Thursday, July 21, 2005

Carta aberta ao Miguel

Miguel:

Faz amanha dois meses que o meu Benfica se sagrou Campeão Nacional. Já passaram dois meses mas eu continuo a arrepiar-me com as imagens (mesmo que sejam repetidas) dos festejos e continuo a ficar emocionado quando falo com Benfiquistas que não vejo há muito e me contou o que fizeram no 22 de Maio de 2005.
Desse dia para cá, o "teu" caso foi a pior coisa que aconteceu ao Benfica (se nos esquecermos da Taça de Portugal, claro). Escrevo-te para te dizer que és triste. O teu caso, mais que raiva, ódio ou outro sentimento agressivo dá-me pena. Tu és triste. Um triste.
És só mais um mercenário que achou que o futebol já é totalmente gerido por dinheiro e por empresários (não esquecendo essa bela espécie: os advogados) e que os adeptos já não contam. E então desrespeitaste-nos. Achaste que podias pura e simplesmente passar-nos por cima.
É óbvio que o eu raciocínio não foi este: "Estou-me a cagar para os adeptos", isso implicaria maldade e até uma certa inteligência perversa que tu, obviamente, não tens. Reafirmo: tu és um pobre coitado, um triste palhaço que não sabe no que se meteu.
Comecei por te falar do épico fim de tarde de 22 de Maio (que acabou naquela madrugada mágica de 23 onde se afogaram todas as mágoas dos últimos anos) para te dizer o seguinte: tu foste um dos onze homens que entraram em campo e me deram das maiores alegrias da minha vida. Jamais esquecerei este onze: Quim; Miguel, Ricardo Rocha, Luisão, Dos Santos; Manuel Fernandes, Petit, Geovanni, Nuno Assis, Simão; Nuno Gomes (e só me lembro de entrarem o João Pereira e o Mantorras, não sei se foi feita uma 3ª substituição) Allenatore: Trap. Talvez tu não saibas o que isto significa, mas para nós, adeptos - aqueles que a tua estupidez desprezou - este onze entrou para a nossa memória colectiva.
Por exemplo: uma amiga da minha avó, cujo marido era um homem riquíssimo e fervoroso adepto Benfiquista (inclusive dava grandes doações à nossa causa) disse-me há poucos dias, quando a encontrei, que a direcção Benfiquista lhe telefonou nessa noite, enchendo-a de alegria por não se terem esquecido do que o marido sentia quando o Benfica entrava em campo, e sentiria naquele fim de tarde se fosse vivo. O Benfica, e a paxião clubística são isto, Miguel. Tu estavas nos 11 homens que deram esta alegria à senhora. Mas pela tua estupidez (ou quiçá, simples burrice) desprezaste tudo o quanto eu, esse senhor e muitos milhares (diz-se que somos 14 milhões....) investimos emocionalmente neste clube. Talvez não tenhamos a força económica daqueles que agora decidem o teu futuro como se fosses um bonequinho de subbuteo. Mas temos uma força impressionante, garanto-te.
Daí que da próxima vez que recordarmos o fim de tarde de 22 de Maio e aquela festa linda de 23, talvez eu, a amiga da minha avó (em nome do seu marido) e mais aproximadamente 14 milhões digamos: Quim; Ricardo Rocha, Luisão, Dos Santos; Manuel Fernandes, Petit, Geovanni, Nuno Assis, Simão; Nuno Gomes (e só me lembro de entrarem o João Pereira e o Mantorras, não sei se foi feita uma 3ª substituição) Allenatore: Trap. O teu nome será paulatinamente apagado e nunca mais envergarás a camisola vermelha e aquele símbolo mágico que quando honrado dá a imortalidade. É que dos onze nomes que ganharam o Campeonato, restarão dez porque nós vamos apagar o teu.
És triste. És mesmo triste e dás-me pena. Olha: adeus.

Cumprimentos

15 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Concordo com tudo...sinto-me apunhalado pelas costas...era dos jogadores que mais gostava e admirava,mas isto nao se faz...acima de tudo nao mereciamos...nós os adeptos.

Um aparte...tal como a maioria dos portugueses fui seduzido pelo euro milhoes desde o inicio e uma das minha chaves fixas tinha os numeros dos jogadores do BENFICA que eu mais gostava, e la estava o 23...obviamente tive que o trocar...Ja o esqueci! Adeus!

11:56 AM  
Blogger Ninja said...

Epa nós não podemos ver só um lado. Eu tambem gostava do miguel e tambem estou magoado com o que ele fez. Agora não podemos querer que um jogador esteja para sempre no Benfica só porque temos 14milhões de adeptos e é adorado por eles. Há jogadores que gostam tanto ou mais do benfica que nós, e se calhar até era o caso. Mas os jogaodres querem campeonatos mais competitivos e temos de compreender isso. Eu critico o miguel acima de tudo nos metodos e agora que pague e que se vá embora de preferencia com um caralho nas nalgas, mas compreendo a ambição de querer ir para Italia, ou afinal o Rei Eusébio não chegou a assinar pelo Inter e só não foi porque o Salazar não permitiu.

12:01 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ninja, todos percebem a ambição que o Miguel tinha, e toda a gente compreenderia que ele quisesse sair. A questão não é essa, a questão é a maneira como ele sai.

E já agora, o 11 foi:

Quim, Dos Santos, Ricardo Rocha, Luisão, Manuel Fernandes, Petit, Simão, Geovanni, Nuno Assis, Nuno Gomes e MIKI FEHÉR!

Saudações!

12:29 PM  
Blogger Manuel Neves said...

Ninja:
Ele até pode gostar do Benfica, mas de boas intenções está o inferno cheio... Portou-se mal, agiu de má fé. Pagará por isso. Amava que quando ele voltasse à Luz lhe mandassem uma cabeça de porco como mandaram ao Figo.
Detesto jogadores que traem e ainda mais os que ainda me tentam dizer que são Benfiquistas. Se assim fossem não tinham problemas em aguardar mais uns meses por propostas boas para os dois lados. Não quis esperar e acreditou naqueles dois em vez de respeitar-nos. Agora aguente-se.
Também adorava que ele visse o Mundial ao meu lado num café.

César Cardoso:

O verdadeiro onze foi esse;)

1:46 PM  
Blogger Ninja said...

Exacto os métodos não foram de maneira alguma os mais correctos. Não quero ver mais aquele rapaz com a nossa camisola vestida. Faz-me lembrar quando o traidor do pacheco foi jogar ao monumental adeus. É incrivel. E ainda há uma semana vi uma noticia num jornal que dissia que ele ia a uma sessão de autografos no algarve para assinar o livro do papagaio malheiro

10:37 AM  
Anonymous Anonymous said...

Como já o escrevi noutro sitio, ele teve na mão o que qualquer um de nós sonha. Jogar no SLB e ser milionarmente pago para isso. Mas para ele isso não chegava.
Alegou que não tinha condições para continuar... sendo dos mais bem pagos do plantel, dos mais acarinhados e titularmesmo quando estava em má forma...

Enganou-me bem, e engulo as palavras que cheguei a dizer que preferia ver sair Simão, Rocha, Manuel Fernandes ou Petit a ele...

Agora que sinta a facada que nós sentimos nas costas.
E que sirva de lição a quem venera os meninos e não o simbolo.

M., um abraço

DVPorto

11:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

É vdd o Miguel enganou-nos a todos nós e acima de tudo cuspiu no prato onde comeu o que revela pouca cabeçinha !
Tenho pena que ela seja manipulado desta maneira por dois srs k n valem nada .
É assim o futebol moderno...
Continua a escrever assim ;) Belo blog !!

1:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

ele era daqueles jogadores k podia enfiar tres golos na propria baliza k ainda assim n seria assobiado.toda a gente respeitava-o,e isto em portugal (e em especial no slb) é raro.porkê este conflito? porkê o dias ferreira como advogado? é tudo estranho e doentio para mim.
n consigo odia-lo apenas tenho pena dele.já n digo o mesmo do abutre do dias ferreira...

2:12 PM  
Blogger Pedro said...

Brilhante.
Tens o dom da escrita!!!!
Estou ansioso para q chegue o próximo jogo da selecção luso-brasileira na Catedral em q o Miguel seja convocado. Não perco esse jogo por nada!!!

4:07 AM  
Anonymous Anonymous said...

Só não consigo perceber como esse filho da puta pode continuar a sair à rua e frequentar as mesmas discotecas que frequentava em vésperas de dias de treino sem que lhe aconteça nada. Ai se o visse à minha frente..

4:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Provavelmente, ate vais achar estranho mas sou sportinguista e continuo a ler este blog. Sou da JuveLeo e entendo a tua dor pois a nos aconteceu o mesmo com o vosso Simão e mais recentemente era um idolo para nos. A vida é mesmo assim. Não vale a pena desanimar. Um abraço sincero.

Juventude Leonina

6:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

ze carlos, por favor, não compares a atitude do Simão com a do Miguel. São completamente incomparáveis!!

9:56 AM  
Blogger Manuel Neves said...

ze carlos:

É uma "discrepância" deste blog eu tentar escrever "para todos" ao escrever sobre o amor clubístico e ao mesmo tempo "só para os meus", porque o meu amor clubístico é só um: o SL Benfica.
Porém, o facto de tu, como lagarto (ok, vou ceder: sportinguista) e outras pessoas de outros clubes (inclusive rivais) virem cá ler estes desvarios satisfaz-me porque cumpro a "discrepância" a que me propus.
Eu percebo o que vocês sentem com o Simão, como eu senti com o Paulo Sousa e o Pacheco, como os adeptos do Arsenal sofreram com o Campbell... No fundo (bem lá no fundo) acabamos por ser todos iguais, mas com cores orgulhosamente diferentes.
É nesta igualdade que nos devíamos unir para termos mais direitos enquanto adeptos e é nesta enorme diferença que continuaremos a trocar insultos e frases de uma bancada para a outra, mesmo que tenhamos amigos do lado de lá da barricada (e até consigamos ler blogs de cor inimiga)- o que no fundo, é a essência disto tudo.
Eu sei que isto é um comentário algo politicamente correcto e gasto, o que não deixa de ser irritante. Mas é triste como uma coisa tão óbvia e estupidamente simples não chega às cabeças de todos os "claqueiros" portugueses.
Abraço e obrigado pelo post.

9:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

pah M. mais um bocado e estavas a abraçar o gajo como fez o TZ a um certo gajo...LOL.Parabens mais uma vez pelo blog e quanto ao miguel,acho que todos sentimos o mesmo,alias,penso que nao deviamos estar a dar mais importancia ao gajo,é esquecer e esperar q o SLB resolva o assunto.Ah,e agora dou a mao a palmatória,muitas noites passamos a discutir o miguel,tu a dizeres que o gajo tinha de ser vendido e eu a dizer q nao,q era importantissimo para o Glorias,ok,tinhas razao.akele abraço,F.

3:20 PM  
Blogger Unknown said...

sinceramente acho que dão importância a quem não a teve ...
ao miguel foram-lhe prometidos milhões e um contrato milionário para itália ou espanha ...
e tanto isto já vinha a ser há muito preparado, que o miguel por várias vezes pediu o contrato ...
eu tenho 20 anos de sócio, mais uns quantos de adepto e sei que os jogadores são profissionais e vão para onde lhes pagam ...
o que eu não aceito é golpistas e gajos mal-formados, além de pobres profissionais e tudo isto foi o que o miguel mostrou ser ...
não pelo que ele fez aos adeptos, porque não serão os adeptos a cuidar dos filhos e netos dele, mas pelo que ele fez ao benfica, enquanto sua entidade patronal que o transformou de um jogador medíocre, tipo carlitos, em um internacional de mão cheia ... o que se lhe devia exigir era que cumprisse o contrato que tinha, só que nem isso ele fez ... basicamente, terá o mesmo futuro que os kennedys, hugos leais, edgars e outros que tais tipo pepas, ruis baiões, etc. ...

4:22 PM  

Post a Comment

<< Home