Wednesday, December 01, 2004

Benfica - D. Zagreb: os croatas, o futebol e a sociedade

Acho que os ultras de Zagreb foram p melhor grupo que vi na nova Luz (corrijam-me se tiverem outra opinião). Tendo em conta a distância, as condições de vida e a situação do clube, a presença de todos aqueles elementos é de louvar.
Acho que o Dínamo de Zagreb e os seus Ultras são um bom exemplo de como o futebol reflecte a nossa sociedade. Desde o símbolo com o quadriculado vermelho e branco ao incrível pormenor dos BBB terem sido fundados por um adepto do H.Split (e soube isto pela zine dos DV, numa muito bem escrita crónica pelo G.) - dado que antes da guerra a rivalidade era com Belgrado, não com Split (esta surge com a discussão entre Zagreb e Split para capital da Croácia), tudo reflecte o que ocorreu naquela região nos últimos anos.
O futebol será sempre o maior ópio do povo. Há quem diga que se fosse uma religião seria a maior de todas. Seja uma fuga ou uma paixão, o certo é que domingo após domingo, as vidas reflectem-se nos estádios. Desde as rivalidades por razões políticas, às amizades por razões separatistas (exemplo maior: País Basco) passando pela religião (Celtic - Rangers) tudo neste jogo vai espelhando as vidas e as situações sociais.

"Football is life. The rest...only details."

"Foi nos estádios de futebol que aprendi mais sobre o ser humano" - Jean Paul Sartre

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Também há quem diga que o futebol é uma arte. E se é arte, cabe aos artistas da bola promoverem-na o melhor que sabem. O que nem sempre tem acontecido com o nosso Benfica, não é M.? Nós estamos cá para apoiar o símbolo. Quer eles tenham ou não a arte de o honrar. Porque é o Benfica que me move e não este ou aquele artista. E isto, também é arte. A arte de amar um símbolo que nos apareceu na vida sem que nós o tivessemos escolhido. Tem uma águia em cima. É vermelho, branco e, pasme-se, tem até o azul dos nossos rivais. É o maior clube do mundo, principalmente quando está em baixo. E é principalmente quando está em baixo e ferido que temos de ter a arte de o apoiar ainda mais. Mais que nunca...

G.

2:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

E como seguidor do Sport Lisboa e Benfica e cansado que os outros destruam o que eu defendo à 27 anos proponho um movimento à imagem da operação coração, da fica amaral e afins:
Saiam geovanni e paulo almeida! LFV e GT emprestem ou vendam estes gajos já! Pelo bem do nosso CLUBE, pelo Bem do BENFICA !

Tiago

2:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

caso fosse possivel acrescentem um link para www.sectorultra.pt.to . é um forum de discussao de claques, futebol e desporto em geral.

www.sectorultra.pt.to , sem ofensas, sem insultos... apenas um espaço de discussao.

www.sectorultra.pt.to

sectorultra@hotmail.com

3:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

Parabéns pelo teu blog . Estou a adorar e vejo que partilhas muitas das minhas opinioes . O aartigo Anti_figo pareço mesmo eu a pensar . Muito bom .

11:35 AM  
Blogger menna said...

طريق العروبة
تركيب رخام ابو ظبي
شركات صبغ فى ابو ظبى

1:06 PM  

Post a Comment

<< Home