Sunday, August 21, 2005

Contra o futebol moderno!

O Fight Club é um filme lindo. Podia escrever-vos mil coisas sobre o filme, que já vi 9 vezes. Já discuti, já sei partes de cor e salteado e já reflecti mil vezes sobre a mensagem. Mas vou limitar-me a usar uma "quote" (pelo menos para já quem sabe se não as começo a despejar) para vos alertar para o que quero escrever:

"ladies and gentleman, please fasten your seatbelts, the cabine`s pressure has dropped below zero..."

Sejam benvindos a uma viagem pelo futebol moderno. Uma viagem com algumas curvas e descidas rápidas e imprevistas. Talvez não seja segura e com curvas a mais, mas no estado das coisas, fá-la-emos inexoravelmente.
Apertem os cintos. Peguem nas coca-colas a três euros que vos vendem no estádio (apesar da vossa garrafa comprada no supermercado não poder entrar porque, afinal, vocês podiam atirá-la, não é verdade?) e imaginem por agora, que são adeptos do Farense daqui a - sei lá - quinze anos, estão nas distritais e vão jogar para a Taça (o Farense faz uma boa campanha e tal...) e calham com uma equipa de primeira divisão: o Algarve United. Os comandados do mítico Gazza têm um equipão. Vocês têm o Carlos Costa a treinador e onze juniores. Querem entrar no estádio Mac Donalds (fizeram até cartazes com "Invasão ao MacDonalds", inconscientes do rídiculo que tal seria nos anos 80), antigo estádio Faro - Loulé para abafar o estádio. Mas as coisas já não são como antigamente. Não há frases, não há estandartes, não há nada. Os adeptos do Farense já são poucos e a maioria não vai ao estádio. Os poucos que vão... são espalhados pelo estádio.
"Sector ospi...quê?!" dizem-vos os seguranças. Um na central, outro no topo, desculpem-me, enganei-me: um na bancada nokia, outro na singer e outros ainda - espalhados, claro - na siemens. Todos sentadinhos, quais cordeiros sedados. Vêm a vossa equipa levar 8 - 0 sem passar do meio campo e os que de vós já estão habituados a este "novo futebol" até aplaudem o golo de calcanhar que a estrela da equipa do A. United marcou.
Já enjoados com a viagem? A coisa mal começou...
Dispam agora essa camisola imaginária e vistam a do Manchester United. Perdão, Glazer United (afinal, avançámos no tempo, não foi?). As camisolas azuis (sim, porque a cor preferida do Glazer é essa e vocês não podem senão acenar aos caprichos do homem) brilham pelo relvado e até o melhor marcador da Premier League, o vosso querido Rooney, festeja os golos indo ao microfone do spekear: "Eu compro os produtos X - Glazer. Se queres ser como eu, fá-lo também!" Ah, como a criançada fica feliz! Os vossos filhos, muito antes de insultarem os adeptos do Arsenal que sofreram o golo pedem-vos, clementes: "Eu quero ter o produto X, Papá!" Mas logo alguém manda o puto sentar-se. Afinal, o golo é para se festejar só com umas palmas, sem reacções que tapem a visibilidade ao adepto atrás de nós. E apesar de tentarem explicar ao puto que foi golo no último minuto e que o Arsenal já não vai à fase final do torneio G8 (o mais prestigiado da altura, só para clubes com receitas de marketing acima de y milhões - torneio em que o Man Utd só entrou devido à contratação de um craque de publicidade), ele continua a borrifar-se para essas rivalidades que até lhe podem dar chatices na escola.
"Quero o 5º equipamento alternativo, Papá. O amarelo e roxo do Cristiano Ronaldo."
As tonturas consomem-vos, viajantes? A pressão está de facto muito baixa nesta cabine? Não acreditais no que vês? Mas e se fossem adeptos do Chelsea, tri - campeão europeu, com Mourinho ainda como treinador mas desta vez só com jogadores russos, com o primo de Abramovich já a guarda - redes? Já festejavam e congratulavam este futebol? Em que o jogo pára para se ver se foi fora de jogo e onde há 11 substuições para cada lado e descontos de tempo que a pay - tv aproveita para por os patrocínios que estavam nas camisolas dos teus ídolos? É só uma questão de adaptação, não é? No fundo, aquilo que aconteceu ao Salgueiros jamais acontecerá ao teu clube e tu não podias ter ido à manifestação de apoio ao clube - apesar de ser o clube da tua terra - porque estiveste no banco a pedir um empréstimo para comprares o teu lugar anual. É chato, mas pronto, isso só acontece aos outros.
Vómitos? Então, caro adepto? Enjoado? Enojado? Parece inverosímil, não é? Parece um conto de terror que eu inventei, certo? Agora olha à tua volta. Vê o monstro que se apodera do nosso jogo a cada dia. Senti-lo? Vê-lo? A rir-se da tua religião, da tua fé que se ama símbolos parvos e insignificantes como faixas, nomes e cores das camisolas. Consegues vê-lo? Olha para ele a invadir-te a televisão, a comprar jogadores que vendem mais camisolas que o teu jogador da casa, e que lhe vai roubar o lugar porque é mais popular para as audiências.... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...
Vê bem como já te tiraram as tochas, como já te roubaram os três estrangeiros (e isto não é uma questão de xenofobia, é uma questão de não por os clubes ricos mais ricos e os pobres mais pobres!) e começam a puxar devagarinho os nomes dos estádios... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...
Olha como já há mais publicidade que propriamente camisola, como já tens que levar com quarenta panfletos de empresas patrocinadoras e já não tens um topo, uma central ou uma
curva, mas uma marca qualquer... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...´
Esquece as tardes de domingo mágicas e os velhos com rádio ao ouvido. Esquece as bifanas e as cervejas. Esquece isso. Hoje perdemos isto, amanhã aquilo e depois és tu. Depois são os adeptos a ser vendidos. Depois vamos ser nós a tranformar-nos. Vamos deixar os caxes em casa deixar porque podemos sempre comprar um na loja do clube. Vamos deixar as bandeiras porque eles dão-nos no estádio umas com o símbolo de um lado e um patrocinador do outro. Vamos deixar as faixas porque não significam nada num futebol sem visitante e visitado, sem derbies e loucura.
Amanhã somos nós. Amanhã somos nós que acabamos.
Por isso depois de vomitares e chorares de raiva, depois de suportares a dor, acorda e luta. Nem que estejas no Chelsea a ganhar, não podes concordar com isto.

Contra o futebol moderno!!

23 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Brilhante!
Por isso não apoio o Chelski o seu triunfo(se já não triunfou) pode acelerar ainda mais o futebol negócio em que as equipas serão como as americanas que mudam de cidade, de dono como quem muda de camisas (até me arrepio a escrever isto) e em que não haverá paixão clubística porque não são os jogadores que me motivam a ir à bola é o SÍMBOLO.
Tou contigo contra o futebol moderno.

3:32 AM  
Anonymous Anonymous said...

Rapaz, este texto merece uma salva de palmas, mas de pé e daquelas bem longas. Continua que ainda recebes um prémio nobel ;)

5:04 AM  
Anonymous Anonymous said...

voltei e leio isto...
muito forte e muito abrangente. Infelizmente, muito provável...
contra o futebol moderno FODA-SE!!!!!~

spencer

4:42 PM  
Blogger casual said...

Fenomenal, simplesmente espectacular.
Descreveste a realidade de uma forma absolutamente fantástica.
Por fim tenho um último pedido para te fazer, já vi aqui alguns coments a falar de um livro e tal, se isto for verdade, por favor, continua a postar aqui pois isso é uma prova que não te associas ao consumismo de hoje em dia, do qual eu acredito que tu não faças parte.
Abraço casual.

2:35 PM  
Blogger casual said...

Fenomenal, simplesmente espectacular.
Descreveste a realidade de uma forma absolutamente fantástica.
Por fim tenho um último pedido para te fazer, já vi aqui alguns coments a falar de um livro e tal, se isto for verdade, por favor, continua a postar aqui pois isso é uma prova que não te associas ao consumismo de hoje em dia, do qual eu acredito que tu não faças parte.
Abraço casual.

2:36 PM  
Anonymous DaLuz said...

bom post, bom trabalho...
ja agora aproveita para ler:
http://www.ultras.at/tradition/index-pt.shtml

9:26 AM  
Blogger Desnorteado said...

adorei o texto, reflecte sem duvida o estado em que o nosso futebol se está a por, gostava de te pedir se possivel se posso postar isto no meu fotolog, www.fotolog.net/mentalidadeultra aproveita e passa la, e podes deixar la um comentario a dizer se me autorizas a por este teu texto ou não!

11:26 AM  
Anonymous Anonymous said...

É um ponto de vista que a maioria reconhece e aplaude, tal como eu. Os textos sao bons para alertar causas e acordar os acomodados a realidade. a luta é dura.. mas quem acredita vai a luta e juntos seremos fortes por uma causa justa.
Contra o futebol moderno!
kajo-Desnorteados

12:54 PM  
Anonymous Alcobaça said...

Grande texto. Nem um passo atrás!

Abraço

4:21 PM  
Blogger SL Benfica Ultra said...

´
Por motivos clubísticos (vim agora da Luz, da 2ª jornada...)o comentário de hoje é curto:
Grazie e usem o texto à vontade.

Abraços e desculpem lá o mau humor....

4:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

não ao futebol moderno... mas será k se um milionario sei lá,líbanês,kisesse comprar o slb e com isso trouxesse o rui costa,o pires,o ronaldo,o nesta...não ficariamos todos felizes?
é ,mesmo real essa ameaça a k tu fazes referencia? e será assim tão problemática? realmente as tochas já eram,as bandeiras já n se vêm,a mistica vai se apagando e espero k esse teu dom de vidente esteja totalmente errado. continua com este blog k vem enriquecendo de texto para texto.

5:01 AM  
Anonymous IG N said...

Obrigada pelo texto. Fiquei logo arrepiado quando o li pois tem toda a logica e se não fizermos nada, isso será o futuro do futebol.
Abraços de um Insane Guy e encontramo-nos no estadio da luz...não...skip...não...wiskas...desculpa ainda não sei qual vai ser o nome.
Abraços.

6:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

CLAP CLAP CLAP CLAP!! BRILHANTE!!

RAHC72

10:08 AM  
Anonymous jonas said...

Descobri o teu blog hj, porque este brilhante texto sobre o futebol moderno foi colocado no Ultras12. E pronto, basicamente era só pa te fazer uma vénia, mais que merecida plo texto..e depois li o blog,e por isso façot outra vénia. Um abraço and keep up the good work!

7:45 PM  
Blogger GR1904 said...

Um dia falei-te na hipotese de pensares, seriamente, em passar para um livro tudo aquilo que tens vindo a escrever neste espaço. A verdade é que não sou o único a falar nisso. Tenho esperança que um dia hei-de poder dizer aos meus amigos, qd tiveres o livro nas tuas mãos e nas minhas e nas de todos os que se revêem no que escreves, que partilhei contigo não só a bancada da Luz como também tantas outras por esse país fora. De resto, não posso nem devo adiantar mais nada. O que escreveste, tem tudo.

Grande abraço.

8:03 PM  
Blogger Adepto Fanático said...

This comment has been removed by a blog administrator.

4:57 PM  
Blogger Adepto Fanático said...

Que texto amigo... Tremendo e arrepiante.
A quem diz que ficava feliz se chegasse um libanês e contratasse os maiores, eu pergunto-lhe: e quando esse libanês se fartasse de jogar CM na vida real, como ficava o clube, ainda apoiavas isso?
O clube, é dos sócios!

T.

4:58 PM  
Blogger Barreira said...

Grande texto espero que não te importes mas eu meti-o no meu blog (com link dirctecto para aqui)

http://memoaxim.blogspot.com

6:12 PM  
Anonymous Anonymous said...

Podias era saber dar exemplos ... o Farense nao tem adeptos ? acorda pra vida masé. quem diz uma merda dessas ou é de olhao ou é burro como os de olhao.

12:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

seu Portugues burro. para de ser burro rapaz..

vc verá o q é futebol moderno quando kaka e luis fabiano e nilmar meterem 3x0 na bunda de portugal na copa

5:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Muito bom o teu POst!

Ultras Contra o Futebol Moderno, amigo.

Um abraço

Furioso

3:04 PM  
Anonymous Modern Greetings said...

I would highly support the best team. However, if whoever wins the game, I think that would be fair enough to also acknowledge and give an applause to the winner. Thanks for the post.

7:48 PM  
Blogger Zheng junxai5 said...

zhengjx20160512
oakley vault
ghd hair straighteners
ray ban sunglasses
cheap oakley sunglasses
coach outlet
michael kors outlet
toms outlet
coach outlet online
louis vuitton
burberry handbags
louis vuitton purses
coach outlet store online
true religion sale
coach factory outlet online
longchamp le pliage
oakley sunglasses
beats by dr dre
michael kors outlet
tiffany and co jewelry
michael kors bags
adidas outlet store
michael kors outlet
montblanc pens
coach outlet
adidas superstar shoes
jordan 3 retro
tory burch outlet
louis vuitton outlet
coach factory outlet online
nike air max 90
kate spade outlet
north face jackets
nike roshe one
ray ban eyeglasses
louis vuitton purses
rolex watches
louis vuitton outlet online
polo ralph lauren outlet
ray ban sunglasses uk
nike air max uk

8:46 PM  

Post a Comment

<< Home