Sunday, August 06, 2006

À Panenka

O futebol é, de facto, uma coisa maravilhosa. Futebol de rua, nos campos do agora veraneante liceu. Um futebol de rua com pinta, porque basta saltar o muro e as balizas têm redes. Cinco contra cinco no velho sistema de "bota fora" ao fim de dois golos ou dez minutos.
O jogo começa, preparações físicas débeis, um ou outro rodriguinho para impressionar mas ao fim dos tais dez minutos não houve golos e lá vamos nós para os penalties. Três para cada equipa. 2-2 e o jogador da outra equipa acerta com estrondo na barra.
Queres marcar? - perguntam-me. (Já agora, refira-se que costumo ir ter ao liceu sozinho, e jogo em qualquer equipa, portanto acho que a pergunta foi um género de cortesia daquele desconhecido - que as sucessivas tardes de futebol tornaram conhecido.)
Posso tentar.
E enquanto ajeitava a bola (que teimava em não ficar segura na marca de penalty), comecei a pensar em para que lado atirar. Afinal, num penalty de futebol de cinco, basta atirar a bola com força para a baliza que o guarda redes nunca defende. Depois pensei o gajo até pode não a defender, a bola pode é bater nele. e lembrei-me que o pobre coitado, apesar de ter equipamento de guarda redes, sentia-se mesmo na linha de pelotão de fuzilamento e atirava-se aleatoriamente para um lado. Ocorreu-me marcar à Panenka. Não estás propriamente na final do Mundial...
Corro para a bola com bastante balanço e no último instante, sem olhar para o guarda redes, piquei-a devagarinho para o meio da baliza. O gajo mexeu-se mesmo para a direita e a bola entrou com requintes de malvadez. A plateia delirou e riu-se.
O extraordinário é que fiquei mesmo feliz. Como se estivesse de facto na Final do Campeonato do Mundo e pudesse mostrar aquele penalty aos meus netos. A vaidade foi tanta que até me envergonhei. O futebol tem mesmo a capcidade de nos fazer crer que o mundo se discute dentro daquelas quatro linhas e faz-nos acreditar em super-heróis como quando éramos pequeninos. E o futebol de rua, com a lealdade que o outro já não tem, permite essa suprema magia: os heróis podemos ser nós.
Até me envergonho de me orgulhar tanto, mas foi mesmo um penalty muito bem marcado.


(Entretanto, este blog fez dois anos e ninguém deu por isso. Nem eu.)

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Que venham mais dois com a qualidade destes dois que passaram.
Continua assim que muitos mais leitores terás.

Abraço Kajo

6:50 AM  
Blogger Ricardo said...

Parabéns pelos 2 anos de clarividência, humildade, inteligência e sobretudo de dizeres o que realmente TU pensas.

Aquele abraço

LO SBALLO CONTINUA...

1:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

Muitos Parabéns!!!
venham mais 2, mais 4, mais 6...n importa...ja te pedi uma vez e volto a faze.lo novamente...NAO DEIXES NUNCA DE ESCREVER! Usa esse talento sempre ke sintas necessidade de o usar e continua a maravilhar.nos como o tens feito até aki!!
Escrever da mto trabalho, é o ke posso concluir, pois tenho a certeza ke centenas de pessoas lêem o teu blog,mas fico triste de so ver 2 comments de parabens aki, deixo o 3º! ;)
Beijao*
Ass: SchutzengeL

1:46 AM  

Post a Comment

<< Home