Tuesday, December 07, 2004

Benfica - Estoril: o penalty que o Estádio da Luz marcou e a Velha Raposa

Ontem o Estádio da Luz fez um golo de penalty. Sem tirar nem por. Depois de uma série de decisões que puseram a Catedral à beira de um ataque de nervos, o árbitro do jogo de ontem viu-se no meio de uma pressão que nunca pensou sequer existir. Com os sócios todos de pé, como toda a gente a assobiar qualquer decisão, o coitado do homem assinalou aquele penalty, mas por ele até marcava mais três.
Os estádios e os adeptos têm esse poder. Daí que me custe ver a Luz vazia, quando com apenas 10/15 mil espectadores podemos criar um Inferno daqueles. Quando o árbitro assinalou aquele penalty o espanto foi geral, como se de repente a massa adepta do Benfica descobrisse que tem um poder ao mais puro estilo Harry Potter.
Naqueles 15, 20 minutos, senti mesmo que éramos todos jogadores, que remávamos todos para o mesmo lado, que era possível - mesmo numa segunda feira à noite! - reencarnar o espírito da Velha Catedral. E no fundo foi isso. Aquele espírito do "Inferno da Luz" surgiu do nada num aparentemente banal Benfica - Estoril.
Amava que esse espírito continuasse e este não fosse o único golo que a Catedral e os seus adeptos marcassem.

Odeio que assobiem o Trapattoni. Para além de desnecessário, é pedante. Quem critica a "Velha Raposa" tem que ter uma auto-estima muito grande. Estamos só a falar de um dos últimos mitos do futebol. Este homem ganhou tudo como jogador e treinador. T - U - D - O. José Mourinho, o treinador da moda (e provavelmente o melhor treinador do Mundo, actualmente), não merece a reverência que Mr. Trap merece. O homem é só e apenas uma lenda. Tem 65 anos, faz os exercícios físicos de jogadores de 20, e tem mais anos de jogo útil do que a maioria de nós de vida.
Enquanto nós nem no CM ganhamos sempre, esse senhor já tocou nos troféus todos, já trabalhou com os melhores jogadores do Mundo e já esteve em campo perto de lendas que nós adoraríamos ver uma vez ao vivo.
Para quem assobia (e nem deve apoiar), deixo-vos com uma foto do treinador do Sport Lisboa e Benfica, a jogar contra o seu actual clube, ao lado da maior figura de sempre do Benfica e do futebol português. E quem ainda não conseguir perceber que não é ninguém para criticar a Velha Raposa, talvez seja altura de pensar que o Trapattoni, em termos de títulos, está para o futebol mundial como o Sport Lisboa e Benfica para o futebol português.


5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não é por ser uma lenda ou por ser o treinador mais titulado do mundo que eu deixo de criticar. Um treinador sujeita-se a isto mesmo, faz parte da profissão, é o mundo dele. E as criticas, advêm sempre de maneiras diferentes de ver cada situação e surgem, normalmente, por descontentamento. Eu, no lugar dele, não faria certas substituições ou não poria nunca certos jogadores a titulares. Não quer dizer que ele esteja errado. Quer simplesmente dizer que tenho uma opinião diferente. Para mim, importante, importante, é que sejam fundamentadas.

3:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

Não é por ser uma lenda ou por ser o treinador mais titulado do mundo que eu deixo de criticar. Um treinador sujeita-se a isto mesmo, faz parte da profissão, é o mundo dele. E as criticas, advêm sempre de maneiras diferentes de ver cada situação e surgem, normalmente, por descontentamento. Eu, no lugar dele, não faria certas substituições ou não poria nunca certos jogadores a titulares. Não quer dizer que ele esteja errado. Quer simplesmente dizer que tenho uma opinião diferente. Para mim, importante, importante, é que sejam fundamentadas. Quanto aos assobios, não posso dizer mt mais do que o que escreveste.

Gonçalo

3:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

SL Benfica Ultra não te vi lá na bola... e além disso não é ppor tudo o que fez que não se pode dizer nada. Em séculos passados é que os reis faziam o que queriam e ninguem dizia nada porque eles eram como que os escolhidos por Deus. Respeito muito o nosso treinador mas não é por isso que deixo de pensar por mim mesmo e criticar objectivamente as decisões das quais discordo. Não são só os "misters" que percebem do assunto nós tambem entendemos nem que seja um bocadinho ou não????

11:20 AM  
Blogger Manuel Neves said...

O que eu defendo é que o Trap tem mais legitimidade do que todos os teinadores de bancada, não que seja intocável.
Portanto, antes de assobiarem a próxima substituição, esperem ao menos, para ver se dá resultado.
Quanto a quem diz que o Trap não tirou o Karadas por medo dos assobios: é um velho truque italiano similuar uma substituição para queimar tempo. Quando o jogador está mesmoa a sair, o treinador salta do banco e diz "Não foi este que eu disse!". O Milan fez isso 2 vezes há uns anos no Camp Nou. Chama-se ratice. É por estas e por outras que eu acho que se deve meter a mão na consicência antes de se criticar o Mr. Trapattoni.
Não defendo Deuses intocáveis, mas sim mais respeito e consideração para homens que estão em fotos como aquela.

6:01 AM  
Anonymous Anonymous said...

Qto ao criticar o Trap, epá é mais forte do que eu... enquanto o Argel lá andar a meter agua jogo após jogo, o Za a não correr e outras coisas que tal... desculpe Sr.º Trap mas vai ter de levar comigo!
Qto ao assobio, não sou apologista deles... bem pelo contrario... qto menos eles jogam mais eu tenho vontade de cantar e apoiar o SLB! por uma e simples razão... BRNFICA somos NÓS! as direccoes passam, os jogadores passam... e os verdadeiros (os adeptos ultras, casuais, anonimos e que tais) estão lá domingo após domingo!

VE MS

PS: domingo lá estaremos amigo a apoiar o MAGICO SLB

12:45 PM  

Post a Comment

<< Home