Sunday, December 05, 2004

Beveren - Benfica: Os dias da rádio

Não fui à Bélgica e além disso tive que ouvir o jogo na rádio, já que estava a viajar.
Tive saudades, a sério que tive. Já há montes de tempo que não ouvia um jogo na rádio. Aquele relato rapídissimo, que não dá tempo para pensar nem sequer para ter uma ideia realista do jogo deixa qualquer um à beira de um ataque de nervos.
Nick Horny no "Febre no Estádio - Diário de um Fanático" explica brilhantemente porque é que para nós, os fanáticos, os jogos na rádio custam tanto. O que se passa é que sem o suporte visual da televisão ou estádio temos tendência a imaginar o pior. Ninguém nos garante que naquele momento os dois defesas centrais não estão distraídos ou que o guarda-redes não está a atar os cordões. E isso deixa-nos sempre numa pilha de nervos. Imaginamos sempre a equipa adversária a rondara nossa área, os nossos ataques soam-nos sempre a inofensivos, enfim, tudo é um cataclismo sem fim.
Por acaso este jogo não foi assim (dada a ingenuidade do adversário) e como tal tive tempo para me lembrar dos meus tempos de miúdo, quando passava os domingos com o meu Pai a ouvir o Benfica na rádio e estávamos sempre à espera da "Pausa para tempos e resultados" para saber se oa azuis e os verdes já tinham sofrido algum golo... E o velhote que tem rádio que abundava em todas as bancadas? O velhote que tinha rádio era o primeiro a avisar quando os adversários sofriam um golo (falo de tempos em que se jogava ao domingo à tarde.... e tudo à mesma hora!), era o primeiro a dizer se tinha ou não sido falta, se tinha ou não sido penalty...
Hoje já ninguém ouve bola na rádio. Não porque ninguém aguente os nervos, mas porque o futebol moderno não se compadece com o romantismo destas personagens e raros são os jogos que são à mesma hora. Pior que isso é o gajo que estava à minha frente no comboio me vir mostrar os golos do Benfica no telemóvel dele... Antigamente os golos ou eram no estádio ou no domingo desportivo... Eram os domingos de futebol e os dias da rádio...

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Identifico-me inteiramente com o que escreveste. E sem duvida que ouvir o relato pela radio é mt pior, ás vezes ainda o adversário ta no meio campo e eles já estão a relatar com uma intensidade que parece que tão mesmo á beira da baliza, é imprório pra cardiacos mesmo!

Que saudades dos anos 80 e inicios dos 90...

Abraço

10:32 AM  
Anonymous Anonymous said...

Uma das grandes recordações que tenho de infancia é de andar no meu bairro a brincar aos domingos a tarde e ver os velhotes a ouvir a bola e eu sempre a espera que fosse golo do BENFICA para festejar. Belos tempos, tempos com grande mistica.

Abraços
Ninja DV Évora

6:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

E eu que pedia ao meu pai para me gravar o Domingo Desportivo porque era muito puto e tinha de estar na cama cedo para de manhã ir à escola.
E eu que vinha a correr para casa mal acabavam as aulas, só para ver a gravação do programa.
E eu que puxava a cassete de vídeo para trás, só para rever os golos do Benfica.
E eu que, já nessa altura, ia ao Estádio da Luz e tinha visto os golos ao vivo e a côres, não me cansava de os ver na televisão.
Acho sinceramente que o futebol paixão é das coisas mais românticas que já vivi.
Tenho pena que só uma vez por época tenha o privilégio de reviver esses tempos: na última jornada do campeonato.

Gonçalo

7:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu ainda sou do tempo que ao Domingo á tarde se estava no futebol e o velhote do lugar ao lado(cadeiras só nos camarotes)para além de estar a seguir o relato dos outros campos, conferia in loco os resultados do Totobola, isto sim, é Velho Estilo!!

10:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

eu continuo, aos 31 anos, a dar.-me ao luxo de ouvir sempre os relatos na rádio.. mesmo que veja na TV (sem som)... a emoção é muito maior.. e não existe aquela "mornice" do comentário sem emoção que nos presenteiam nos nossos canais..

6:16 PM  

Post a Comment

<< Home