Tuesday, December 21, 2004

Benfica - Penafiel: Vida de adepto

Provavelmente ninguém se lembraria do jogo com o Rio Ave se tivéssemos ganho. Nunca mais se falava disso. Como provavelmente não se falará mais deste Benfica-Penafiel, ainda para mais, com Natal, 2005 e derby à porta. A não ser claro, que não tivéssemos ganho. Felizmente fizemo-lo e não se fala mais disso.
Estávamos poucos na bancada. Um poucos que dói mais se pensarmos que não só o Benfica foi "abandonado", mas também a homenagem ao Ultra que partiu.

20 minutos de silêncio em protesto. 20 minutos que custam a passar, a engolir... É difícl termos que mostrar aos nossos jogadores que somos obrigados a separá-los das camisolas, a tratá-los como entidades diferentes.

É pesado cantar e ouvir a nossa voz. Parte do encanto disto é sentirmos a curva toda a cantar. ficando sempre aquela sensação linda de uníssono, como se só lá estivesse uma entidade a puxar pelo Benfica. Quando estamos poucos tudo isso se perde. A vontade de cantar cai, o encanto sai de cena. Mas acho que isto faz parte desta vida de adepto. Aprender a perder, aprender a ver o clube mal. Não só é necessário como é instrutivo. Aprendemos a cantar a ouvir a nossa voz, temos que puxar pelo gajo do lado, temos que ver como 1-0 ao Penafiel até é um resultado útil.
A vida de adepto não é só ganhar em alvalade no último minuto com um golo a 30 metros, de pois de darmos um show vocal brutal. Também é ganhar 1-0 ao Penafiel, em casa, a não cantar nada, a ver os jogadores não virem agradecer o (pouco) apoio que demos.
Os que não passam por isto se calhar não sabem o que é sentir a diferença. O que eu sei é que não me esqueço que ganhámos 1-0 ao Penafiel. E foi um bom resultado.

4 Comments:

Blogger Tanque Silva said...

Penso que o teu blog está muito bom , e partilho muitas das tuas ideias . O que te quero perguntar é como é possivel os grupos do nosso Benfica terem chegado a este estado . benfica/estoril 30 Diabos , 30 NN ; Benfica/Penafiel 50 Diabos , 40 NN ?
O que é que se passa ? Faz falta um novo grupo com mais força?
almeida1917@sapo.pt

9:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oh grama não era necessário!!!
Os números q aqui apresentas são um pouco abusados: 40 NN's??? 50 NN's??? Não andas a ver mal? Note-se que sou NN e nada tenho contra os diabos.

No que ao blog diz respeito, apenas umas palavras: é simplesmente fantástico. Ler o q este diabo nos conta é, para quem sabe o que é viver atrás de um clube, sentir que há mais pessoas q sofrem da mesma doença. As manifestações e acções não serão iguais (todos somos diferentes), mas em pequenos pormoneres (ou serão pormaiores?) somos todos iguais. Somos BENFICA.

Parabéns a ti, q aqui deixas algumas pérolas q tanto gosto de ler, e a todos os q acompanham semama após semana o nosso amor (seja de autocarro, seja de carro; seja com mentalitá, seja sem mentalitá; sejam ultras ou casuals).

E não desistam (apesar de eu saber perfeitamente q aqueles a q me dirigi anteriormente não desistem). Não vale a pena. A nossa doença é perpétua.

Abraço para todos e boas festas.

E q o Ano Novo nos traga (mais) uma vitória no Alvalade X(I)XI

11:18 AM  
Blogger Manuel Neves said...

Bom, acho que esses números são algo...pequenos. Mas quanto ao menor número (evidente) de gente, acho normal. Quando o clube está mal, isso reflecte-se nas curvas. Mas acho que quem gosta vai sempre.

Quanto ao segundo comentário: para já, um muito obrigado.
Depois um não menos importante: concordo e subscrevo. Já pensei muitas vezes em mudar o nome do blog para "Diário de um Adepto". Quando aqui escrevo, gosto de o fazer sobre o essencial, que é o meu amor ao Benfica. "Re-concordo" com o facto de ser de menor importância se temos ou não mentalità, se curtimos mais tifos ou bandeiras. Acho que o essencial é que "somos Benfica", como tu tão bem disseste. Isso é que eu não esqueço, que sou do Benfica. Isso é que é o essencial e é a génese de tudo.
Teremos sempre as nossas diferentes maneiras de manifestar isto, mas este "isto" é demasiado grande mesmo. Este "isto" é o meu Benfiquismo. É ficar todo babado quando vejo a equipa entrar em campo e saudar o público com aquela vénia que me habituei a ver desde pequenino.
Estou contente de partilhar esta "doença perpétua" com outros. Mesmo que a manifestem de formas diferentes.
Um grande abraço e outro obrigado.

Boas festas a todos!

12:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é, a vénia que os jogadores faziam qd entravam em campo, virados para o antigo 3º anel era um dos mitos que suportava a mística benfiquista. Era? Pois, perdeu-se o hábito e qd me lembro desses momentos que antecediam um jogo do nosso clube na Luz, assola-me uma nostalgia que me faz sentir de novo que a mística existe ainda. Sim, porque o Benfica somos nós e entre muitos de nós, ainda há os que cá andavam nesses tempos. E que hj ainda sentimos. Naturalmente que as coisas mudaram com o tempo. Naturalmente que sim. Quem me dera não ter de dizer isto...

Gonçalo

4:57 PM  

Post a Comment

<< Home