Friday, June 17, 2005

"What does being a fan mean?"

A frase que mais gosto de dizer depois de ler alguma coisa, a frase que é a nota máxima para os meus sentidos quando leio algo é poder dizer: "É isto mesmo. É isto que eu sinto."
Lemos à procura de ideias novas e lemos à procura que alguém verbalize coisas que nós já sentimos. Quando escrevo neste blog, tento, humildemente, verbalizar o que eu sinto quando vejo o meu Benfica para tentar passar isso.
Li um artigo na Time que me fez pensar centenas de vezes: "É isto. Ser adepto é isto. Este gajo apanhou a essência."
Com a devida vénia, deixo-vos o último parágrafo do artgio "Hopelessly Devoted" de Michael Elliott, um adepto do Liverpool, que escreve o artigo depois da final da Liga dos Campeões. O parágrafo vai todo traduzido, excepto a última frase, que diz tudo. Espero que, como eu, acabem o parágrafo a concordar com o homem. E se possível, leiam o artigo todo.

"...mas ser adepto é mais do que derrotar a distância e a geografia. É a nossa máquina do tempo pessoal. Se há coisa que eu fiz de forma consistente nos últimos 50 anos foi apoiar o Liverpool. Ser adepto é uma benção, porque nos liga à infância como mais nada o faz, e a tudo e todos que marcaram as nossas vidas entre a infância e o presente. Por isso, (...) quando vi o jogo na televisão, não tive que estar à procura dos fragmentos da minha vida. Eles estavam todos à minha volta. Chá em casa da minha Avó depois de um jogo; o meu tio favorito que morreu muito cedo; namoradas que não perceberam a essência disto (casei com a única que percebeu); o meu bolo do 21º aniversário, feito pela minha mãe, com as cores do Liverpool; as minhas filhas vestidas com os primeiros equipamentos delas; os grandes amigos com quem já não falo há muito.

What does being a fan mean? It means you`ll never walk alone."


É incrível como ao escrever isto, mesmo depois de já ter lido e re-lido o texto, não deixo de repetir: "É isto. A essência disto tudo é isto."

Obrigado ao D., por me mostrar o artigo.

8 Comments:

Blogger Bakero said...

Excelente parágrafo! Realmente, cada dia mais agradeço esta benção de gostar de futebol e do Benfica. Que outra coisa na vida nos dá emoção e sentimentos como o futebol!? Há coisa mais bela que ver um estádio cheio (o estádio da luz, mais concretamente) a gritar em uníssono e a agitar bandeiras e cachecois? E depois há essa coisa mágica no futebol, que é o tempo. E eu, tal como cada adepto, acaba sempre a relacionar a sua vida com as épocas desportivas. Como diz o Nick Hornby no "Fever Pitch", nós não contamos os anos como 2004, 2005, etc. Para nós é 2003/2004, 2004/2005...:-)

Ps: Não sabes como posso ler o artigo completo? Está publicado nalguma página da net?

3:51 PM  
Blogger GR1904 said...

O artigo saíu na Time, podes lê-lo online no link abaixo:

http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1071245,00.html

Esse parágrafo começa com uma das grandes verdades ao dizer que "fandom does more than defeat distance and geography" e acaba com um dos gritos de guerra que norteia a minha maneira de viver o Benfica: "you'll never walk alone".

Acho que não é preciso dizer muito mais qd alguém consegue começar e acabar um páragrafo assim.

7:40 AM  
Blogger SL Benfica Ultra said...

Ia agora mesmo por o link:)
Grazie, GR1904.
(Já agora, faço publicidade ao teu blog: http://nuncacaminharassozinho.blogspot.com , depois logo pagas os custos de marketing...)

Abraço

8:50 AM  
Blogger Pedro said...

Penso q nós, os benfiquistas, somos uns previligiados. Somos previligiados pq percebemos o q está escrito nestes paragrafos.
Duvido q quem não é benfiquista q qd vê a sua equipa marcar um golo canta SLB SLB fdp SLB nunca irá perceber o q significam estes paragrafos.
É por isso q somos BENFICA. é por isso q somos unicos.

9:49 AM  
Blogger Bakero said...

Obriagado pelo link. Excelente artigo, sem dúvida! E já agora, já tenho o nuncacaminharassozinho.blogspot.com guardados nos meus favoritos :-). Porque o que não falta para aí são blogs sobre o Benfica, mas o que eu mais gosto são blogs sobre nós, os benfiquistas (ou os adeptos em geral).

3:15 PM  
Blogger GR1904 said...

Aviso desde já que a pub irá ser paga em forma de jolas, talvez lá para a supertaça em terras algarvias!

Abraços.

10:45 AM  
Anonymous DVPorto said...

"É isto. A essência disto tudo é isto." ;)
( lido entre arrepios e algo mais...)

11:19 AM  
Blogger Zheng junxai5 said...


zhengjx20160512
air max 95
burberry handbags
ladies cartier watches
oakley outlet
louis vuitton purses
pandora jewelry
louis vuitton purses
michael kors outlet clearance
nike air max uk
timberlands
celine handbags
coach factory outlet online
true religion jeans
cheap jordan shoes
toms shoes outlet online
discount jordans
michael kors outlet online
nike store uk
louis vuitton outlet stores
coach outlet online
oakley sunglasses wholesale
coach factory outlet online
fitflops
true religion outlet online
nike outlet store
coach outlet
kids lebron shoes
ray ban sunglasses
kobe shoes
true religion outlet
louis vuitton outlet
adidas originals store
ralph lauren
designer handbags
coach factory outlet online
cheap toms
true religion jeans
oakley sunglasses wholesale
louis vuitton handbags
nike uk

8:33 PM  

Post a Comment

<< Home