Thursday, January 06, 2005

Derby

Neste curto espaço de tempo, três capitais europeias vão parar - repito, parar - para ver os seus derbies. Roma, Lisboa e Madrid vão esquecer-se de tudo.
Eu, como Benfiquista, tenho uma relação muito especial com o nosso derby. Cresci a detestar os lagartos. Odeio aquela atitude politicamente correcta: "Temos é de ser do Benfica e cagar neles, bla, bla, bla." Não me lixem. Falava há dias com um amigo que é um louco por música, que me dizia: "Na música também é assim. É impossível alguém dizer que gosta de RadioHead e Ágata. O adorar uma coisa implica necessariamente odiar a outra." Para mim, ser do Benfica implica necessariamente odiar os lagartos (e tripeiros, mas isso agora não vem ao caso).
Portanto, este jogo é diferente. Acho que não há um derby que não me tenha marcado. Ganhar aos verdes (apesar de comum) é algo que eu não consigo deixar de apreciar. Perder é algo que eu não consigo deixar de temer. A questão da vizinhança, do território, de enfrentá-los no dia a seguir, tudo isso é um ritual bi-anual imenso e transcendente. Somos rivais até morrer.
Um episódio que define bastante bem o que é um derby é o seguinte: há três anos, fui a Sevilha ver o Derby local. No Manuel Ruiz de Lopera, um derby das mesmas cores do de Lisboa (apesar daqui eu ter uma predilecção pelos de verde) que, asseguro-vos, tem uma rivalidade transcendente. Lembro-me perfeitamente da entrada para o aquecimento dos sevillistas ter uma assobiadela ensurdecedora brutal e de como cada jogada era altamente vivida. Mas o que me lembro melhor foi de no ínicio do jogo o público começar a cantar o "Quem não salta é sevillista". O velho ao meu lado, dos seus 70 anos, levanta-se devagar, apoia-se em mim e diz-me, de forma sábia: "Antes morrer aqui de enfarte do que ser sevillista". E num esforço enorme, deu pequenos saltos a acompanhar o estádio naquele cântico de rivalidade gigante.
O derby é isto. É darmos tudo para que podermos esmagá-los. E rezar para que não seja ao contrário.
Roma, Madrid e Lisboa. Três capitais europeias com os seus cidadãos suspensos pelas artes mágicas da bola. É que a vida nestas três cidades, nos próximos meses (até ao próximo derby), vai-se reger pelo que acontecer em 90 minutos.


3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

allez Biris allez....... lololol

Sortudo akele k pudesse estar nos três encontros...........

abraço amigo e até sabado.....

Lembra-te è só mais um jogo das nossas vidas........

11:38 AM  
Anonymous Anonymous said...

"É impossível alguém dizer que gosta de RadioHead e Ágata. O adorar uma coisa implica necessariamente odiar a outra"

O "H" de Radiohead é piqueno. ;)

E não concordo nada com isso...

3:30 PM  
Blogger Manuel Neves said...

Para mim é incompreensível como é que em futebol, música, cinema, etc, é possível gostar de duas coisas completamente diferentes e que chocam. Quem gosta de Radiohead é porque gosta de um tipo de música que não tem nada a ver com o pimba. E necessariamente detesta pimba.
Abraço

4:03 AM  

Post a Comment

<< Home