Monday, January 31, 2005

Moreirense - Benfica: "A Bola"

Dado que a minha vida académica não me deixou ir a Guimarães (mais um argumento para eu voltar a pensar na mudança do título deste blog para “Diário de um Adepto”), a crónica do jogo de sábado será sobre outro acontecimento de sábado: os 60 anos d`”A Bola”.
Hoje não compro jornais desportivos. Não só por poder lê-los online, mas porque a minha confiança nos jornalistas é quase nula. Mas a minha relação com “A Bola” é diferente.
Aprendi a ler com este jornal. Lembro-me de que me levantava mais cedo aos fins de semana e lá ia eu ao quiosque perto de minha casa comprar “A Bola” ainda no formato antigo e voltava a lê-la (imaginem um miúdo a ler “A Bola” em formato antigo…) sem olhar para a estrada e a correr o risco de ser atropelado na única rua que tinha que atravessar. “A Bola” só saía aos fins de semana, segunda e quinta (porque as jornadas europeias eram só às quartas) e nesses dias adorava ficar a ler aquilo com o meu Pai, e passava horas a chatear o coitado para ele me explicar o que é que “esta palavra“queria dizer.
Lembro-me bastante bem de quando saiu a primeira edição a cores e de quando o formato mudou. Se a primeira mudança não me chateou muito, a segunda foi um tiro no coração. Eu adorava aquele jornal enorme que sempre tinha sido maior do que eu. Lembro-me de o ler no chão porque era a única maneira de não o amarfanhar todo. Mal percebi eu que essa mudança foi só mais uma na caminhada para o podre futebol moderno dos dias de hoje.
E assim como cresci com o Benfica, lembro-me de crescer com “A Bola” que ia comprar religiosamente para dar ao meu Pai enquanto ele ainda dormia (aos fins de semana) ou para quando ele estivesse a voltar do trabalho. Foi n` ”A Bola” que eu li que o Paulo Sousa tinha saído para os lagartos e foi “A Bola” que eu comprei depois de darmos meia dúzia em Alvalade.
Lembro-me muito bem de usar “A Bola” para quando jogava Subutteo saber os onzes titulares de todas as equipas.
Quando no sábado, me levantei mais cedo e fui para o café estudar, tive um “flash”e comprei o velho jornal. Nem sabia que fazia 60 anos. Li a (fabulosa) entrevista a José Mourinho e apercebi-me que se há recordação que eu tenho do Futebol Paixão (como tão bem descreve o G. na zine dos Diabos) é este jornal. São as crónicas do Duda Guenes e o “Barba e Cabelo”. Tenho é pena que este veículo anti-fascista pré-25 de Abril não seja agora também um veículo anti-Futebol Moderno. Até porque os seus fundadores são mitos do Futebol português, e a bola que está atrás do “A” de “A Bola” é hoje, para nós, Adeptos, um símbolo contra o futebol moderno.

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Já percebi que não sou só eu que de vez em quando tenho assim uns momentos de "recordar é viver!".

PS. O G. dá sempre muito que falar hehe.

6:38 AM  
Anonymous Anonymous said...

É isso tudo que escreveste. E dizer que, se não fores tu a tratar do livro, juro que pego nestes textos todos e não me responsabilizo pelas consequências que daí possam vir.
Eu tb ia comprar "A Bola" qd era puto. E era tb para o meu pai que a comprava. E vinha o caminho todo de regresso a casa, mais devagar, para poder ler todas as noticias do meu Benfica antes que o meu pai pegasse no jornal, porque depois só o via à noitinha (o meu pai devorava "A Bola" de uma ponta à outra).
Há muitas coisas que descreves que se passaram comigo. A diferença é que tu ainda te lembras de quase todas. E eu, só me lembro, qd alguém resolve buscar estas deliciosas memórias de há uns tempos atrás.
Obrigado!

1904 fans

3:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

Já há muito que acompanho o teu blog, até o meti nos favoritos, e é com muito prazer que o faço. Gosto muito da tua escrita, é revigorante e sincera!Revejo-me em várias situações e isso torna-se ainda mais engraçado...
Parabéns pela forma como consegues transmitir em palavras o que te vai no eu.


spencer

5:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

ÓH tempo volta pra tras!

Como de delicio com as tuas cronicas!

Aquele Abraço

MS VE

7:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mais um bom post; e nós aqui a enchermos o ego ao autor do blog...eheh.
Fora de brincadeiras: revi-me em muito do que disseste e é curioso que ainda no verão do ano passado na velhinha casa de férias da minha avó encontrei e encantei-me em ler 2 páginas duma qualquer edição d'A Bola ainda de páginas enormes e daquelas em que a impressão era a preto e vermelho e as "gordas" eram de forma super arredondada. Lembram-se ?
Abraço.

Sport Lisboa e Benfica Fan.

3:07 PM  
Blogger Manuel Neves said...

Sim, de facto, isto é o alimento do meu ego. Lol.
Recordar é mesmo viver... Lembro-me mesmo muito bem era de pedir ao meu pai para não deitar "A Bola" de domingo fora para eu poder ver os onzes titulares das equipas e depois jogar subutteo. Era tão meticuloso que ficava lixadíssimo com os meus amigos quando não sabiam um nome ou quando atribuiam todos os golos ao mesmo jogador.
A minha recordção mais marcante de subutteo foi um amigo dos meu pais pegar nos meus papéis do meu "campeonato de subutteo" (uma maneira eficaz de fazer sempre o Benfica campeão) e dizer: "Bem... O Sporting ainda não ganhou nenhum jogo.... E o Benfica ainda não sofreu golos" Do alto do seu Benfiquismo, o meu Pai disse: "O miúdo está bem educado..."

4:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu era bastante meticuloso nas minhas brincadeiras futebolisticas quando era miudo...
Pegava nos bonecos dos bolos(aqueles pequeninos de borracha, lembram-se??), arrancava com os dentes a bola da cabeça do número sete (paneira ou pacheco) e jogava com essa bola e com esses bonecos no campo do subbuteo!Era genial...que saudades...passava horas naquilo :)
Cumprimentos benfiquistas


spencer

4:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Parabéns pelo conteúdo do blog e votos de continuação de óptimos posts.

Já agora, aproveito para publicitar o catennacio e aconselharia a leitura de um tópico sobre as claques.

2:41 AM  

Post a Comment

<< Home