Friday, January 28, 2005

Benfica - lagartos: Sou do Benfica e isso me envaidece!...

"Epá não acredito. Dois derbies em 20 dias... Não... Não! Tudo menos isto! Aqueles cabrões só cantam a ganhar... Amanhã vou ser tão massacrado. E aquele Paíto que nunca há-de ser ninguém na vida a marcar aquele golo... Que merda." - Todos os meus pensamentos eram isto. A vida, depois daquele do 2-3 lagarto pareceu-me um inferno. Não era possível. Não podia ser verdade. O derby mais espectacular, o derby que ia ser mais lembrado nos próximos 5 anos não podia ser deles. Não. Não no nosso estádio, não na nossa casa...
Um puto atrás de mim (que não falha um jogo em casa e passa a vida a cantar, frenético e cheio de Benfiquismo...) diz: "E se cantássemos pelo Fehér? Marcávamos de certeza."
No megafone, começou o "Miki Fehéeer!" Ainda nem tínhamos acabado de bater as palmas a compasso e o Simão enche o pé. Toma. Lá para dentro.
"GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLOOOOOOOOOOOOOO!!!! TOMA CARALHO! TOMA! TOMEM SEUS FILHOS DA PUTA!!!"
A Luz ia vindo abaixo. Eu ainda olhei para o miúdo com ar incrédulo, abracei-o e disse-lhe: "És o maior!!" Olhámos para o lado e as cabeças dos lagartos pareciam querer explodir. Já não bastava a boca dos Calipos (Ahahahaha!!!), agora isto. Naquele momento, tive a certeza absoluta que íamos ganhar. Não podia ser de outra maneira. O Mundo só fazia sentido assim. Um jogo daqueles só podia acabar connosco a ganhar. Porque nós somos o Benfica e eles são o sporting. Porque nestes momentos, em que o derbies são mais empolgantes, em que parece que o destino do Universo se vai decidir ali (e a emoção deste jogo foi tão grande que parecia que todas as nossas vidas futuras se decidiriam ali...), é obrigatório o Benfica ganhar. É natural. É o rumo natural da coisa. Porque nós somos o Benfica e eles são o sporting. Porque eles nasceram para pensar que aquilo já estava no papo e nós nascemos para lhes fazer que não. Porque a nossa existência (sobretudo em derbies que mais parecem finais do campeonato do Mundo) há-se sempre oprimir a deles.
Este derby foi simbólico. Porque foi o mais emotivo, porque entrou para a história do futebol português, porque teve golos, expulsões, reviravoltas, tudo. Ganhar este derby era ganhar O derby. Daí que nos tenha sabido tão bem. Daí o festejo prolongado, os gritos de vitória (quando só passámos uma eliminatória na Taça....). Porque por muito que alguém se recorde deste jogo como "empolgante", "emocionante", nós vamos sempre recordá-lo como o derby fantástico que nós ganhámos quando os lagartos já cantavam vitória. Este foi um super derby, e representativo da magia desta rivalidade porque o Benfica ganhou.
Perguntaram-me (inocentes...) amigos meus, se o sporting tivesse ganho se eu estava satisfeito com o jogo. Obviamente que não. Antes ganhar 1-0 com um golo de merda a perder um derby tão espectacular como aqueles. Mas melhor, melhor, é ganhá-los assim.

Quando o Miguel Garcia falhou o penalty nem festejei tanto como no terceiro golo. Era a sequência natural do milagre que aquele miúdo protagonizou. Tchau sporting. Obrigado rapazes por terem lutado. Oxalá fosse sempre assim.

Cheguei a casa e parecia que não tinha feito o caminho a pé. Parecia que tinha voad0, de tão feliz que estava. A felicidade era imensa. De vez em quando deixava escapar uma gargalhada ao rever o golo do Simão. Tão lindo....
Sou do Benfica e isso me envaidece.....

9 Comments:

Blogger Bakero said...

Olha, não te conheço nem faço parte de nenhuma claque do Benfica...mas se me permitires, sou Benfiquista como tu: doente, declaradamente doente, caramba, alegremente doente pelo nosso Benfica!
E deixa-me que te diga: devias escrever um livro sobre as tuas vivências enquanto adepto do glorioso, de futebol e dos Diabos Vermelhos! Porque escreves sempre o que eu senti, o que eu vivi antes, durante e depois dos jogos...parabéns!

Ps: Esse miudo deve ser mesmo algo de fantástico, porque até eu que não sou ultra (no sentido que vocês dão de ultra), já ouvi falar num tal rapazito que canta como se não houvesse amanhã na frente dos Diabos...parabéns também para ele!

3:29 PM  
Blogger Manuel Neves said...

Obrigado pelos elogios:)

Esse miúdo respira mesmo Benfiquismo. É um exemplo. Só mesmo ele para não se deixar abalar pelo golo dos lagartos!

Um grande abraço!

5:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

HT - Escreves muito, muito bem. Com muito sentimento. Devias tentar dar o salto. Pensa nisso. És do Benfica e isso me envaidece.

5:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

Estás a ver, amigo. Afinal, não sou o único a dizer o que já te tinha dito há uns tempos atrás. Pensa mesmo nisso. Quem tem esta facilidade de passar para palavras o que vai sentindo, não merece ficar por um blog.

Resistance 1904

9:26 AM  
Anonymous Anonymous said...

Foi realmente um jogo fenomenal, daqueles para guardar por uns anos na memória.

Quanto às capacidades de escrita um conselho: As asneiras, como a palavra misógeno, que eu pessoalmente adoro a par de wisconsin e defenestrar, têm a sua vez de entrar em cena, mas só em situações muito especiais. Não as "banalizes" (vide escrita de Miguel Esteves Cardoso sobre este tema). Deixa de ser uma descrição dos acontecimentos para passar a ser ordinário (ordinário, entenda-se comum e usado regularmente). Um grande abraço e até domingo, na curva.

Guifes

6:06 AM  
Blogger Manuel Neves said...

Os palavrões não podem ser vulgarizados na escrita. Concordo. O Esteves é 1 escritor banal não só porque faz isso, mas porque as ideias dele são banais.
Acontece que em futebolês, estes são recorrentes. Mas agradeço o conselho e prometo segui-lo!

Abraços!

12:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Epá por este andar perco o lugar de leitor N1. :)

Realmente foi dos derbies mais emocionantes que já vivi.
Só tenho mais uma coisa a acrescentar à tua fantastica cronica, faltou pelo menos um paragrafo à fumarada... que nostalgia colocar o caxe em redor da boca e do nariz... ai ai (é que eu ainda sou do tempo eheheh)

Aquele Abraço e domingo lá estaremos na CATEDRAL!

PS: AÍ AÍ se tudos fossem como o PUTO ARNELES...

PS1: n te vendas... n aos blogueiros prfi$$ionai$!

12:43 PM  
Blogger Arneles said...

Esse puto fui eu. André de arneles santos henriques. Sou benfiquista tenho 15anos e ja vou aos jogos ha 9anos e ja sou diabo desde 2003.Muita fé muita paixao passo os jogos a cantar mas sempre a rezar para o benfica ganhar.Agora mais crescido ja vou a jogos fora.Mas sempre que joguemos no estadio da luz estou sempre la.Ir a jogos fora tem um certo encanto estar presente de corpo e alma.Este ano fui a milao.Ja cumeça a ser habito ir a jogos fora cada vez mais.Quando tiver 18anos de certeza que não perderei nenhum jogo fora.Mas em relaçao aquele momento eu sabia que o feher estava presente porque ele me marcou muito.Inda hoje peço por ele e choro por ele pk acredito k ele esta la no ceu.E sei que ele ajuda o clube por o qual deixou a vida em campo porque o ama e por isso deixou a vida em campo.Porque quem sente sente. e o feher deu a vida pelo benfica e tando la nu ceu ta a torcer pelo benfica que lhe dedicaria u campeonato meses depois.E sei que sempre que precisar eles estara la para ajudar o benfica basta chamar, basta recordar, basta pensar nele.Ele sabe nos sabemos.Na terra, no mar, no paraiso, no ceu, deibaixo da terra, em qualquer parte nos damos tudo pelo o benfica, damos o nosso melhor por ele so ha uma razao e é simples nos todos amamos o benfica porque é a nossa vida.Nos somos benfica. Força benfica ctg ate depois de morrer.

6:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

arneles ... é emociante a tua historia.AAcho que devias abrir os olhos e passar a bola para lá da linha de golo ...
N t metas em confusoes, e acima d tudo n sejas paarvo com os teus amigos e colegas de vida.
Bnefica No Coraçao PARA SEMPRE !!!

12:06 PM  

Post a Comment

<< Home