Friday, March 02, 2007

Mão ao ar, europa!

Descobri um blog do ceportém com piada. É verdade. Li várias vezes os textos para confirmar se não estaria doente, mas é mesmo oficial: há um blog de lagartos com piada. Chama-se Mãos ao Ar e podem chegar lá por aqui. Mas, como qualquer blog de lagartos, o tema é inevitável: o Sport Lisboa e Benfica.
Os rapazes têm, de facto, muita piada (e digo-o sem ironias). Mas são do ceportém, coitados. E isso é algo que não se pode perdoar.
O GR1904 (o blog dele está aqui) vai ficar chateado por eu dedicar um post aos adversários, mas eu não resisto. O meu anti - ceporténguismo existe e tenho orgulho nele.
O ceportém dá-me asco. É uma coisa visceral, que vem de dentro e é impossível controlar. O ceportém é como o dantas, cheira mal da boca e inocula concubinos (lagartinhos loiros e de olhos azuis). Tenho nojo aquilo. Deliro quando perdem. Nem sequer consigo ter pena daquele ar de sofrimento, que me faz sempre lembrar o coyote quando não apanha o outro pássaro rápido.
Foi o meu pai que me incutiu este ódio todo, porque jogava basket na Académica de Moçambique e rivalizava com o ceportém local (que, pelos vistos, tinha vários genes em comum com o da metrópole, pois perdia várias finais). O meu progenitor não consegue ver um jogo de petanca com lagartos sem torcer pelo adversário (e nem interessa se o mesmo cometeu crimes contra os Direitos Humanos. É um adversário do ceportém e estamos com ele.) e passou-me isso. Desde pequenino que cresci a torcer contra os verdes e o facto de ter nascido numa terra onde os azuis são tão raros como as taças europeias do ceportém, fez-me aprimorar este espírito anti - verdes.
O ceportém foi, é e será sempre o anti - clímax. O ceportém é mesmo, a meu ver, um clube impotente. O clube que nunca conseguirá ter orgasmos. No mãos ao ar, os autores parecem mesmo aqueles gajos em meia idade que se dedicam a coleccionar comboios e coisas assim. E como tal, dedicam-se a escrever sobre o Benfica (o que não é lá muito terapêutico).
Mas não fosse já isto estranho, os rapazes têm o desplante de maldizer acerca da história europeia do Benfica. E foi aqui que a minha paciência se esgotou e resolvi responder:
A primeira vez que me lembro de me ter de concentrar para torcer contra eles lá fora foi no ceportém - Inter nas meias finais da Taça Uefa (quando digo Taça Uefa pensamos todos no mesmo, não pensamos?). Foi genial. Oceano, esse cérebro do meio campo (que teve a melhor assistência da sua carreira para Poborsky no célebre chapéu do Euro 96. Está aqui.) falhou várias vezes isoalado à frente de Zenga, confiante que o 0-0 em casa é sempre um bom resultado. Não foi. A velha raposa e o trio alemão aliviaram-nos e o ceportém via a sua grande prestação europeia falhar.
Felizmente, o ceportém é pouco dado a estas coisas (a única competição europeia que ganhou já acabou - porventura pela vergonha de ter um clube daqueles na história) e foram poucos os sustos europeus que tive com o clube da cor do ranho.
Divertimentos, esses, foram incontáveis. Como esquecer a mágica prestação do Costinha em Salzburgo? Ou a expulsão do Dani e os 4-0 em Viena?
Não podemos esquecer, claro, as fantásticas prestações na competição europeia máxima. Depois de um 3-0 ao Mónaco em casa (com o relvado num estado deplorável por causa dos fungos. Perdão, foram os U2. OS fungos foram depois. Os parasitas ainda lá estão, mas nos camarotes.) que lhes deu automaticamente não um, mas cinco títulos de campeões europeus (porque dada a raridade, as vitórias em alvalade para a europa dão automaticamente títulos. Por exemplo, o golo do Caneira ao Inter - claramente sem querer - deu outros 5 títulos de campeões europeus e duas taças europeias porque o Moutinho tirou fotografias ao colo do Vieira no fim do jogo), o ceportém lançou-se numa campanha fantástica que só colossos como o Lierse foram capazes de parar.
Houve ainda a fantástica jornada de um empate caseiro contra o Real Madrid (onde ainda por cima jogava aquele fulano que os odeia e que festeja os golos contra eles como eu... Como é que ele se chama? Ai... Ah! Figo! É isso, é o Figo.) que não deu direito a título europeu, mas a acesso a duas finais. Porém, Schmeichel e seus amigos foram os primeiros a sentir a ameaça dos russos(que para os lagartos são feios e muito maus, como aparecem no MacGyver) e depois de 3-1 em Moscovo, tiveram mesmo muito azar (não há outra razão!) e levaram 0-3 no inviolável estádio de alvalade. Ah, grande ceportém.
Apesar de ser sempre um prazer recordar a forma simples como equipas como o Viking ganharam aos verdes, há um fim de tarde que nunca, nunca, nunca, é demais recordar: 18 de Maio de 2005.
Nesse dia, o ceportém ia finalmente jogar uma final europeia (depois dos 53 títulos europeus que a vitória ao Mónaco tinha significado) e logo em casa. Contra uns russos quaisquer, que cheiravam mal e que até tinham eliminado o Benfica (o mesmo Benfica que quatro dias antes lhes tinha tirado o campeonato, se bem que Douala e Peseiro - a matemática nunca foi o forte deles - ainda acreditavam). Pfff, estava no papo. Nenhum clube do mundo consegue perder duas competições em quatro dias. É impossível não ganharem, e ainda por cima em casa e estávamos a falar de uma equipa que, segundo as conversas de café no Picoas Plaza, era a melhor do mundo.
Rogério - Picanha marca primeiro e alvalade rejubila. As betas fazem um "ai, que chique!", a Juve Leo tem o bom senso de não invadir o relvado e o Dias da Cunha dança dentro da camisa de forças. Afinal, nem todas as esperanças europeias leoninas estavam depositadas numa putativa presença da Maria José Valério na Eurovisão (com o Clímaco a comentar, claro). 1-0 ao intervalo. Já ganhámos - pensaram eles.
Em minha casa, três Benfiquistas com barretes russos e camisas do Glorioso estão preocupados, mas confiantes. É o cenário perfeito para os lagartos perderem. Estar a ganhar ao intervalo de uma final da Taça Uefa em casa é uma coisa o mesmo que não ter sexo há meses, sair com a Isabel Figueira e ela implorar para ir para a cama connosco. Só um impotente recusaria.
Peseiro, provando o seu Benfiquismo puro, não reforça o meio campo nem aposta no contra ataque. Eu acredito que o insconsciente do homem jogou muito a nosso favor nesse dia. E, como por magia, o ceportém brilhou. Aquela estrelinha que sempre os fez um clube "diferente" (como eles dizem) cintilou. 1-1. 1-2. A vodka, em minha casa, começa a rodar. Mas eis senão quando, há um momento que define toda a história daquele clube: a jogar em casa uma final da Uefa, Rogério - Picanha consegue atirar ao poste uma bola que estava centímetros da baliza. Cerca de 20 segundos depois, no contra ataque, surge o 1-3 para explosão de alegria Benfiquista e russa. Contou-me um amigo que na bola do Rogério, amigos lagartos que viam o jogo no Rossio num ecrã gigante, festejaram como se tivesse entrado e festejavam o golo no chão. O meu amigo, Benfiquista, continuava de pé e disse-lhes que a bola não tinha entrado. Mas os outros não acreditaram e, no chão e em lágrimas, gritavam: Toma lampião! Toma! Vamos ganhar esta merda! Ceportéééééém! Eu pagava do meu bolso para ver a cara deles quando se levantaram.
O jogo acaba, a Taça Uefa vai para o CSKA, Liedson continua Levezinho de Títulos, mas Douala ainda acredita virar a final em Moscovo, apesar dos 3 golos sofridos em casa. Assim se escreveu uma bela página de história.

Finalizo a minha provocação ao mãos ao ar, lembrando ao Sancho Urraco, que quando escreve " sabes qual foi o primeiro clube português a participar na taça dos campeões? O Sporting, por convite. É que só os clubes prestigiados eram convidados a participar naquela competição. Estas informações são gratuitas, dou-as de borla - aproveita." (aqui.), há outra informação a acrescentar - e também lha dou gratuita:

O Ceportém foi a primeira equipa de sempre a ser eliminada da Taça dos Campeões Europeus, usando o seu único atributo (a supracitada impotência) para entrar na história das competições europeias. O site da Uefa mostra-nos que o Partizan de Belgrado foi o pioneiro de uma longa história à qual o último lugar no grupo este ano acrescenta só mais uam linha. Está aqui.
Mãos ao ar!

20 Comments:

Blogger GR1904 said...

Estás desculpado, esses Urracos iriam concerteza aprender a ter mais piada caso lessem este teu texto acerca do "quase" clube deles.

2:57 PM  
Blogger Nuno said...

boas , e eu por mim ficava-me por aqui quanto a uma breve apreciação do clube cor de ranho !

passam a vida a gritar filhos da puta slb , a saltar quem nao é lampião ...... e a escrever textos (4/5) sobre o benfica .....

deixós andar , orgulho-me tanto do meu clube ! deixa os diferentes em paz !

6:35 PM  
Blogger Jorge Frias said...

Imperdoável . . Mesmo sem te conhecer não aceito que esqueças a pirilada dos . . (aqui preciso da tua ajuda) Gengibre ? Eram turcos . . . Um eterno obrigado ao Sportem . . .

6:39 PM  
Blogger Bakero said...

Epá, quanto ao Sporting na Europa, é só começar na época 90/91 (que é quando me entrou o bichinho futebol) e ver quantas alegrias já me têm dado:

90/91: Chegam às 1/2 finais da Taça UEFA, onde são eliminados pelo Inter (até lá não eliminam grandes espingardas, mas é a tal razoável prestação que eles fazem de 15 em 15 anos).

91/92: À vida logo na 1ª Eliminatória da Taça UEFA pelo Dinamo Bucareste.

92/93: À vida logo na 1ª eliminatória da Taça UEFA pelo Grasshoppers (vencem fora 2-1, perdem em casa 1-3 lolo)

93/94: Oba oba, chegam à 3ª eliminatória (da Taça UEFA, claro), vencem o Casino Salzburgo enm casa 2-0, e depois perdem lá 0-3)

94/95: Outra vez à vida na 1ª eliminatória (de que competição? Da UEFA, claro!), desta vez pelo Real Madrid. Menos mau...

95/96: Participam na Taça das Taças. Vão embora à 2ª eliminatória com 4 na corneta, levados em Viena.

96/97: É a vez do colosso Metz recambia-los para casa. Em que competição? Taça UEFA! Em que eliminatória? 2ª!

97/98: A grande estreia na Liga dos Campeões! Vencem o tal jogo ao Monaco e depois só com o Leverkusen levam 1-6 nos dois jogos. Ficam em 3º lugar.

98/99: Já é monótono...competição? Taça UEFA. Chegam a que eliminatória? 1ª! É o Bolonha que os elimina...

99/00: Desta vez é o Viking! 0-3 fora de casa. A competição e a eliminatória é a mesma de sempre...

00/01: Nova presença na Liga dos Campeões! Que é fabulosa! Desde 1-6 com o Spartak nos 2 jogos, a levarem 4 no Bernabéu, valeu de tudo! Terminam o grupo em último, com uns fabulosos 2 pontos!!

01/02: Eh lá! Chegam à 3ª eliminatória (da Taça UEFA, claro) onde são eliminados pelo Milan.

02/03: Voltamos à monotonia. Competição? UEFA. Eliminatória? 1ª. É o Partizan o bichinho papão desta vez...

03/04: Competição? Pois...eliminatória? 2ª. 0-3 em casa com o Genclerl...Gençlirl...pois...

04/05: Lá volta a história dos 15 anos. Chegam à final da Taça UEFA (claro!), mas perdem em casa para o CSKA.

05/06: Lá voltaram os lagartos à sua vidinha...competição? UEFA! Eliminatória? Primeira. Desta vez é o Halmstads a fazer corar de vergonha a lagartada...

06/07: De volta à Liga dos Campeões! E foi o que se sabe. Último lugar no grupo com uns fabulosos 5 pontos.


Depois disto como é que a lagartada tem coragem para falar em Europa????

1:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

E muito sabe o tipo com nome de margarina do Enorme Sporting, afinal há muito anti-Sportinguismo... e foram 7 os que levaste em Vigo!!! Estás recordado???

Vai buscar!!!

6:49 PM  
Anonymous Nuno said...

se os 7 valessem campeonatos....

Amigo lagarto deixa me que te diga ... Nesse ano fomos curiosamente campeões em casa frente aos lagartos cor de ranho , e inclusivé ganhamos a taça de portugal frente a quem frente a quem ? a voces cor de ranhoca ! =)

por isso lembra-te tu comemoras com jantares o 7-1 nós comemoramos jantares de campeonatos e de taças europeias... e afins !

mata-te laarto és o gato fedorento deste país !

8:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sempre soube que vcs não sabem ler, e se dúvidas restassem, foram dissipadas.

Eu escrevi, "Sete em Vigo"!!!
Queres vergonha maior???
Sete, ou 7, em Vigo!!! ahahahahahah

Não me recordo de teres vencido o campeonato nesse ano. Aliás, depois disso foram 3 anos em que os jogadores brumelhos só iam ao estrangeiro em Junho e Julho... eram as férias e o estágio de pré-época!!! ahahahahah

Coitadinhos!!!!

9:20 AM  
Blogger You'll never walk alone said...

Faz sentido que aqui o "visconde" de alvalixo venha aqui comentar de forma anónima,afinal..o seu clube a nível europeu (ok,mundial mesmo) também não passa de um anónimo.Quer dizer,como é que seria sequer possível levar a sério o cepórtem na europa,quando já a nível interno é o clube mais humorístico? (com tranquilidade).Os Berdes (e não falo de ecologia),pintam sempre a imagem do garrafão de vinho e tal.Nem desminto,certamente o provável é mesmo tu caro "visconde" teres um pai ou mãe,com tendências para malhar no copo,vindos lá do norte,trabalhadores,mas sem estudos..deixa lá,não sintas vergonha desses,sente mazé dos "sbem" da camisa,sapato,culturalmente educados que sobem a cargos governativos e fodem o país.Já diz o ditado "Nunca mandes um lagarto fazer o trabalho de um homem".

1:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Qual é a diferença entre assinar "anonymous" ou assinar "you'll never walk alone", ou mesmo "nuno"??? Vai dar ao mesmo, por pxiu cala-te!!!

Tens toda a razão, mas olha q o Sócrates é lampião, e restante equipa do governo. Agora interpreta como quiseres, mas já deves achar q não há melhor primeiro ministro.

Mas percebo que não andes sozinho... continuas acompanhado pelos 7 anões de Vigo!!!

3:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Já agora, fiquem com este link maravilhoso... há lá coisa mais bonita de recordar na história do fantástico clube de carnide...

http://www.youtube.com/watch?v=RZSlJ_OxNdk

Vai buscar!!!

3:28 PM  
Blogger You'll never walk alone said...

Para ti caro visconde anónimo e para os demais :

http://bp1.blogger.com/_I12NdNX1_xQ/ReTkZTASQqI/AAAAAAAAABs/0qjwlFe9D_0/s1600-h/queremoschampionspb1.jpg

A fazerem rir,desde 1906.

3:42 PM  
Blogger You'll never walk alone said...

Epa peço desculpa visconde,colei mal o link,deixo aqui o link completo :

http://bp1.blogger.com/_I12NdNX1_xQ/ReTkZTASQqI/AAAAAAAAABs/0qjwlFe9D_0/s1600-h/queremoschampionspb1.jpg

Ah e..vai buscar !!

3:44 PM  
Anonymous DC said...

Escolheste mal o nome do blog devia ser diário de um merdas.

Fiquem lá com as vossas vitórias a preto e branco

PORTO SEMPRE !!!

11:00 AM  
Blogger M. said...

Aponto a tua sugestão, DC.

3:07 PM  
Blogger GR1904 said...

This comment has been removed by the author.

4:26 PM  
Blogger GR1904 said...

É isso mesmo DC, focaste um ponto extremamente importante na historia dos dois clubes. É que nós já cá andavamos a ganhar títulos na Europa e eramos conhecidos ainda ainda a tv era a preto e branco. E vocês... já o telemovel estava inventado.

Obrigado por nos lembrares disso.

4:28 PM  
Anonymous ZAHO said...

Lagartos amigos qts vezes foram a champions na vossa historia? Pela TV nao conta...

6:28 PM  
Anonymous InvictaPorto said...

Acho deveras comico discutir o Sporting.
Mas o que há para discutir??
O Sporting é o clube da gargalhada , é clube que qq pessoa goza em qq parte do dia.
E é um clube simpatico porque nunca pode entrar nas discussoes dos 2 grandes(Benfica e Porto) porque nao tem dimensao historica, futeblistica para entrar em discussoes.
Aqui no norte so se discuta o tema "sporting" para falar da formacao deles e dos miudos que eles adoram lancar.
O Sporting é o clube onde se vai a pizza hut e pede-se uma Pizza Romagnoli....o Sporting nasceu para isto, para ser um clube simpatico(nao pode entrar nas discussoes porque é deveras ridiculo) e para ser gozado e descomprimir os adeptos dos 2 grandes.

Força Portooo ALEZZ

p.s.já nao vejo um lagarto no porto prai a 2 semanas...sao tantos

5:13 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mas alguem me explica por favor, o que é o Sporting?
Eu só conheço um clube de futebol, o Glorioso...

6:13 AM  
Anonymous Sir Aiva said...

O melhor resultado do ceporten na taça dos campeões foi uma brilhante ida a uns quartos de final...no campeonato português têm 6 brilhantes quartos lugares e 4 brilhantes quintos lugares, ao todo são pelo menos umas 8 vezes fora da Europa...já nem falo das modalidades,em que para eles até os titulos de bilhar de bolso contam...

5:57 PM  

Post a Comment

<< Home