Wednesday, August 11, 2004

Benfica - Anderlecht: "o desejo absurdo de sofrer"

Apito final. Festa na Luz. Das duas uma: ou esta gente tem muita fé no acaso de nunca termos sido eliminados depois de um 1-0 em casa, na primeira mão, ou então há por aqui muito anjinho.
Disse Sting (um cantor, que pura e simplesmente ABOMINO) que o futebol é como a religião: passamosa vida a sofrer (por coisas que até podíamos ignorar), até ter uma alegria que apaga tudo.
A 24ª Taça apagou-me muito. Ou tudo. Nem sei dizer, tal foi a loucura. Mas a minha pergunta é se voltou o sofrimento... Os calafrios, os espasmos involuntários para afastar a bola da nossa área, aqueles "Foda-se!...", com um suspiro no fim, depois da bola andar lá tão perto...
600km. Chego ao comboio e estão mais alguns DV, que passavam férias no quente Algarve. Na altura achei piada à coincidência: todos na mesma carruagem, todos a cagar na praia e nas férias. De comboio... Muito à Ultra.
Agora, já em casa, pergunto-me senão seremos um género de religiosos, versão hard-core de todos os fundamentalistas que já apareceram por aí. Eu amo o SL Benfica, (assim mesmo, com todas as letrinhas da conjugação do verbo "amar") e não me imagino sem ir à bola e festejar golos. Mas concordemos, que Diabo (1982?), que o que se passou ontem foi um sofrimento. Uma nervoseira, cheia de calafrios mórbidos e sustos.
O que é que nos leva a isso? Que sobre-humano amor é este que nos dá o "desejo absurdo de sofrer" de que falava Cesário Verde? A pergunta é mais que pertinente. Se não, observemos a ironia que é ir a Lisboa ver um jogo (para quem não percebe mesmo nada disto: FUI A LISBOA VER 90 MINUTOS DE FUTEBOL) e suspiro de alívio quando aquilo acaba (nova tradução: FICO FELIZ POR TER ACABADO O JOGO PARA O QUAL EU ME DESLOQUEI).
Não argumentem que fiquei feliz porque ganhámos. Ok, também é verdade, mas eu durante o jogo sofri, no sentido mais profundo da palavra.


É estranho, não é?

E é tão bom, não é?

Um abraço a todos os que, como eu, fazem os Km que forem precisos, para suspirar de alívio no fim.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home