Thursday, September 30, 2004

Itália IV: Roma - Fiorentina, "Um domingo qualquer"

Ainda hoje fico chateado por já ter acabado o jogo. Fiquei com os olhos a vibrar de estar ali, fiquei com a alma cheia e preenchida até à última gota de ver a Sud a cantar e o sector ospiti repleto dos bravíssimos viola... Nesse dia acho que me aconteceu o impossível: fiquei a gostar ainda mais disto.
Mas comecemos do principio: ontem o Andrea convenceu-nos a ficar mais um dia, o que nos vai dar a possibilidade de ver o Roma - Dinamo de Kiev. Hoje temos um bilhete para a Nord e um para a Sud (grazie Andrea!), e já que o RC gosta muito mais da curva romana do que eu, ofereci-me para a Nord onde tirei não sei quantas fotos e fiz não sei quantos videos.
Na ida para o estádio apanhámos um amigo do Andrea: o fabuloso e inigualável Gigi. O Gigi é um estereótipo italiano: ar gingão, cabelo louro farto, sempre com grande "cenário". Simpatiquíssimo, completamente louco por confrontos (os olhos saltavam-lhe cada vez que se falava no assunto), enfim... uma grande personagem.
Chegados ao estádio, deparamo-nos com uma novidade que é no mínimo elucidativa quanto à aventura que é uma transferta a Roma: este ano há uma saída directa da auto-estrada para o sector ospiti do Olímpico...com muro! Apesar dessa "contrariedade", eram visíveis nas imediações da Nord vários grupos que sabiam ao que iam. Muitos com "look" casual, outros nitidamente ultras, mas todos em grupos de cerca de 10, 15 e à espera dos viola... E, vá-se lá saber porquê, apesar da saída auto-estrada, mesmo em cima da hora aparecem 3 pullmans dos adeptos da Fiorentina. Nas barbas de sócios impávidos e serenos, foi ver as tochas e pedras a voarem em direcção aos autocarros. Mais que a violência ou a agitação, chocou-me o ar natural dos sócios da Roma, que entravam descontraidamente no estádio, a dois passos de algo que em Portugal abria telejornais.
Lá dentro o espectáculo é imenso. Num lugar privilegiado na Nord tinha uma belíssima panorâmica da Sud. De repente anunciam-se os jogadores... O barulho é ensurdecedor: "Antonio.... CASSANOOO!!"... Mas doem-me os tímpanos no espectacular: "Francesco.... TOOOOTTIIIII!!!!". Inicia-se o hino da Roma e todo o Olímpico levanta os cachecóis... Amigos, isto é só mais um domingo em Itália, mas para mim... É magia.
Quando o hino acaba começa a "Resistência vocal" dos viola... Com um efeito visual espectacular (as suas cores dão logo um bom avanço), e com uma persistência em termos de cânticos incrivel, os Ultras da Fiorentina encheram-me as medidas, impedindo-me de ouvir - imagine-se! - os cânticos da Sud (mais tarde o RC dir-me-ia que nunca os ouviu....). Curioso (?) o facto de todos os cânticos viola já terem sido traduzidos em alvalade.... Nota ainda para o facto do CAV estar a engolir os outros grupos e a comercializar-se bastante, facto que já lhes dá o cognome de "Novos Irriducibili", por parte dos nossos amigos.
Ao intervalo, enquanto toda a gente insultava o Cassano pela expulsão infantil, vejo coisas inacreditáveis em Portugal: os grupos da Fiorentina acendiam tochas que mandavam para o meio dos sócios da Roma, e estes....pegavam nas mesmas e devolviam-nas. E o ciclo repetia-se. Assim, como se nada fosse. Quando perguntei ao rapaz da frente se aquilo era normal, ele respondeu-me: "Amigo, isto é um domingo qualquer" (usou mesmo a expressão "any given sunday", do filme com o Al Pacino). Acho que foi nesse momento que percebi cabalmente que estava noutro Mundo.

Depois de uma tarde na esplanada a falar com o Andrea, Gigi e o Gaetano (outro amigo do Andrea, também impecável a todos os níveis) jantámos e fomos dormir de novo a casa do nosso anfitrião. Nessa noite não consegui deixar de ver vezes sem conta a imagem da Sud a festejar o golo da vitória da Roma. Quem me dera poder escrever essa imagem, ou pintá-la, ou mostrá-la MESMO como eu a vi. É que essa imagem, meus amigos, tinha a essência do Futebol a explodir por todos os lados...

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

és dos diabos n és?do megafone...t-shirt asroma ultras no jogo benfica-braga... :P

11:09 AM  
Blogger Manuel Neves said...

Lol... Sim, sou dos Diabos mas não sou esse... Um abraço.

12:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

ok, era uma simples curiosidade.
keep up the good work (deves ter curtido tanto em italia...)

spencer

1:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Esse era o companheiro de viagem...

Dois malucos a fazer mais de 5000 Kms para ir ver com os seus olhos o que apenas conheciam das fanzines/net/livros/fotos...

Que saudades...

;)

10:07 AM  
Blogger Manuel Neves said...

Pois é, que saudades;)
Peço desculpa aos meus fiéis leitores, mas estou sem net (este post n vai de minha casa, obviamente).
Em prinicipio este fim de semana escrevo mais uma crónica de Itália e a do Guimarães-Benfica)

Um abraço

2:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

Simplesmente brutal estas tuas histórias. Digam o que disserem, Itália é onde reina o verdadeiro espirito não só ultras como tb casual.

Parabéns!!

11:16 AM  
Blogger oakleyses said...

louis vuitton outlet, tiffany and co, burberry outlet, gucci handbags, louis vuitton, nike outlet, christian louboutin, ugg boots, michael kors outlet, prada outlet, longchamp outlet, nike air max, polo ralph lauren outlet online, kate spade outlet, christian louboutin outlet, prada handbags, ray ban sunglasses, louis vuitton outlet, michael kors outlet online, longchamp outlet, burberry handbags, tory burch outlet, christian louboutin shoes, replica watches, cheap oakley sunglasses, michael kors outlet online, tiffany jewelry, longchamp outlet, michael kors outlet online, uggs outlet, michael kors outlet online, oakley sunglasses wholesale, polo outlet, jordan shoes, ray ban sunglasses, uggs outlet, oakley sunglasses, louis vuitton outlet, oakley sunglasses, replica watches, uggs on sale, oakley sunglasses, chanel handbags, michael kors outlet, louis vuitton, ugg boots, nike air max

7:43 PM  
Blogger deraz said...

خدمات دبى – النجم
سباك دبى
اعمال صحى فى دبى

10:15 AM  

Post a Comment

<< Home