Sunday, August 21, 2005

Contra o futebol moderno!

O Fight Club é um filme lindo. Podia escrever-vos mil coisas sobre o filme, que já vi 9 vezes. Já discuti, já sei partes de cor e salteado e já reflecti mil vezes sobre a mensagem. Mas vou limitar-me a usar uma "quote" (pelo menos para já quem sabe se não as começo a despejar) para vos alertar para o que quero escrever:

"ladies and gentleman, please fasten your seatbelts, the cabine`s pressure has dropped below zero..."

Sejam benvindos a uma viagem pelo futebol moderno. Uma viagem com algumas curvas e descidas rápidas e imprevistas. Talvez não seja segura e com curvas a mais, mas no estado das coisas, fá-la-emos inexoravelmente.
Apertem os cintos. Peguem nas coca-colas a três euros que vos vendem no estádio (apesar da vossa garrafa comprada no supermercado não poder entrar porque, afinal, vocês podiam atirá-la, não é verdade?) e imaginem por agora, que são adeptos do Farense daqui a - sei lá - quinze anos, estão nas distritais e vão jogar para a Taça (o Farense faz uma boa campanha e tal...) e calham com uma equipa de primeira divisão: o Algarve United. Os comandados do mítico Gazza têm um equipão. Vocês têm o Carlos Costa a treinador e onze juniores. Querem entrar no estádio Mac Donalds (fizeram até cartazes com "Invasão ao MacDonalds", inconscientes do rídiculo que tal seria nos anos 80), antigo estádio Faro - Loulé para abafar o estádio. Mas as coisas já não são como antigamente. Não há frases, não há estandartes, não há nada. Os adeptos do Farense já são poucos e a maioria não vai ao estádio. Os poucos que vão... são espalhados pelo estádio.
"Sector ospi...quê?!" dizem-vos os seguranças. Um na central, outro no topo, desculpem-me, enganei-me: um na bancada nokia, outro na singer e outros ainda - espalhados, claro - na siemens. Todos sentadinhos, quais cordeiros sedados. Vêm a vossa equipa levar 8 - 0 sem passar do meio campo e os que de vós já estão habituados a este "novo futebol" até aplaudem o golo de calcanhar que a estrela da equipa do A. United marcou.
Já enjoados com a viagem? A coisa mal começou...
Dispam agora essa camisola imaginária e vistam a do Manchester United. Perdão, Glazer United (afinal, avançámos no tempo, não foi?). As camisolas azuis (sim, porque a cor preferida do Glazer é essa e vocês não podem senão acenar aos caprichos do homem) brilham pelo relvado e até o melhor marcador da Premier League, o vosso querido Rooney, festeja os golos indo ao microfone do spekear: "Eu compro os produtos X - Glazer. Se queres ser como eu, fá-lo também!" Ah, como a criançada fica feliz! Os vossos filhos, muito antes de insultarem os adeptos do Arsenal que sofreram o golo pedem-vos, clementes: "Eu quero ter o produto X, Papá!" Mas logo alguém manda o puto sentar-se. Afinal, o golo é para se festejar só com umas palmas, sem reacções que tapem a visibilidade ao adepto atrás de nós. E apesar de tentarem explicar ao puto que foi golo no último minuto e que o Arsenal já não vai à fase final do torneio G8 (o mais prestigiado da altura, só para clubes com receitas de marketing acima de y milhões - torneio em que o Man Utd só entrou devido à contratação de um craque de publicidade), ele continua a borrifar-se para essas rivalidades que até lhe podem dar chatices na escola.
"Quero o 5º equipamento alternativo, Papá. O amarelo e roxo do Cristiano Ronaldo."
As tonturas consomem-vos, viajantes? A pressão está de facto muito baixa nesta cabine? Não acreditais no que vês? Mas e se fossem adeptos do Chelsea, tri - campeão europeu, com Mourinho ainda como treinador mas desta vez só com jogadores russos, com o primo de Abramovich já a guarda - redes? Já festejavam e congratulavam este futebol? Em que o jogo pára para se ver se foi fora de jogo e onde há 11 substuições para cada lado e descontos de tempo que a pay - tv aproveita para por os patrocínios que estavam nas camisolas dos teus ídolos? É só uma questão de adaptação, não é? No fundo, aquilo que aconteceu ao Salgueiros jamais acontecerá ao teu clube e tu não podias ter ido à manifestação de apoio ao clube - apesar de ser o clube da tua terra - porque estiveste no banco a pedir um empréstimo para comprares o teu lugar anual. É chato, mas pronto, isso só acontece aos outros.
Vómitos? Então, caro adepto? Enjoado? Enojado? Parece inverosímil, não é? Parece um conto de terror que eu inventei, certo? Agora olha à tua volta. Vê o monstro que se apodera do nosso jogo a cada dia. Senti-lo? Vê-lo? A rir-se da tua religião, da tua fé que se ama símbolos parvos e insignificantes como faixas, nomes e cores das camisolas. Consegues vê-lo? Olha para ele a invadir-te a televisão, a comprar jogadores que vendem mais camisolas que o teu jogador da casa, e que lhe vai roubar o lugar porque é mais popular para as audiências.... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...
Vê bem como já te tiraram as tochas, como já te roubaram os três estrangeiros (e isto não é uma questão de xenofobia, é uma questão de não por os clubes ricos mais ricos e os pobres mais pobres!) e começam a puxar devagarinho os nomes dos estádios... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...
Olha como já há mais publicidade que propriamente camisola, como já tens que levar com quarenta panfletos de empresas patrocinadoras e já não tens um topo, uma central ou uma
curva, mas uma marca qualquer... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...´
Esquece as tardes de domingo mágicas e os velhos com rádio ao ouvido. Esquece as bifanas e as cervejas. Esquece isso. Hoje perdemos isto, amanhã aquilo e depois és tu. Depois são os adeptos a ser vendidos. Depois vamos ser nós a tranformar-nos. Vamos deixar os caxes em casa deixar porque podemos sempre comprar um na loja do clube. Vamos deixar as bandeiras porque eles dão-nos no estádio umas com o símbolo de um lado e um patrocinador do outro. Vamos deixar as faixas porque não significam nada num futebol sem visitante e visitado, sem derbies e loucura.
Amanhã somos nós. Amanhã somos nós que acabamos.
Por isso depois de vomitares e chorares de raiva, depois de suportares a dor, acorda e luta. Nem que estejas no Chelsea a ganhar, não podes concordar com isto.

Contra o futebol moderno!!

21 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Brilhante!
Por isso não apoio o Chelski o seu triunfo(se já não triunfou) pode acelerar ainda mais o futebol negócio em que as equipas serão como as americanas que mudam de cidade, de dono como quem muda de camisas (até me arrepio a escrever isto) e em que não haverá paixão clubística porque não são os jogadores que me motivam a ir à bola é o SÍMBOLO.
Tou contigo contra o futebol moderno.

3:32 AM  
Anonymous Anonymous said...

Rapaz, este texto merece uma salva de palmas, mas de pé e daquelas bem longas. Continua que ainda recebes um prémio nobel ;)

5:04 AM  
Anonymous Anonymous said...

voltei e leio isto...
muito forte e muito abrangente. Infelizmente, muito provável...
contra o futebol moderno FODA-SE!!!!!~

spencer

4:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

bom post, bom trabalho...
ja agora aproveita para ler:
http://www.ultras.at/tradition/index-pt.shtml

9:26 AM  
Blogger Desnorteado said...

adorei o texto, reflecte sem duvida o estado em que o nosso futebol se está a por, gostava de te pedir se possivel se posso postar isto no meu fotolog, www.fotolog.net/mentalidadeultra aproveita e passa la, e podes deixar la um comentario a dizer se me autorizas a por este teu texto ou não!

11:26 AM  
Anonymous Anonymous said...

É um ponto de vista que a maioria reconhece e aplaude, tal como eu. Os textos sao bons para alertar causas e acordar os acomodados a realidade. a luta é dura.. mas quem acredita vai a luta e juntos seremos fortes por uma causa justa.
Contra o futebol moderno!
kajo-Desnorteados

12:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

Grande texto. Nem um passo atrás!

Abraço

4:21 PM  
Blogger Manuel Neves said...

´
Por motivos clubísticos (vim agora da Luz, da 2ª jornada...)o comentário de hoje é curto:
Grazie e usem o texto à vontade.

Abraços e desculpem lá o mau humor....

4:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

não ao futebol moderno... mas será k se um milionario sei lá,líbanês,kisesse comprar o slb e com isso trouxesse o rui costa,o pires,o ronaldo,o nesta...não ficariamos todos felizes?
é ,mesmo real essa ameaça a k tu fazes referencia? e será assim tão problemática? realmente as tochas já eram,as bandeiras já n se vêm,a mistica vai se apagando e espero k esse teu dom de vidente esteja totalmente errado. continua com este blog k vem enriquecendo de texto para texto.

5:01 AM  
Anonymous Anonymous said...

Obrigada pelo texto. Fiquei logo arrepiado quando o li pois tem toda a logica e se não fizermos nada, isso será o futuro do futebol.
Abraços de um Insane Guy e encontramo-nos no estadio da luz...não...skip...não...wiskas...desculpa ainda não sei qual vai ser o nome.
Abraços.

6:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

CLAP CLAP CLAP CLAP!! BRILHANTE!!

RAHC72

10:08 AM  
Anonymous Anonymous said...

Descobri o teu blog hj, porque este brilhante texto sobre o futebol moderno foi colocado no Ultras12. E pronto, basicamente era só pa te fazer uma vénia, mais que merecida plo texto..e depois li o blog,e por isso façot outra vénia. Um abraço and keep up the good work!

7:45 PM  
Blogger GR1904 said...

Um dia falei-te na hipotese de pensares, seriamente, em passar para um livro tudo aquilo que tens vindo a escrever neste espaço. A verdade é que não sou o único a falar nisso. Tenho esperança que um dia hei-de poder dizer aos meus amigos, qd tiveres o livro nas tuas mãos e nas minhas e nas de todos os que se revêem no que escreves, que partilhei contigo não só a bancada da Luz como também tantas outras por esse país fora. De resto, não posso nem devo adiantar mais nada. O que escreveste, tem tudo.

Grande abraço.

8:03 PM  
Blogger Barreira said...

Grande texto espero que não te importes mas eu meti-o no meu blog (com link dirctecto para aqui)

http://memoaxim.blogspot.com

6:12 PM  
Anonymous Anonymous said...

Podias era saber dar exemplos ... o Farense nao tem adeptos ? acorda pra vida masé. quem diz uma merda dessas ou é de olhao ou é burro como os de olhao.

12:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

seu Portugues burro. para de ser burro rapaz..

vc verá o q é futebol moderno quando kaka e luis fabiano e nilmar meterem 3x0 na bunda de portugal na copa

5:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Muito bom o teu POst!

Ultras Contra o Futebol Moderno, amigo.

Um abraço

Furioso

3:04 PM  
Anonymous Modern Greetings said...

I would highly support the best team. However, if whoever wins the game, I think that would be fair enough to also acknowledge and give an applause to the winner. Thanks for the post.

7:48 PM  
Blogger Unknown said...

www0613
coach outlet
mulberry handbags
air huarache
off white
baltimore ravens jerseys
pandora outlet
canada goose outlet
cheap jordans
canada goose jackets
hawks jerseys

8:36 PM  
Blogger Unknown said...

qzz0706
longchamp solde
denver broncos jerseys
air huarache
coach outlet online
tory burch outlet
jack wolfskin
swarovski outlet
michael kors wallets
polo ralph lauren
nike presto

7:19 PM  
Blogger Unknown said...

louboutin shoes
pandora
coach outlet online
ugg boots clearance
uggs outlet
moncler online outlet
oakley sunglasses
giuseppe zanotti sneakers
canada goose jackets
michael kors outlet
08/14

1:05 AM  

Post a Comment

<< Home