyԁay loаns

8:14 AM  

Post a Comment

<< Home