Sunday, September 05, 2004

A selecção portuguesa, os adeptos e a patente do Futebol

Este fim de semana não houve Futebol a sério. Pelo menos para mim. Jogaram-se os jogos de apuramento para o Mundial, alguns jornalistas tentaram acordar aquele bichinho do Euro2004, mas não houve festa no Marquês, nem nada.Prefiro mil vezes que o Benfica ganhe ao Moreirense para a semana do que Portugal ganhe os 5 próximos campeonatos do Mundo e Europeus intercalados. A selecção portuguesa não me diz nada.Nos vários doentes de Futebol que encontrei em toda a minha vida - e são muitos, acreditem - não encontrei nenhum que sofresse com a sua selecção nacional. Todos encaram um jogo entre o seu país e o do lado como uma escusada paragem da agradável rotina do campeonato. Eu também sou assim.Observando a entrega a um clube como unicamente resultado de uma paixão com outra qualquer - há gajos que sofrem por carros, há outros doentes pela sua banda favorita - é-me dificil perceber a entrega súbita a uma selecção por parte de alguém que se diz "doente" de um clube. E os jogadores da equipa adversária que insultamos em frases e em cânticos e que queremos que se lesionem a época toda? Já são os maiores? Mas mais que isso? Duas paixões por duas equipas de futebol? Não é isso traição? Tenho vários amigos de outros clubes aos quais quero todo o bem do Mundo, excepto no campo futebolístico. E de súbito vou festejar golos com eles??Ok, andei sobretudo a basear a minha argumentação na provocação, mas mais que tudo, espanta-me que alguém consiga "amar" duas equipas de futebol com uma intensidade....Ultra. Daí que não acredite que alguém "doente" seja também um fanático pela sua "nazionale". A todos os adeptos de bandeira à janela, de nomes decorados à pressa, de sofrimento súbito e facilmente esquecido, lembro-vos hoje que o Futebol é dos adeptos. Dos adeptos verdadeiros. E enquanto vocês esperam alegremente o próximo Mundial ("É assim que se chama?") nós vamos gozando a patente do Futebol. Que é nossa e para sempre.

2 Comments:

Blogger Manuel Neves said...

Obrigado:) Esta semana não escrevo, mas é por 1 óptima razão: vou a Itália 10 dias. Quando voltar encho isto de crónicas.
Uma abraço e outro obrigado

11:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

Enquanto as selecções jogarem melhor que os clubes, acho dificil a patente estar do lado "capitalista" do futebol.

2:07 PM  

Post a Comment

<< Home