Friday, February 10, 2006

Benfica - Nacional: Aventura no metro

Eis o tipo de episódios que me acontecem...

São quase 19 da tarde e estou em casa do H. (grande amigo mas com muito pouco interesse nas lides futebolísticas), que é pertíssimo de um estádio que tem uns azulejos muito coloridos e onde até já se jogou uma final da UEFA, a trabalhar para a revista da faculdade (brevemente colocarei aqui um texto sobre claques que escrevi para a mesma publicação) quando, com a ajuda do Livescore, digo ao H.: "Olha, parece que aqueles gajos vãoa prolongamento, vou por-me a andar para não os apanhar no metro."
Ainda ficamos uns 5, 10 minutos a ultimar pormenores de formatação quando ouço um grunhido geral (tal é a parca distância da casa do H. aquele estádio). "Bom, marcaram logo a abrir o prolongamento. É melhor ir-me embora."
Qual não é o meu espanto quando, chegado ao metro do Campo Grande, tenho uma multidão de lagartos à minha volta. Bem, entrei em parafuso. O cachecol vermelho estava no bolso do casaco, mas o que me apoquentava não era isso, era estar no meio deles. Comecei a ficar enojadíssimo. Pensei mil vezes no quão úteis são os sectores visitantes e o mau que seria ver um derby no meio deles. O meu asco estava a ficar incontrolável. Rodeado por todos os lados, só se viam cachecóis verdes, horríveis e nojentos. E depois estavam lá as figuras "lagartas" todas: as betas de argolas e cachecóis lagartos-fashion, os betos de camisinha e cachecol do directivo, os velhos com ar de Dias Ferreira (tal e qual como o descrito no "Diário de um Adepto Benfiquista"), as mulheres todas com um ar de Maria José Valério cruzada com uma figura qualquer do jet-set... Era horrível, foi um pesadelo. Neste momento, quando penso num mau sítio do Mundo para se estar, penso no Campo Grande, aquela hora.
Depois de comprar o bilhete do metro (ao retirar as moedas caíu-me o cartão de sócio do Benfica, mas ninguém viu), lá me dirigi para o metro e entrei na carruagem que me parecia ter menos verde (uns 10, 15 lá dentro, portanto). Enquanto eles falavam animadamente sobre a grande vitória deles, eu continuava com um ar de quem tinha acabado de vomitar (ou de quem estava a prestes a fazê-lo, vai dar ao mesmo). Nisto, vendo o meu ar mal disposto, um daqueles lagartos estilo Pedro Granger, com ar muito certinho, cachecol do ceportém à babete, com o emblema de fora, cachecol esse muito limpinho com ar de quem não sai muitas vezes à rua, mete-se comigo: "Você não está muito contente."
"Isto não me está a acontecer." - pensei. Um gajo com cerca de 30 anos, estereotipadamente lagarto, a tratar-me por você. Mas eis que resolvi entrar no jogo:
"Sabe... Desde a final da UEFA que não tenho alegrias em alvalade." (o que não é mentira, exceptuando as vitória do Nacional na última jornada e os percalços deles este ano. Mas "alegrias" na verdadeira concepção da palavra, não tenho tido.)
"Sério?" - e aqui apercebi-me que podia fazer uma grande peça de teatro e por a carruagem mal-disposta.
"Sim. Nunca andei com cachecol nem nada. Tenho pesadelos com essa semana. Fico a imgainar vezes sem conta a bola do Rogério a fazer o 2-2."
Nisto, já estão mais dois lagartos a olhar para nós. "Pois é... Essa bola...", "Essa semana foi horrível...", "Os lampiões todos a festejar...". E eu sempre a picá-los. "Bem, o Benfica foi mais consistente, mereceu ganhar o Campeonato." Eles com ar de nojo: "Não jogavam nada!!!", "Se o Liedson não tem levado o amarelo com o Guimarães!..." E eu continuei: "Mas o que não me sai da cabeça é aquela bola do Rogério..." e eles já estremeciam com ar deprimido.
A viagem continua até ao Marquês e os lagartos vão-se indo embora. O "Pedro Granger", que se calhar até era gay e aí era mesmo o lagarto típico, continua a zucrinar-me a cabeça: "Jogámos muito bem na Luz." E aqui eu comecei mesmo a ficar nervoso. Como se o meu corpo começasse a disparar anti-corpos contra a parte de mim que se estava a fazer lagarta. Estava prestes a explodir, mas a maioria verde no metro e o facto de já ter falado da final da UEFA não aconselhava isso.
"Há um penalty roubado que era o 2-0 deles.", deixei escapar. E só mesmo um anjinho é que não via logo que eu tinha "BENFIQUISTA" escrito na testa. Ele faz um ar estranho, mas insiste: "Mas jogámos muito bem." e tive que dizer, muito muito baixinho, "sim.". E pronto, já estava a pensar em suícidio e no que é que o meu Pai diria se me tivesse ouvido.
Saio no Marquês e o Granger sempre a chatear-me e sai comigo. E o derby para aqui e o derby para ali e eu já com vontade de chorar e a pensar "Porque é que eu não me limitei a dizer que não gostava de bola?". Mas eis que chegado ao sentido que dá para o Estádio da Luz, fiz rapidamente a curva sem me despedir e interrompendo uma frase que começava novamente com "O nosso ceportém". Intrigado (e se calhar mesmo com vontade de me engatar. Olhando agora friamente para o episódio todo, ele devia mesmo ser gay para querer ser tão meu amigo) perguntou-me "Então, onde é que você vai?" (sempre o "você"....).
Esgotado, nervoso, cheio de raiva por dentro, tirei com muita calma o meu cachecol, pu-lo ao pescoço e dei-lhe sossegadamente o nó. O Granger estava co um ar de quem tinha levado 1-3 na final da UEFA.
Depois - isto é uma enorme má educação e espero que ninguém conhecido tenha visto. Mas se alguém viu espero que compreendam o contexto e como eu já estava nervoso - estendi-lhe o dedo do meio e disse-lhe: "VOU PARA A LUZ VER JOGAR O CAMPEÃO NACIONAL!"
E desci as escadas rolantes a olhar com nojo para ele e a apontar para a manga do meu casaco, lembrando-lhe o escudo de Campeão que ele não tem.

36 Comments:

Blogger Pulga said...

Epa... nem sei que dizer... acho que em dias de jogo vou estar ao pé de ti mal acordes, para ver se assisto a estas cenas ao vivo :P

8:44 AM  
Anonymous Anonymous said...

loooooool... muito bom texto!! Realmente, com essas tuas frases, só um lagarto mesmo burro não percebia que tu eras do Benfica!! Boa sorte para o teu Blog(que é excelente)!!

10:49 AM  
Blogger Pedro Neto said...

A qualidade do costume!!

12:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

epah....ehehehhe.....genial!!!Um bom texto, uma bela historia e uma atitude desmedidamente castiça eheh

12:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

fui eu que postei antes (ninguem me conheçe mas é so numa de identicação rotineira)

spencer

12:47 PM  
Anonymous Anonymous said...

Absolutamente hilariante! 5*

12:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

esse tipo de episódios homosexuais no metro só mesmo pela capital... lolololol ao menos cá em cima, não se passa nada disso !!!

Saudações Benfiquistas miki

1:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ha ja algum tempo k visito o teu blog (excelente!!) e confesso: Tornei-me fan! Simplemente espectacular a tua escrita,as tuas narrações e sempre em tempo real o que é bastante bom ;)... Fazendo um comment a este texto,simplesmente genial... adorei! Continua axim e continuas c esta fan! ;) SLB sempre!
Ass: Schutzengel

3:37 PM  
Blogger Bakero said...

Ai, o que eu me fartei de rir agora! Realmente, Deus criou todas as criaturas com um propósito. E as lagartixas, claramente andam cá prá gente gozar com elas...

4:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Deixa-me que te diga, és um homem de coragem, não por ir no meio dos lagartos todos, mas sim por os teres tado a aturar!

Abraço

6:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mas alguém consegue esquecer aquela bola do Rogério?? LOL...
Campeões somos nós!!

6:44 PM  
Blogger FlashGordo said...

tu na realidade és um GRANDA MALUCO =P eheheheheh

akele abraço!!

9:39 PM  
Blogger Unknown said...

LOL!! A parte final é S-O-B-E-R-B-A.

É pena o paneleirote do lag não fosse o SArrafeiroPintas, foi o tackle perfeito a partir pernas.

6:20 AM  
Anonymous Anonymous said...

Passado tres dias de tu teres contado isso quando chegaste ao estádio, ainda me desmancho a rir.......... Pagava para ter visto........

7:34 AM  
Anonymous Anonymous said...

Xiça!Tens cá uma coragem!
Eu nem confiança lhe tinha dado, lagartos?

8:37 AM  
Anonymous Anonymous said...

Simplesmente genial...

5:21 PM  
Blogger GR1904 said...

Deves ter uma espécie de iman para atraíres esses episódios. Depois tens o dom de passares para a escrita como se estivesses a contar na hora. Misturas estes dois ingredientes, condimentado com a tua inteligência como gajo culto que me pareces ser pelo que conheço de ti, e mais uma vez te digo para pensares em "chatear" uma editora. É que já começa a ser um desperdício tanto talento aqui.

Grd abraço companheiro de curva!

5:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

Novo local portuguese
http://portuguesesoccernewslinks.red.tc

10:50 PM  
Blogger C. said...

This comment has been removed by the author.

9:12 AM  
Blogger Pedro said...

GENIAL!!!
Os lagartos são mesmo broncos...
Pagava para ver a cara do "Granger"....

3:22 AM  
Blogger S.L.B. said...

Fantástico! Eu não conseguiria manter o sangue frio no meio da lagartagem, mas a tua saída da situação foi óptima! Pede ao metro as K7 de vigilância para veres a cara dele! :-)

6:03 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pois bem, amigo benfiquista fico satisfeito por saber que existem benfiquistas capazes de gozar e fazer papel de lagarto á frente desses ressabiados. eu não seria capaz na tenho jeito pa actor na gosto da lagartagem(são uma praga que felizmente não tende a alastrar). continua o excelente trabalho no blogg.

p.s: e eu a pensar que era o unico a sofrer de forma tão intensa(digo fanática) pelo glorioso.força ssllbbbbbbbbbbbbbbbbbb

11:31 AM  
Blogger Jaymz said...

Saudações benfiquistas!!!
Parabéns por mais um post excelente!

12:33 PM  
Blogger Manuel Neves said...

Bom, vou aproveitar e faço eu o 27º comentário, batendo o record do blog.
Obrigado pelos elogios, fico contente de gostarem destes desvarios.
Não podendo "personalizar" muito o comentário - senão não saio daqui - só queria responder ao gr1904 acerca do livro:
Meu caro, tenho demasiado respeito aos livros para pensar em publicar um. Se o fizesse tinha mesmo que rever os textos todos (sempre que releio descubro um novo erro gramatical ou uma frase que com tantos parêntesis pelo meio não foi acabada), mas... isso nem sequer é uma hipótese.
Não vejo mesmo nenhuma editora a pegar nisso e se a proposta um dia surgisse tinha que pensar muito no teu caso (e aí era certinho que ficava "Diário de um Adepto").
Por agora limito-me a gostar de escrever por escrever, escrever para os amigos e que quem vier cá que disfrute.
Mas fica o obrigado na mesma.
Abraços e beijinhos.

27 comentários! :)

3:14 PM  
Blogger Bakero said...

Olha, eu garanto-te que se houvesse um livro com estes textos, comprava-o na hora (mesmo que ainda no outro dia tenha ido ler os teus textos de novo de uma ponta a outra). O que não falta para aí são livros (supostamente) sobre futebol e que depois falam de estatísticas, golos, resultados.
Mas falta o que os teus textos têm: emoções, sentimentos, experiências vividas...
Por isso, se um dia conhecer um editor, é garantido que lhe vou aconselhar a visitar um certo blog :-)

3:21 AM  
Blogger GR1904 said...

M., os livros merecem todo o nosso respeito a partir do momento em que aprendemos, sentimos e crescemos com as histórias que eles nos contam. E é precisamente isso que tu consegues fazer com este blog. Não te queiras comparar a Gabriel Garcia Marquez ou a Lobo Antunes, porque não é disso que se trata. É de sentimentos. É de histórias que nos tocam. É de experiências que gostavamos de passar. É aqui que encontramos o respeito pelos livros. E isso para mim, chega-me.

6:41 AM  
Blogger C. said...

Depois do macaco, acho que não estás à altura para publicar um livro.
:)

8:44 AM  
Blogger Manuel Neves said...

Então chego a um acordo contigo (lol): já há uns tempos que ando a pensar organizar melhor isto e re-escrever os textos para poder mandá-los ao F. (o destinatário da crónica de Leiria). A correcção dos textos era mais para eu não me irritar quando releio uma crónica e para satisfazer o meu "perfeccionismo gramatical" (até dou saltos de irritado quando apanho um erro meu. A propósito é "releio" sem hífen, certo?), e estava a pensar colocar assim umas fotos para isto não ficar tão "denso".
Se um dia me decidir mesmo a fazer esse trabalho, talvez perca a modéstia, mude (finalmente!) o título para "Diário de um Adepto" e vá chatear uma editora. (e aí, fotocopio umas edições para os amigos.) Até lá, a não ser que alguma editora já ande de olho em mim (lol), vou continuar a limitar-me a escrever aqui.
E obrigado pelos elogios, a sério. :)

Abraços

9:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tenho a dizer o seguinte: eu como benfiquista que sou adoro ler os teus textos porque há coisas que parece que aconteceram comigo, e se houvesse um livro com estas crónicas pode crer que o comprava. E mais, para quem como eu gostou do livro de Hornby, Diário de um Fanático, acho que iria gostar ainda mais de um livro chamado Diário de um Adepto acerca do meu Benfica. Vai ao site da Prime Books, http://www.primebooks.pt/ entra em contacto com eles e nunca se sabe. São editados por eles quase todos os livros do SLB que tenho, A Luz Não se Apaga, Ser Benfiquista, 100 Anos 100 Troféus e o mais recente Pela Mística Dentro, entre outros. Não tens nada a perder. Um abraço.

2:28 PM  
Blogger Fireal said...

Mais um para o record, em mais um excelente texto!
Parabéns

http://ductos-indiscretos.blogspot.com/

7:31 PM  
Blogger Miguel said...

Boas
Venho por este meio informar que estou a criar um pequeno projecto que sinceramente espero que venha a ser um bom projecto,estou a criar um blog sobre historias de ultras das nossas curvas contadas na 1ª pessoa e gostaria muito caso te fosse possivel contar com a tua colaboração com alguma historia ao teu gosto ..

visita e caso possas e assim o entendas contribui :http://historiasdeultras.blogspot.com

desde ja agradeço

Saudaçoes Ultras

Miguel

4:44 PM  
Blogger Quetzal Guzman said...

Grande prosa!!! O que já me ri e a quantidade de mails que já re-encaminhei para amigos lagartos. ;)

2:39 AM  
Blogger Sempre na Memória said...

Grande texto.

3:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Lindo.
Lindo é esconderes-te por detrás de um monitor a cagar para o ar e a cair-te em cima.
Olhá cabeça.

3:26 PM  
Blogger Unknown said...

qzz0706
ray ban sunglasses
burberry outlet
fred perry polo shirts
celtics jerseys
kate spade outlet
fitflops
reebok outlet store
bulls jerseys
cheap jordans
ray ban sunglasses

7:18 PM  
Blogger Unknown said...

louboutin shoes
pandora
coach outlet online
ugg boots clearance
uggs outlet
moncler online outlet
oakley sunglasses
giuseppe zanotti sneakers
canada goose jackets
michael kors outlet
08/14

1:04 AM  

Post a Comment

<< Home