Monday, May 23, 2005

Boavista - Benfica: CAMPEÕES!

Começo a escrever e tenho que parar logo. Tremem-me os dedos. São seis da tarde de dia segunda feira e sinto que ainda estou no Bessa. Ainda estou noutra dimensão. Não caibo em mim de contente. Já canto "Campeões, Campeões, Nós somos Campeões...!" inconscientemente, tal é a loucura. Respiro fundo para ordenar as ideias e não escrever BENFICA CAMPEÃO e fazer copy + paste 1500 vezes. Apetece-me fazer isso. Mas vou tentar ordenar a coisa. Sinto perfeitamente que estou sem condições mínimas para escrever esta crónica: estou cansado da festa, com umas olheiras brutais, dói-me o corpo da quantidade de vezes que saltei, vibrei, dos abraços aos amigos, estou rouco de cantar e festejar, tenho o telemóvel a tocar de cinco em cinco minutos com pessoas a darem-me os parabéns (e ainda tenho uma lista enorme de Benfiquistas com quero falar...)... Mas esta é a crónica que eu mais quero escrever. Nem que seja a fazer o dito copy+paste


22 de Maio de 2005, Estádio do Bessa. 21 horas e pouco. Golo da Académica. Festejos loucos. O Álvaro a saltar. O banco e as bancadas todas de pé. Um segundo para piscar os olhos com força e materializarmos no nosso cérebro o que estava a acontecer. Depois desse segundo, todos em sintonia e em uníssono:

"CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES!!..."

Corre-me um arrepio indescritivel. Senti-me vulnerável, sentimental, lamechas e frágil (situação que eu antevira e para a qual avisara os meus colegas de bancada). Comecei a tremer. A deixar de sentir que controlava o meu corpo e o meu cérebro. Tudo isto enquanto continuava a cantar... "CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES!!..."

Ao fechar e abrir os olhos uma e outra vez como se me beliscasse. Epá, confesso: comecei a chorar. Não me aguentei. O Andrea, nosso amigo da Curva Romana, com uma câmara de filmar, apanhou o meu momento. O mítico Grupo Poncha (eheh) afagou-me a cabeça (apesar de também chorarem emocianadíssimas...). Não me aguentei. Não parei de cantar "CAMPEÕES, CAMPEÕES...", mas as lágrimas, teimosas, persistentes, e incrivelmente sinceras vingaram-se dos 11 anos. Abracei-me ao D. e ao T., que lado a lado, tinham sorrisos maiores que o Mundo inteiro. Foi como nos filmes. Foi como nos sonhos. Com a banda sonora de sonho (não consigo deixar de ouvir o Bessa a cantar "...NÓS SOMOS CAMPEÕES!...", abracei-me a todos. Ao G. (fiel leitor e comentador deste blog), ao J. (sem lágrimas, mas quase...), ao RC (a destilar orgulho Benfiquista...)... Foi literalmente um sonho. Como comentei com o T. na viagem para Lisboa, entrámos noutra dimensão.
E naqueles curtos momentos (se calhar um quarto de hora, não faço a mais pequena ideia) de festejo no Bessa, com a euforia Benfiquista toda, com a noção perfeita que a partir daquele momento, nada seria igual no dia 22 de Maio de 2005, enquanto as lágrimas continuavam a verter, vi tudo.
Imaginei o meu Pai com a alma cheia (mil obrigados por me teres feito Benfiquista...) e depois, novamente como um filme, comecei a ver estes 11 anos. Lembrei-me do 3-6, dessa mágica noite de 14 de Maio (de 1994), da festa que fiz quando ouvi o Benfica a dar 0-3 ao Gil, pela rádio. Depois estes anos pesados (mas que passaram! Que acabaram!!): vi a derrota em Vigo. Vi as derrotas nas antas e os olhares furiosamente anti-vermelhos dos azuis e verdes. Vi os meus amigos lagartos e tripeiros a gozarem comigo, a desejarem todos a vitória boavisteira. Vi o Fehér. Vi a Taça. Vi as noites de loucura em que, apesar de nada ganharmos, eu e os meus amigos cantávamos o Glorioso SLB em plenos pulmões.
Lembrei-me de quando o Trap foi anunciado. Estava em época de exames e todas as manhãs a S. ia-me buscar ao mesmo sítio para irmos estudar. Todas as manhãs encontrava o RC(para quem não se lembra, o gajo que foi comingo a Itália) e além de discutirmos a viagem a Itália que faríamos em Setembro, o Europeu (da maneira indiferente que os que amam só e só os seus clubes fazem), comentámos - felizes - a vinda do Trap para a Luz. "É um dos grandes", concordámos. O D. mandou-me uma mensagem a dizer "É um dos teus." sabendo ele o que eu aprecio os treinadores italianos e os seus esquemas horrivelmente defensivos e fiquei com uma fé brutal que era este ano e que não nos ia fugir.
Vi o meu Benfiquismo todo naqueles momento. À minha volta só se viam choros, abraços, telefonemas, gritos, sorrisos, champanhe na bancada, saltos, cachecóis e bandeiras ao vento. A sensação foi indescritível. Continuava a tremer. As lágrimas continuavam a fabricar-se e a subsituitem-se umas às outras. Com os jogadores em festa, não parávamos de cantar "NINGÚEM PÁRA O BENFICA!", "GLORIOSO SLB!" e o inevitável e infinitas vezes repetido... "Campeões!".
22 de Maio de 2005. Estádio do Bessa. Talvez 21.30, não faço ideia. Completamente derretido (parecia uma menina...), beijei o emblema da minha camisola e tive a certeza fulgurante que sou Benfiquista e que isso me envaidece...
E apercebi-me de uma coisa incrivel: Já não precisávamos de cantar "Nós só queremos Benfica Campeão". O Benfica É CAMPEÃO. E, fatalmente, tive que conter mais umas lágrimas.

Nem as 3 horas de viagem me cortaram a euforia. Na viagem continuei a viver noutra dimensão (na que ainda estou...) e a sentir-me bebâdo sem ter tocado em alcool. Na Luz vi éne amigos, que apesar de não serem companheiros de bancada, são Benfiquistas e também eles estavam emocionadíssimos. Abraçámo-nos todos, gritámos todos, saltámos todos. Sucediam-se os cânticos, os berros, as buzinas, as cenas surreias (pessoal em cima dos carros, cães dentro do Estádio da Luz....)...
Os jogadores chegam, a invasão (normal e esperada) dá-se... Tudo sempre em festa. Fui para casa nem sei a que horas. Ainda liguei a televisão para ver as imagens do País todo. Sucediam-se as mensagens (mesmo de madrugada...) e os telefonemas.
Fui-me deitar como a pessoa mais feliz do Mundo. E nem a percepção imediata que milhões sentiam o mesmo do que eu diminuiu a sensação. Só aumentou.
"CAMPEÕES", pensei. E nem me lembro se cheguei a adormecer.


São dez para as sete de 23 de Maio de 2005. Recebi 7 telefonemas e 3 mensagens enquanto escrevia esta crónica. Não faço ideia se saiu a melhor (como prometi ao meu amigo G.). Mas garanto-vos que foi a que mais gozo me deu escrever. Até porque ainda me sinto noutra dimensão e qualquer palavra sobre o assunto Benfica Campeão me soa a um poema digno de livro.

Um abraço a todos nós, Campeões. E que eu possa escrever muitas mais crónicas como esta.

Domingo, vamos todos apoiar os Campeões, rumo à Dobradinha!


NUNCA ENCONTROU RIVAL NESTE NOSSO PORTUGAL...

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Grande benfiquista e ultimamente companheiro de bancada..No Domingo juntos a cantar para mais uma grande vitoria!!

Grande abraco do amigo da "aldeia" e domingo ja espero fazer a festa ai com vcs..RUMO A DOBRADINHA!!

11:32 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tenho lido este blog desde o início da época, mais coisa menos coisa, nunca fiz nenhum comentário aqui, mas todos os fins de semana vinha aqui para ver como é bonito ser Benfiquista, porque tu, transmites-lo melhor do que ninguém.
Admiro-te imenso por acompanhares assim o Benfica com toda essa paixão. Gostava de poder acompanhar assim o Benfica como tu, talvez no futuro consiga, ainda sou novo, dependo dos meus pais, e sou um Benfiquista do Norte, mas garanto-te que se tivesse possibilidades para poder acompanhar o nosso clube ( e quando digo possibilidades, digo o suficiente ), faria-o sempre que pudesse, porque amo o Benfica, talvez menos do que tu é certo, mas sofro e vibro em todos os nossos jogos.

Vou tentar arranjar dinheiro ( não sei como ) para poder ir ao Jamor, para apoiar os nossos heróis.

SOMOS CAMPEÕES! :-)

VIVA O BENFICA!

1:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

Amigo, é logico que este foi o MELHOR texto até agora escrito aqui no blog!

Hj apenas consigo escrever "CAMPEÕES, CAMPEÕES NÓS SOMOS CAMPEÕES"... aquilo que vivemos ontem 1º no bessa e depois em lx é algo que dificilmente se exprime por palavras...
Dei por mim durante o sono esta manha a cantar "CAMPEÕES CAMPEÕES NÓS SOMOS CAMPEÕES", abri os olhos e sorri... acalmei e voltei a fechar os olhos pra dormir!
tenho de agardecer ao meu boss, por me ter dado o dia, pois como ele disse e bem, mais valia eu n ir trabalhar, pois se eu fosse, ali ninguem ia trabalhar pois estaria o dia todo a distrair o resto do pessoal com as historias do jogo, dos festejos no bessa, na viagem pra baixo, da festa em LX e na LUZ!

Um muito obrigado aos jogadores por me darem esta alegria...
Um abraço especial aos amigos de bancada e de longas viagens pra ver e viver um AMOR COMUM!
Uma ultima nota, volta sempre Andrea... és um dos nossos!!

PS: este tb é teu MIKI, eterno29

NÓS QUE AMAMOS O BENFICA SOMOS ASSIM
MS VE

1:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

Como prometido,aqui está a primeira crónica q n gostei nd de ler aqui... lol
Eu bem avisei q podiam tar descansados, o amigo boavista ajudou e o Porto, claro, só surpreendeu os q ainda esperavam um milagre...
Estou triste, pq cresci a ver o MEU Porto ganhar, ganhar e ganhar(digo o MEU aqui e n atrás, pq o Porto de hoje n é o MEU) e agora assisto a tudo o q já assisti em tempos graças ao vosso clube: humilhações, derrotas, gozos, falta de raça, de querer e mesmo de poder, excesso de protagonismo e, sobretudo, mto amor ao dinheiro e pouco ao clube.
Vocês agora vivem momentos de euforia. Momentos q eu já vivi vezes sem conta na minha curta vida. Momentos q nos fazem encher o peito e gritar q amamos o nosso clube! Aproveitem bem esses momentos pq um dia acordam campeões da europa, no outro levam 4 em casa do nacional... É o futebol e por isso é q nós gostamos tanto disto!
Os meus parabéns vão somente para um grande sr do futebol: Giovanni Trapattoni. Qd soube q ele vinha, nem tremi mto, pq já outros grandes nomes do futebol tinham treinado o slb e nada (ex. mourinho e camacho). Mas logo nos primeiros jogos percebi tudo: um golinho como quem n quer a coisa, toca a tirar os avançados e a defender o resultado. Claro q a maior parte dos adeptos portugueses são incapazes de perceber q quem joga para os 3 pontos e não para o espectáculo só tem mérito. Para esses, o sporting é q é fixe pq troca bem a bola. Ya, mas os lagartos tão na merda e vocês são campeões...
E pronto, lá vi eu centenas de lenços brancos durante o ano para a pessoa q vos deu o título. Infelizmente, a tradição n se cumpriu e o Trapa lá se aguentou. Simultaneamente, do meu lado, os treinadores entravam e saíam,a equipa enterrava-se e o Dragão parecia amaldiçoado. Pior, o quaresma tornava-se titular indiscutível.
Até q chegou o jogo fulcral, do qual todos parecem ter se esquecido: Porto-benfica. Para mim, aquilo tava ganho(normal para uma portista de 18 anos). N ganhámos, claro. E a partir daí, nunca mais acreditei e vocês passaram a acreditar mais.
Começou a onda do "ninguém pára o benfica" (que ainda foi parado pq a equipa nunca deu para grandes feitos) e eu nem me tinha apercebido disso. Semana a semana, ia me arrastando pelo país à espera dum milagre: q os jogadores do Porto honrassem a camisola. Missão impossível..
Foi uma época para esquecer(e espero q para aprender).. Para mim, foi um ano a fazer milhares de quilómetros, a gastar centenas de contos, a abdicar de toda a minha vida por 11 gajos q nem sequer me agradecem no final dos jogos… Para vocês, foi uma luta contra os lenços brancos, contra a euforia excessiva.. No fundo, todos ganhámos, pq amamos o nosso clube e fazemos tudo por ele… Na vitória ou na derrota, a verdade é q temos sempre orgulho nas nossas cores.. Só espero q para o ano aconteça o tal milagre, pq esta conversa é mto bonita mas eu quero é ver o PORTO ganhar! lol
Resta me a satisfação de ver os meus amigos benfiquistas felizes... Para o ano há mais queridos companheiros e nós lá estaremos a insultar-nos uns aos outros! :) *
Parabéns aos verdadeiros adeptos, nós

1:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

Grande texto...quando nos sai da alma tudo é belo...qd terminou o jogo tambem nao evitei as lagrimas e lembrei-me deste 11 anos em que nunca deixei a equipa sozinha...seja como membro de uma das claque seja como agora "á cota" hoje somos muitos a festejar mas e quando perdiamos...quem la estava? Quem acreditava?

Nós que amamos o benfica!!!!!11

Obrigado por existires BENFICA!

11:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

inacreditável o que vivemos no Bessa.....quando o "cota do rádio" mais próximo de mim grita a gaguejar "é golo da académica!!"....eu nem sei bem o que senti, só sei que vooei para cima do meu colega e a seguir pra cima de todagente que me rodeava!tava totalmente possuído, totalmente desmedido, totalmente preenchido.
Ainda me sinto bastante atordoado e, sou sincero, ainda não me inteirei bem de toda esta situação...disto de "ser campeão", ainda me sinto desnorteado...como que sabendo que algo se passou mas encontrando diversas dificuldades para exprimir o que sinto....ainda não me entrou no consciente

Não consigo dizer mais nada...só " NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!"

saudações benfiquistas pessoal...vamos à dobradinha!

spencer

2:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

Foi a loucuraaaaa !
Tens a cota deste semestre renovada :D
Abraço Kajo ;)

6:49 PM  
Blogger João Pedro said...

Grande post. Também estive no Bessa (vivo ali ao lado) e, depois daquele nervosismo todo, nem acreditei quando disseram que era golo da Briosa. Que momento excitante! foi a segunda vez que vi um clube tornar-se campeão naquele estádio,mas desta vez teve um sabor especial.
Saudações de um benfiquista portuense.

5:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

LOLOLOLOLOL Que patético!
Imagina eu que sou Campeão MUNDIAL, que estive em Gelsenkirchen a ser Campeão EUROPEU, e sem Sevilha a vibrar com a Taça UEFA! ISSO SIM É QUE É FENOMENAL!
Mas tudo bem, contentas-te com muito pouco! Pudera...mais não podes ter!

6:55 AM  
Blogger Manuel Neves said...

Epá... Isto até tem estado a correr bem. Temos uma portista que comenta cá com clubismo e calma. E tu tinhas que vir provocar? Eu sei que o Megafone já não tem comentários, mas não venhas chatear para aqui se faz favor.
Acalma-te lá.

Um abraço

12:33 PM  

Post a Comment

<< Home