Friday, June 17, 2005

"What does being a fan mean?"

A frase que mais gosto de dizer depois de ler alguma coisa, a frase que é a nota máxima para os meus sentidos quando leio algo é poder dizer: "É isto mesmo. É isto que eu sinto."
Lemos à procura de ideias novas e lemos à procura que alguém verbalize coisas que nós já sentimos. Quando escrevo neste blog, tento, humildemente, verbalizar o que eu sinto quando vejo o meu Benfica para tentar passar isso.
Li um artigo na Time que me fez pensar centenas de vezes: "É isto. Ser adepto é isto. Este gajo apanhou a essência."
Com a devida vénia, deixo-vos o último parágrafo do artgio "Hopelessly Devoted" de Michael Elliott, um adepto do Liverpool, que escreve o artigo depois da final da Liga dos Campeões. O parágrafo vai todo traduzido, excepto a última frase, que diz tudo. Espero que, como eu, acabem o parágrafo a concordar com o homem. E se possível, leiam o artigo todo.

"...mas ser adepto é mais do que derrotar a distância e a geografia. É a nossa máquina do tempo pessoal. Se há coisa que eu fiz de forma consistente nos últimos 50 anos foi apoiar o Liverpool. Ser adepto é uma benção, porque nos liga à infância como mais nada o faz, e a tudo e todos que marcaram as nossas vidas entre a infância e o presente. Por isso, (...) quando vi o jogo na televisão, não tive que estar à procura dos fragmentos da minha vida. Eles estavam todos à minha volta. Chá em casa da minha Avó depois de um jogo; o meu tio favorito que morreu muito cedo; namoradas que não perceberam a essência disto (casei com a única que percebeu); o meu bolo do 21º aniversário, feito pela minha mãe, com as cores do Liverpool; as minhas filhas vestidas com os primeiros equipamentos delas; os grandes amigos com quem já não falo há muito.

What does being a fan mean? It means you`ll never walk alone."


É incrível como ao escrever isto, mesmo depois de já ter lido e re-lido o texto, não deixo de repetir: "É isto. A essência disto tudo é isto."

Obrigado ao D., por me mostrar o artigo.

7 Comments:

Blogger Bakero said...

Excelente parágrafo! Realmente, cada dia mais agradeço esta benção de gostar de futebol e do Benfica. Que outra coisa na vida nos dá emoção e sentimentos como o futebol!? Há coisa mais bela que ver um estádio cheio (o estádio da luz, mais concretamente) a gritar em uníssono e a agitar bandeiras e cachecois? E depois há essa coisa mágica no futebol, que é o tempo. E eu, tal como cada adepto, acaba sempre a relacionar a sua vida com as épocas desportivas. Como diz o Nick Hornby no "Fever Pitch", nós não contamos os anos como 2004, 2005, etc. Para nós é 2003/2004, 2004/2005...:-)

Ps: Não sabes como posso ler o artigo completo? Está publicado nalguma página da net?

3:51 PM  
Blogger GR1904 said...

O artigo saíu na Time, podes lê-lo online no link abaixo:

http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1071245,00.html

Esse parágrafo começa com uma das grandes verdades ao dizer que "fandom does more than defeat distance and geography" e acaba com um dos gritos de guerra que norteia a minha maneira de viver o Benfica: "you'll never walk alone".

Acho que não é preciso dizer muito mais qd alguém consegue começar e acabar um páragrafo assim.

7:40 AM  
Blogger Manuel Neves said...

Ia agora mesmo por o link:)
Grazie, GR1904.
(Já agora, faço publicidade ao teu blog: http://nuncacaminharassozinho.blogspot.com , depois logo pagas os custos de marketing...)

Abraço

8:50 AM  
Blogger Pedro said...

Penso q nós, os benfiquistas, somos uns previligiados. Somos previligiados pq percebemos o q está escrito nestes paragrafos.
Duvido q quem não é benfiquista q qd vê a sua equipa marcar um golo canta SLB SLB fdp SLB nunca irá perceber o q significam estes paragrafos.
É por isso q somos BENFICA. é por isso q somos unicos.

9:49 AM  
Blogger Bakero said...

Obriagado pelo link. Excelente artigo, sem dúvida! E já agora, já tenho o nuncacaminharassozinho.blogspot.com guardados nos meus favoritos :-). Porque o que não falta para aí são blogs sobre o Benfica, mas o que eu mais gosto são blogs sobre nós, os benfiquistas (ou os adeptos em geral).

3:15 PM  
Blogger GR1904 said...

Aviso desde já que a pub irá ser paga em forma de jolas, talvez lá para a supertaça em terras algarvias!

Abraços.

10:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

"É isto. A essência disto tudo é isto." ;)
( lido entre arrepios e algo mais...)

11:19 AM  

Post a Comment

<< Home