Tuesday, April 19, 2005

Benfica - Leiria: Sejamos Benfiquistas

O Benfica estar em primeiro dá sentido à nossa fé. É como, numa analogia que nem me parece exagerada, como se deus se revelasse a um religioso.
A questão é que nós que amamos o Benfica não precisamos disso. Óbvio que o queremos - queremos muito, ateus, acreditem - e é o que mais desejamos na vida. Mas somos demasiado crentes para precisar disso para amar o Benfica.
Amo tudo neste clube. Tudo. Até as derrotas que tanto odeio. Até os empates que detesto. Acabo sempre por atribuir-lhes um significado qualquer, como se o Benfica fosse sempre uma metáfora para a minha vida ou uma lição para a mesma. Amo as vénias quando os jogadores entram e amo estes traços de "personalidade" que parecem ter nascido com o emblema: a glória, a imponência da águia, o sofrimento inerente e todo o tipo de sentimentos contraditórios e, sobretudo, fortes.
Acho que depois do jogo de sábado temos todos o dever de nós sentarmos um bocado e pensarmos nisto: o que nós amamos o Benfica e o que isso representa para nós. Talvez tenha sido essa a minha desculpa para só escrever a crónica do jogo de sábado hoje. Enquanto remoía ideias sobre o que escrever, acabei por passar mais tempo a ver o que o Benfica significa para mim. E é muito, acreditem.
Daí que, mesmo depois de 5 pontos atirados ao ar em 2 jornadas, me tenha apercebido que a minha fé está incólume. Amo demais o vermelho, a Luz a cantar, a Luz em silêncio a sofrer e tudo o mais que rodeia o nosso clube (a nossa vida...) para sequer duvidar ou atirar a toalha ao chão.
É tempo de pensarmos na nossa fé. E ver que ela está acima de tudo. De pontos perdidos e de rivais a sorrir. Porque nós somos o Benfica. O Benfica. O inalcançável Benfica. E ainda para mais vamos em primeiro.
Agarremo-nos à nossa fé. Porque ela é o mais importante na nossa vida de adepto. E é essa fé que eu vou passar aos jogadores (aos que falham golos, aos que marcam, aos que estão em forma, aos que não estão...) até ao fim. Para ver o meu Benfica lá no alto.

Porque eu sou do Benfica, e isso me envaidece....

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

tive esse exacto pensamento numa discussão hoje com uns colegas meus...essa fé.
A minha unica certeza neste momento é que acredito.

spencer

4:54 PM  
Blogger S.L.B. said...

Que texto fantástico! Plenamente de acordo. Vou linká-lo no meu blog. Quanto mais o tempo passa, mais orgulho tenho em ser benfiquista.

5:09 AM  
Blogger Bakero said...

E já estamos na final da Taça!
Ps: Um pormenor engraçado: se o Benfica conquistar a Taça de Portugal será a 25ª, tantas quanto Sporting e FCPorto juntos (13 e 12 respectivamente).

3:12 PM  
Blogger Pedro F. Ferreira said...

BRILHANTE!!

11:27 AM  

Post a Comment

<< Home