Tuesday, May 17, 2005

Benfica - lagartos: tanta coisa para escrever...

Tudo começou em Penafiel.
Não fui por um acontecimento festivo do meu curso. Eu sei que parece uma desculpa justificação estúpida, mas quatro dias de copos, praia e festas antes de uma época de exames do pior pareceram-me um oásis.
Como é óbvio, a derrota no sábado fez-me sentir um desespero suicida. Já não bastava o golo do rapaz que falhou o penalty na Luze ouvir os lagartos todos a cantar, agora isto. Infernizaram-me a cabeça. Amigos e colegas de bancada trocaram mensagens também em tons cinzentos. Mas depois de dias de meditação, a coisa passou.
E passou mesmo. Mesmo com a vitória verde ao Guimarães, fiquei com uma confiança crescente. Calei-me a semana inteira. Não me arrancaram palavra sobre o jogo. Fui tão metódico e meticuloso neste comportamento que o pessoal até pensou que eu estivesse doente. Pais e amigos preocupadíssimos: "Como estás para sábado?"
"Não quero falar sobre isso." ou "Confiante e cauteloso" respondia sempre. E calava-me e ficava a meditar.

Na quarta feira já não podia com os nervos dentro de mim. A hipótese de perder este título, ainda para mais em casa, com os eternos rivais, era um pesadelo que eu seria incapaz de suportar. E como os homens das cavernas quando viam um eclipse, também eu - um feroz ateu - me tive que virar para as minhas superstições e fantasias. Minuciosamente, pensei nas roupas que levei a alvalade o ano passado (penúltima jornada), no cachecol que levei ao dragão (da mesma maneira que quebrámos o enguiço de não perder lá, quebraríamos o de não ganhar aos verdes na Luz) e pedi aos colegas de bancada para não pintar e ajudar no tifo e frases, porque também não o fiz antes de alvalade o ano passado....e este ano na Taça). Não tendo maneira de controlar o que se passaria em campo, virei-me para as minhas pequenas coisas.

Os dias anteriores foram de retiro e pouco sono. Impossível dormir. Cheguei a estudar de madrugada para conseguir adormecer. Ao longo da semana, em crescendo, fui sendo consumido pelo jogo, pelos palpites, cheguei a desenhar numa aula as tácticas das equipas e ver em que zonas tínhamos superioridade e coisas desse estilo. Sonhei com mil golos nossos. Recusei-me a pensar em qualquer lance deles. Na verdade, agora que penso nisso, nunca os imaginei com a bola no nosso meio campo.
Depois foi o texto que li no blog Terceiro Anel. Senti que aquilo foi escrito por alguém como eu. A fé triplicou. Vamos ganhar, pressenti. Mas mantive-me em silêncio.
Quando acordei dia 14 de Maio, parecia que tinha sido fumado. Estava absolutamente esgotado pelos nervos. Só queria um golito que fosse. Só queria que eles não festejassem no meu estádio. Quando dei por mim, mesmo não sendo religioso, já parecia uma beata a prometer tudo aos deuses do futebol.
Na viagem para o jogo, o meu Pai, conhecendo que o meu silêncio não era senão o expoente máximo do meu sofrimento disse-me, como se de Jesus Cristo se tratasse: "1-0 aos 80."
Ainda hoje, apesar da consicência estatística que todos nós tínhamos um palpite e que consequentemente, alguém havia de acertar, estou pasmado com o feito adivinho dele.

Foi das minhas piores prestações a apoiar o meu clube. Perguntei-me 1000 vezes como é que há quem consiga cantar pelo clube sem a mínima pausa ou hesitação num jogo daqueles.
"Alcool" concluí das mil. Só pode ser isso. Senão estavam todos como eu.

Chegam por telemóvel os golos azuis. Merda. Temos mesmo que ganhar.

"PASSA A BOLA NUNO GOMES! PASSA! ......... PASSA NUNO ASSIS! BOA, CARALHO! CHUTA SIMÃO! CHUTA! CHUTA! GOOOOO....AAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!"

Agarrei-me ao D. Gritei todos os palavrões que sei. Todos. Lamento aos que dizem que vulgariza o meu discurso. Mas naquele momento a minha vida estava em jogo e, sem aquele golo, sem qualquer sentido.

Com o aproximar do fim,um silêncio imenso estava a invadir-me. Até que chegou o primeiro sinal dos céus: Os lagartos começaram a cantar. "É nestas alturas" pensei, "que os costumamos calar."
Pensei na conversa que tivera com o F., um NN, no dia antes, em que concluíramos que os jogos com os lagartos eram sempre a mesma coisa. Numa analogia com um combate, estaríamos quietos toda a luta e no momento final damos-lhes sempre um pontapé nos tomates que os fazem cair sobre o tapete, sem tempo para se levantarem. Bendita premonição.

No momento do golo, um rapaz benzeu-se e, talvez pelos meus olhos de sofrimento, como se estivesse estado em guerra aqueles 83 minutos, dedicou-me a sua - também ela bendita - premonição:"É golo". E foi.

O que se passou a seguir foram 3 segundos que me pareceram 3 anos. A minha colocação no estádio não me dá noção de profundidade para a outra baliza. O pessoal todo à minha frente também não ajudava. Estive 3 segundinhos (que me pareceram eternos) à procura do árbitro, até que ali estava ele, de careca reluzente, a apontar para o meio campo.
Foi a loucura. Foi o Céu. A Luz veio abaixo. O F. tinha razão. O meu Pai tinha razão. As minhas superstições, o texto do terceiro anel, tudo foi de encontro ao destino. Naquele momento, a minha vida pareceu ter atingido um nirvana em que tudo, mas mesmo tudo, estava bem. Aqueles últimos 10/15 minutos com TODA a gente de pé foram um sonho. Já nem 12 jogadores éramos, éramos 60 mil mais 11. O final do jogo foi alívio. De Penafiel até ao Estádio da Luz, às 21.46 (marcava o meu relógio) valeu a pena.


Ainda não ganhámos nada. Temos o resto do país todo contra nós no domingo. Muita atenção. Silêncio, confiança e cautela. E que depois de domingo eu possa, como prometi ao meu amigo G., escrever a página mais linda e que todos nós queremos neste diário. Ainda há tanta coisa para escrever.
Vamos a eles, Rapazes!

13 Comments:

Anonymous Anonymous said...

FDX que ate arrepiou ler!
Passei a mesma "angustia" durante a semana, o não abrir a boca sobre o jogo ou deixar os lagartos fazerem a "festa" antecipada... o de irem à Catedral e ganharem facil... deixei-os falar prepositadamente, sem lhes responder à altura, pois sabia que chegava um golo... e realmente pus-me a pensar: "1-0 n custa nada... é so fazer o k o Mister Trap manda... ele que faz isso tão bem... as belas goleadas de 1-0"!
Realmente não me enganei... sonhava acordado a ver o SLB marcar aos 87... n errei por muito ;)!
Nunca tinha visto a LUZ ao rubro daquela forma (excepcao talvez ao SLB-marselha, mas como era mto novo n vivicom tanta emoção como o fiz no sabado).
Resta-me(nos) mais uma semana de ansiedade, sim estou confiante e euforico, mas comedido, vivo este estado de espirito só para comigo mesmo... espero e desespero por Domingo... e lá estarei ao lado de quem vivo e luto todos os dias (sim todos os dias, não só de domingo em domingo) para ver BENFICA CAMPEÃO!

Quem espera 11 anos pode aguenta mais 7dias!

Nós Quem AMAMOS o BENFICA Somos Assim!

MS VE

PS: amigo ao intervalo pediste-me que fosse para o pé de ti pois querias ser campeão ao pé de mim... não o fomos (mas marcamos), mas está quase... aguenta coração!

6:10 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tudo da que pensar....
... mas tudo é verdade, porque tudo aconteceu comigo, exactamente, sem tirar nem por!!!
Faço das tuas, minhas palavras!!!

Força Benfica!!!

7:35 AM  
Blogger Pedro said...

Acho q todos os benfiquistas sentiram-se exactamente como tu. E esta semana q corre é igual. Já recebi centenas de emails com gozo aos lagartos não fiz foward a nenhum. Caguei para eles. Concentração absoluta para domingo.

11:54 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tb eu n me vou esquecer de uma semana toda a fazer contas. Ainda por cima n consegui chegar à conclusão de qual seria o melhor resultado para o Porto, q merda!
A coisa até tava a correr bem, eu até tava mto descansadita lá na ventania de vila do conde e pimba, ficou tudo calado... Golo do benfica... O campeonato é vosso, o boavista dá vos aquilo de bandeja...
Resta me a satisfação de ter sido um belo frango do ricardo :)
E agora pronto, viva o CSKA !
bj*

1:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

Não acredito a C. já nos "deu" o campeonato! deu-se por vencida assim tão facilmente!? uhhh cuidado que isto tem agua no bico!

Domingo estaremos todos na mesma aldeia, perdão cidade... cada um a puxar pelo seu clube! Espero q nao leves a mal que aqui o pessoal do SLB festeje por essas bandas!?
beijinhos

MS VE
G.

3:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

essas pequenas coisas...
eu perdi o meu cássico cachecol "glorioso slb"!!um cachecol passado para mim pelo meu mítico pai...um cachecol com mais de dez anos e já com uma cor esbatida das emoções por que passou. Perdi-o em aventuras nos túneis do nosso estádio no jogo contra o leiria, numa matreira odisseia que tive de efectuar para passar do piso 3 para o piso zero ( para ir apoiar a equipa claro.Estava a fugir dos stewards, a esconder-me nas esquinas e a egendrar planos mcgyverianos para atingir o meu objectivo quando de repente sinto que o perdi...olho para o meu braço e não o vejo..olho para o ecrã da tv de um dos bares e vejo o golo do leiria..inacreditável...senti um peso gigante no meu corpo,os meus olhos caíram no chão fdx...e Consegui o meu objectivo de chegar ao sector, mas não consegui tirar da cabeça que talvez tenhamos perdido (o sentimento de empate e derrota é o mm..) o jogo por causa dakela merda (estas superstições futebolisticas k nós temos, so futebolisticas no meu caso)...por causa dakela p*/** da gaja da bilheteira com kem eu discuti e a kem eu pedi "piso 0" e ela deu-me um ticket, sem eu reparar, pro piso 3!!

Á saída do estádio do algarve, onde vivi um dos jogos emocionalmente mais fortes dos últimos tempos, combinei com um colega meu ir ver o jogo contra as lagartixas com ele outra vez (quando vejo os jogos com ele a vitória é certa), e que antes do jogo iria comprar um cache novo antes de entrar no estádio....era uma atitude arriscada,mas a fé move montanhas e quem não arrisca não petisca..!!

Tenho de agradecer à senhora fernanda, ao seu marido jeremias e ao leonel, os simpáticos senhores da barraquinha onde cumpri a tal promessa arriscada de comprar este cachecache, individuos bem simpáticos a quem eu expliquei durante uns largos 5 minutos a importância que tinha a compra daquele cache, o valor que tinha para mim aquele objecto tão precioso que eles me iriam vender...o quão marcante seria aquele momento para mim. Agradeci-lhes e lá fui eu, bebâdo que nem um cacho e fumado que nem um cartão, com o cachecol bem preso na minha mão direita, em direcção à grande catedral. Acho que não preciso de dizer que esse cachecol foi parte integrante do meu corpo nesse dia...quantas vezes não o beijei antes de entrar, nos momentos mais dificeis, nos momentos mais descontraídos, no golo, depois do golo, no bairro alto, antes de me deitar....cheirava a vitória aquele cache, cheirava a benfica.

Vamos lá ver se este fim de semana conseguimos unir as nossas forças e meter o estádio todo de pé novamente...


nunca mais é domingo...

spencer

5:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é meu amigo,ganhamos.No fim do jogo pensei,porra,naquelas horas de angustia sexta a noite em frente a ps,em q fizemos tdo menos jogar,os deuses do futebol so podem la ter estado.Pois é meu amigo,virao e ouviram o sofrimento,a ansia e o desejo de vitoria daqueles 2gajos e nos tinhamos de ganhar,como dissemos,nos somos o BENFICA,eles o sporting,esta é a grande diferença,eu,tal como este meu amigo q aqui nos delicia todas as semanas,depois de uma semana de isolamento,na sexta a noite encontramo-nos,n me hei-de esquecer de quando parei o carro em frente a sua casa e ele me abriu a porta a expressao dos nossos olhares,nao precisamos de falar,rimo-nos um para o outro,e dispara-mos:"temos de ganhar",e,depois de alguns jogos na ps,muita saliva gasta e apoio um ao outro acabamos a noite confiantes e de acordo:"SOMOS O BENFICA".
Araço meu grande amigo

6:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

És tão sensivel e carinhoso, queres namorar comigo?
Queria dizer qualquer coisa de jeito, mas neste momento só me apetece mesmo ganir... :-)

6:42 PM  
Blogger Manuel Neves said...

C. : não faças bluff... Por cá estamos todos à defesa... à Trap! Só festejamos com o caneco no bolso! Ainda não ganhámos nada!

F. : SOMOS O BENFICA!

G. : Domingo, lado a lado, a cantar pelo Mágico!

Olelas, pedro, spencer: Cerrar fileiras para domingo... Silêncio e confiança. Temos que aprender com a velha raposa... Obrigado pelos posts!


PÁXÁ: Comentários estúpidos, não obrigado. Para isso tens sempre o ultras12.

8:21 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mais um bom texto a expressar exactamente sem por nem tirar uma virgula aquilo que senti durante toda a semana passada.
quando me picavam e diziam que o sportem era a melhor equipa e que era gingas pra eles, eu só sorria em silêncio e nada dizia.
agora estamos tão perto, e continuo com a mesma atitude, sem euforias.
Domingo lá estarei junto dos meus amigos e junto do meu Benfica.
Vamos apoiar até não poder-mos mais.

E PLURIBUS UNUM

9:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu não estou a fazer bluff!! Mais depressa acreditava se jogassem com um penafiel ou um estoril do q com os anormais dos remendados..
Ah,e além disso há uma coisa q todos se esquecem: é preciso o Porto ganhar! lol...

2:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ca esta,a 2a festa da semana,tal como previramos na sexta a noite meu amigo.E domingo...CAMPEOES!!!

6:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

e agora encontramo-nos pelo bessa.... :)

nunca mais é domingo!!


spencer

12:31 PM  

Post a Comment

<< Home