Sunday, July 09, 2006

Mundialices IV. Futebol de A a Z

Hoje joga-se a Final do Campeonato do Mundo. Coisa rara, acontecimento imperdível. Daqui a anos - como hoje- diremos que nos lembramos desta final como me lembro com detalhe das anteriores (de 90 gravei o penalty; de 94 aquela bola ao poste do Mauro Silva, seguida do beijo do Pagliuca ao dito poste; de 98 a impotência brasileira face a uns irredutíveis gauleses; de 2002 a vingança de Ronnie).
Claro que há sempre condicionantes: em 94 esperava o duelo Romário - Maldini, em 90 uma jogada do Maradona e por aí adiante. Hoje, espero o duelo de dois jogadores de xadrez em pleno campo de futebol: Andrea Pirlo e Zinedine Zidane.
Andrea Pirlo é, quanto a mim, o melhor jogador deste Mundial. O jogador de xadrez que anda entre as peças. É um requinte de malvadez tática colocá-lo a trinco, não só a explorar a maneira fina como percebe tudo antes de toda a gente, mas a ficar mais perto de toda a gente que recupera a bola. O resultado é facilmente perceptível: a peça que recuperar a vez de jogar (entenda-se:a bola) dá a mesma imediatamente a Pirlo. A 40 metros ou a 4, sabemos que o passe não vai falhar. Com muita gente ou pouca gente (Pirlo dá-se bem tanto com espaço como sem ele), Andrea vai descobrir o caminho certo para a bola passar, a velocidade certa para os defesas acreditarem que lá chegam sem chegarem e os seus poderem controlá-la como quiserem, com o seu pé preferido.
O passe de Pirlo para o primeiro golo contra a Alemanha é a inteligência vestida de jogador de futebol. Sem olhar, no meio daquela floresta toda, Pirlo, como quem resolve um problema de xadrez, deu mate aos alemães.
Porque o futebol começa em A, de Andrea Pirlo.

Zizou abandona hoje o futebol, numa daquelas histórias de menino. Quem é o homem (tenha a idade que tiver, tenha a profissão que tiver) que não sonha jogar a Final do Campeonato do Mundo como jogo de despedida? E se Zizou ganhar e levantar a Taça, despedindo-se do Mundo no topo do mesmo? Discutia, há dias, com o N. quem tinha sido o melhor jogador dos últimos 15 anos. Cego, disse-lhe "Ronaldo", sem sequer pensar. O N., sábio de bola, respondeu "Zizou". Se a França de Zidane se sagrar hoje campeã, encerra-se definitivamente a discussão a favor do N.
Mas mais do que isso, vamos ter saudades tuas, Zidane. Pela magia, pela técnica, pela forma como num futebol de asfixia e velocidade, conseguias fazer parar tudo, torná-lo lento e ainda assim imparável. Jogador impossível de odiar e possível personagem de um dos mais fantáticos contos de fadas do futebol (ser-se Campeão do Mundo no último jogo da carreira), percebemos em Zidane que o futebol acaba mesmo na última letra do alfabeto.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Foi triste ver um mago como Zidane , terminar assim a sua carreira

2:08 PM  
Blogger C. said...

O futebol não é mesmo nenhum conto de fadas. E enquanto o génio se despediu de nós com uma cabeçada, a Itália de Pirlo mostrou que um campeão não é (só) o que merece; é o que ganha.

4:55 PM  
Blogger Pulga said...

Zidane tinha tudo para sair pela porta grande mas optou pela pequenina. Perdeu a cabeça no momento crucial. Mas apesar da mancha à saída, não deixa de ser um jogador para sempre recordado e ao qual é impossível negar-lhe talento.

Quanto à Itália, jogou o seu futebol numa final do mundo deixando a França ser superior. Mas no fim acho que ser mais justo vencerdor que os franceses. Fora o jogo com a Autrália, o árbitro ainda deve procurar como justificar aquele penalty, a Itália mostrou muito mais que esta apática França. Só com Portugal e agora na final mostraram algo. E mesmo assim... Se a França erguesse o troféu faria-me sempre lembrar o Brasil em 2002.

De Portugal, parabéns aos rapazes (menos Pauleta, claro está). Eu já me dava por contente se passassem a fase de grupos. Conseguiram trazer um 4º lugar para casa que ainda soube a pouco. Vamos ver o que nos diz o futuro... Parabéns ao Figo pelo grande campeonato que fez. A maior surpresa lusa, sem dúvida.

4:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

Looking for information and found it at this great site... » » »

8:41 PM  

Post a Comment

<< Home