Saturday, February 05, 2005

Benfiquismos

Toda a gente tem histórias de "Benfiquismos" ou, num termo mais generalizado, de "Clubismos".
Benfiquismos - foi a palavra que me surgiu - são os gestos de amor ao Benfica que se transformam em estórias fantásticas. A camisola com "Nem que fossem 14" é um Benfiquismo puro. Os Benfiquismos fazem-me ainda mais vaidoso por ser um dos doentes das camisolas berrantes.
O senhor do café onde estudo é um Benfiquista à antiga. Não falha um na Catedral e se o Mágico estiver na TV (seja uma conferência do Trap ou um jogo de hóquei em patins), lá se atrasa o serviço às mesas porque o Glorioso está primeiro. O seu Benfiquismo sábio, próprio de quem já a sabe toda fê-lo fazer um Benfiquismo puramente fabuloso: depois de perdermos com o Beira - Mar em casa, clientes azuis e verdes quiseram ir lá chatear o pobre homem. Chegaram, triunfantes, com aquele sorriso de anti-SLB e foram à procura dos jornais desportivos do dia, para poderem lê-los à frente do senhor. Chegam à mesinha onde estes costumam estar...e nada.
- "Então quando o Benfica perde não há cá jornais?"
- "Está aqui o desportivo do dia. O único jornal imparcial do país." - e saca o jornal oficial do Glorioso.
Assistindo à cena, soltei uma gargalhada. Pobre azul / verde. Olhou, fulminado, para o jornal, bebeu o café de um trago, pagou e só conseguiu soltar um: 2Você não tem remédio!..." Vitorioso, o senhor do café olhou para mim e disse: "Pois não! Ah ah!" E orgulhosamente Benfiquista, abriu o jornal.
Histórias como estas há aos milhares, mas são algo de fantástico. Desde o filho da Leonor Pinhão que foi com a camisola do Benfica no dia depois dos lagartos serem campeões 18 anos depois, a um amigo meu, que antes de ir ver a mulher à maternidade Alfredo da Costa foi à Luz preencher uma proposta de sócio...
Porque estas histórias são mágicas e andam por aí à solta, ergo o meu cachecol às mesmas. A ganhar ou a perder, espalharemos os nossos Benfiquismos por aí. Porque isso nos envaidece!...


PS - Não podia acabar esta crónica sem o Benfiquismo que me levou a escrevê-la: o meu irmão mais novo disse um dia, aos 4 anos - só para chatear - que era do sporting. O meu Pai, astuto, pegou numa foto do Pai Natal e perguntou-lhe de que cor se vestia o mesmo. "Vermelho." - respondeu o meu irmão, sem perceber porquê da pergunta. "Então pensa lá quantas prendas vais ter se gostares de uma equipa de verde..."
O meu irmão ficou Benfiquista num instante. E, como milagre de Natal, teve uma camisola do Benfica, com o nome dele, como prenda.


3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

porque o benfica é único...
Esse senhor deve ser um clássico...tou mm a ver!!


saudações

5:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Epá o teu PAI é um SENHOR... essa de pressionar o teu irmão com o pai natal está demais! Cada vez sou mais fã das saidas dele!

Qto ao meu/nosso BENFIQUISMO... não consigo exprimo-lo ou escreve-lo... SINTO-O!

Aquele abraço

MS VE

12:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Só um aparte... por favor actualizem o simbolo do SLB, o novo cache dos DV é um orgasmo... A roda da bicicleta já nem lembra ao Menino Jesus

11:00 AM  

Post a Comment

<< Home