Monday, January 31, 2005

Moreirense - Benfica: "A Bola"

Dado que a minha vida académica não me deixou ir a Guimarães (mais um argumento para eu voltar a pensar na mudança do título deste blog para “Diário de um Adepto”), a crónica do jogo de sábado será sobre outro acontecimento de sábado: os 60 anos d`”A Bola”.
Hoje não compro jornais desportivos. Não só por poder lê-los online, mas porque a minha confiança nos jornalistas é quase nula. Mas a minha relação com “A Bola” é diferente.
Aprendi a ler com este jornal. Lembro-me de que me levantava mais cedo aos fins de semana e lá ia eu ao quiosque perto de minha casa comprar “A Bola” ainda no formato antigo e voltava a lê-la (imaginem um miúdo a ler “A Bola” em formato antigo…) sem olhar para a estrada e a correr o risco de ser atropelado na única rua que tinha que atravessar. “A Bola” só saía aos fins de semana, segunda e quinta (porque as jornadas europeias eram só às quartas) e nesses dias adorava ficar a ler aquilo com o meu Pai, e passava horas a chatear o coitado para ele me explicar o que é que “esta palavra“queria dizer.
Lembro-me bastante bem de quando saiu a primeira edição a cores e de quando o formato mudou. Se a primeira mudança não me chateou muito, a segunda foi um tiro no coração. Eu adorava aquele jornal enorme que sempre tinha sido maior do que eu. Lembro-me de o ler no chão porque era a única maneira de não o amarfanhar todo. Mal percebi eu que essa mudança foi só mais uma na caminhada para o podre futebol moderno dos dias de hoje.
E assim como cresci com o Benfica, lembro-me de crescer com “A Bola” que ia comprar religiosamente para dar ao meu Pai enquanto ele ainda dormia (aos fins de semana) ou para quando ele estivesse a voltar do trabalho. Foi n` ”A Bola” que eu li que o Paulo Sousa tinha saído para os lagartos e foi “A Bola” que eu comprei depois de darmos meia dúzia em Alvalade.
Lembro-me muito bem de usar “A Bola” para quando jogava Subutteo saber os onzes titulares de todas as equipas.
Quando no sábado, me levantei mais cedo e fui para o café estudar, tive um “flash”e comprei o velho jornal. Nem sabia que fazia 60 anos. Li a (fabulosa) entrevista a José Mourinho e apercebi-me que se há recordação que eu tenho do Futebol Paixão (como tão bem descreve o G. na zine dos Diabos) é este jornal. São as crónicas do Duda Guenes e o “Barba e Cabelo”. Tenho é pena que este veículo anti-fascista pré-25 de Abril não seja agora também um veículo anti-Futebol Moderno. Até porque os seus fundadores são mitos do Futebol português, e a bola que está atrás do “A” de “A Bola” é hoje, para nós, Adeptos, um símbolo contra o futebol moderno.

12 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Já percebi que não sou só eu que de vez em quando tenho assim uns momentos de "recordar é viver!".

PS. O G. dá sempre muito que falar hehe.

6:38 AM  
Anonymous Anonymous said...

É isso tudo que escreveste. E dizer que, se não fores tu a tratar do livro, juro que pego nestes textos todos e não me responsabilizo pelas consequências que daí possam vir.
Eu tb ia comprar "A Bola" qd era puto. E era tb para o meu pai que a comprava. E vinha o caminho todo de regresso a casa, mais devagar, para poder ler todas as noticias do meu Benfica antes que o meu pai pegasse no jornal, porque depois só o via à noitinha (o meu pai devorava "A Bola" de uma ponta à outra).
Há muitas coisas que descreves que se passaram comigo. A diferença é que tu ainda te lembras de quase todas. E eu, só me lembro, qd alguém resolve buscar estas deliciosas memórias de há uns tempos atrás.
Obrigado!

1904 fans

3:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

Já há muito que acompanho o teu blog, até o meti nos favoritos, e é com muito prazer que o faço. Gosto muito da tua escrita, é revigorante e sincera!Revejo-me em várias situações e isso torna-se ainda mais engraçado...
Parabéns pela forma como consegues transmitir em palavras o que te vai no eu.


spencer

5:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

ÓH tempo volta pra tras!

Como de delicio com as tuas cronicas!

Aquele Abraço

MS VE

7:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mais um bom post; e nós aqui a enchermos o ego ao autor do blog...eheh.
Fora de brincadeiras: revi-me em muito do que disseste e é curioso que ainda no verão do ano passado na velhinha casa de férias da minha avó encontrei e encantei-me em ler 2 páginas duma qualquer edição d'A Bola ainda de páginas enormes e daquelas em que a impressão era a preto e vermelho e as "gordas" eram de forma super arredondada. Lembram-se ?
Abraço.

Sport Lisboa e Benfica Fan.

3:07 PM  
Blogger SL Benfica Ultra said...

Sim, de facto, isto é o alimento do meu ego. Lol.
Recordar é mesmo viver... Lembro-me mesmo muito bem era de pedir ao meu pai para não deitar "A Bola" de domingo fora para eu poder ver os onzes titulares das equipas e depois jogar subutteo. Era tão meticuloso que ficava lixadíssimo com os meus amigos quando não sabiam um nome ou quando atribuiam todos os golos ao mesmo jogador.
A minha recordção mais marcante de subutteo foi um amigo dos meu pais pegar nos meus papéis do meu "campeonato de subutteo" (uma maneira eficaz de fazer sempre o Benfica campeão) e dizer: "Bem... O Sporting ainda não ganhou nenhum jogo.... E o Benfica ainda não sofreu golos" Do alto do seu Benfiquismo, o meu Pai disse: "O miúdo está bem educado..."

4:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu era bastante meticuloso nas minhas brincadeiras futebolisticas quando era miudo...
Pegava nos bonecos dos bolos(aqueles pequeninos de borracha, lembram-se??), arrancava com os dentes a bola da cabeça do número sete (paneira ou pacheco) e jogava com essa bola e com esses bonecos no campo do subbuteo!Era genial...que saudades...passava horas naquilo :)
Cumprimentos benfiquistas


spencer

4:22 PM  
Blogger Catenaccio said...

Parabéns pelo conteúdo do blog e votos de continuação de óptimos posts.

Já agora, aproveito para publicitar o catennacio e aconselharia a leitura de um tópico sobre as claques.

2:41 AM  
Blogger oakleyses said...

louis vuitton outlet, tiffany and co, burberry outlet, gucci handbags, louis vuitton, nike outlet, christian louboutin, ugg boots, michael kors outlet, prada outlet, longchamp outlet, nike air max, polo ralph lauren outlet online, kate spade outlet, christian louboutin outlet, prada handbags, ray ban sunglasses, louis vuitton outlet, michael kors outlet online, longchamp outlet, burberry handbags, tory burch outlet, christian louboutin shoes, replica watches, cheap oakley sunglasses, michael kors outlet online, tiffany jewelry, longchamp outlet, michael kors outlet online, uggs outlet, michael kors outlet online, oakley sunglasses wholesale, polo outlet, jordan shoes, ray ban sunglasses, uggs outlet, oakley sunglasses, louis vuitton outlet, oakley sunglasses, replica watches, uggs on sale, oakley sunglasses, chanel handbags, michael kors outlet, louis vuitton, ugg boots, nike air max

8:35 PM  
Blogger oakleyses said...

sac longchamp pas cher, nike free run, lululemon canada, longchamp pas cher, nike air max uk, kate spade, true religion outlet, sac hermes, polo lacoste, air max, north face, sac vanessa bruno, true religion outlet, louboutin pas cher, coach purses, nike free uk, replica handbags, nike blazer pas cher, timberland pas cher, oakley pas cher, new balance, polo ralph lauren, ray ban uk, true religion jeans, coach outlet store online, michael kors pas cher, vans pas cher, nike air max, nike roshe run uk, nike air max uk, mulberry uk, hollister pas cher, coach outlet, true religion outlet, abercrombie and fitch uk, north face uk, michael kors, michael kors outlet, hogan outlet, hollister uk, nike air force, guess pas cher, ralph lauren uk, nike roshe, burberry pas cher, converse pas cher, ray ban pas cher, michael kors, jordan pas cher

8:37 PM  
Blogger oakleyses said...

soccer shoes, mcm handbags, ipad cases, iphone 6s cases, mac cosmetics, jimmy choo outlet, ralph lauren, iphone 6 cases, north face outlet, nike trainers uk, louboutin, insanity workout, reebok outlet, oakley, new balance shoes, hollister, p90x workout, iphone cases, iphone 5s cases, babyliss, iphone 6 plus cases, instyler, giuseppe zanotti outlet, asics running shoes, nike roshe run, mont blanc pens, soccer jerseys, longchamp uk, north face outlet, chi flat iron, hollister clothing, vans outlet, lululemon, s6 case, nike air max, valentino shoes, iphone 6s plus cases, hermes belt, celine handbags, bottega veneta, timberland boots, ferragamo shoes, baseball bats, ghd hair, beats by dre, abercrombie and fitch, wedding dresses, nfl jerseys, herve leger, nike huaraches

8:38 PM  
Blogger oakleyses said...

karen millen uk, pandora jewelry, moncler, moncler outlet, canada goose outlet, pandora jewelry, moncler, barbour, doudoune moncler, supra shoes, hollister, canada goose, moncler, ugg uk, toms shoes, pandora uk, marc jacobs, converse outlet, canada goose jackets, canada goose uk, links of london, juicy couture outlet, ugg pas cher, moncler, canada goose outlet, doke gabbana, replica watches, canada goose outlet, ugg,ugg australia,ugg italia, louis vuitton, vans, swarovski, gucci, louis vuitton, wedding dresses, thomas sabo, juicy couture outlet, nike air max, canada goose, ray ban, pandora charms, ugg, moncler uk, montre pas cher, converse, hollister, moncler outlet, louis vuitton, coach outlet, louis vuitton, barbour uk, louis vuitton, swarovski crystal

8:40 PM  

Post a Comment

<< Home