Tuesday, December 28, 2004

O Benfica e o tempo

Acabei de ler A Noite do Oráculo, o último romance de Paul Auster que recebi no Natal. Um bom livro, mas que fica a perder em relação aos que li anteriormente do mesmo autor (O Livro das ilusões e Experiências com a Verdade). Mas não me quero perder em análises com Auster.
Acontece que A Noite do Oráculo fala, entre mil coisas, do tempo. Do passado, presente e futuro. Refere o autor, entre mil outras coisas, que é muito mais lógico querermos voltar ao passado do que ao futuro, porque quem se arriscaria a ver (e a tirar o gozo) as coisas que aí vêm, quando podia falar com antigos génios ou com parentes desaparecidos?
Em vésperas de ano novo, dou por mim a fazer as habituais análises ao ano. O que gostei mais, o que gostei menos, o que mudava. Nisto sou um bocado "austeriano" e gosto de perder (?) algum tempo a pensar no passado. (justifico assim ao leitor a seca que de literatura que lhe estava a dar). Acontece que nestas recordações de 2004 dou por mim a fazer algo que sempre fiz. Não consigo pensar num só facto sem relacionar com o meu Benfica. A memória é lixada.
Primeiros meses do ano: preparava-me para a minha época de exames. Lembro-me bem de ir ao Benfica - Académica em vésperas de uma frequência. Foi a homenagem a Fehér, não podia deixar de ir. Nos tempos que antecediam o exame seguinte passámos o Nacional na Taça. Não fui à bola, fiquei a "marrar". Ia recebendo por mensagem o resultado e não me aguentei a saber que estávamos a perder a dez minutos do fim, e tive que ir ouvir o que faltava para a rádio.
Lembro-me bem de Maio e da forma bem disposta que ia almoçar com os meus amigos, especialmente depois das vitórias no derby e na Taça.
E embrenhado nisto vejo que passei toda a minha vida assim. Há muito poucos factos da minha existência que não tenham o Benfica em paralelo, como se de uma segunda (ou primeira?) vida de se tratasse, mesmo ali ao lado, em paralelo.
Só assim posso justificar que me lembre bastante bem de um aniversário em particular, não só porque me diverti bastante, mas porque os lagartos perderam em Leiria nesse mesmo dia. As pessoas normais, julgo eu, nunca se lembrariam disto.
Acho que se um dia escrevesse algo parecido com o que Auster escreveu, nunca faria a trama com paralelismos e intersecções em enredos literários, como ele. Todas as minhas "analogias", paralelismos, coincidências e conclusões seriam viradas para futebol, para o Benfica.
E acho que a vida de todos os adeptos é assim. Todos os grandes Benfiquistas a quem já falei disso, confessam-me que quando se distraem nas aulas, reuniões, no trabalho ou em casa, dão por si a recordar os grandes golos ou a imaginar futuras vitórias e glórias.
Aqui não sei se concordarei com Auster no facto de preferir o passado. Acho que é praticamente indiferente. É-me praticamente impossível escolher entre recordar o golo do Geovanni em alvalade e imaginar uma goleada nas antas.
O que interessa é que se calhar todo os adeptos são Austers em potência e ninguém dá por isso.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Dois aniversários meus, duas vitórias em Alvalade.
2-0
Isaias e Cesar Brito
Zahovic e Tiago

Há coincidências...

10:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

Curioso estas coincidências!
Nos últimos 3 anos calhou ter um jantar de amigos da faculdade que, das 3 vezes, calhou precisamente com a visita do glorioso a Braga e por sinal ganhámos lá nos últimos 3 anos. Nunca me esqueço porque estou sempre a receber sms com o resultado do jogo.

De facto, há coincidências...

Saudações
Giorgio_DV

8:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Queria só deixar votos de continuação de um bom blog para 2005 e um bom ano pra todos com tudo aquilo que mais desejamos!

AMIGO aquele abraço

NÓS QUE AMAMOS O BENFICA SOMOS ASSIM

MS VE

9:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

lês livros muito intelectuais!! É suposto os ultras lerem livros destes??!! Há ultras evoluidos...
Bom ano 2005! Que as tuas alegrias sejam também as minhas!

12:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

Gajas atão e gajas???

7:10 PM  

Post a Comment

<< Home