Thursday, March 01, 2007

Bento

Lembro-me que estava à baliza no infantário - eu, que nunca jogava à baliza - e fiz uma defesa. O meu pai, que me tinha ido buscar, disse-me no carro que eu tinha parecido o Bento. E contou-me como o Bento tinha sido um guarda redes valente, que se atirava cheio de garra e num jogo até tinha havido pancadaria com os lagartos e o Bento tinha estado lá no meio. Engraçado como sem nunca o ter visto jogar, ele me pareceu real e magnífico. Fiquei orgulhoso de ter tido o melhor guarada redes português de sempre (segundo o sempre imparcial meu pai) no meu clube.
Nunca o vi jogar. Mas era fácil perceber que estava ali parte da história do Benfica. Aliás, bastava olhar para ele, para o bigode farfalhudo e para o ar de carregado de honestidade e valentia.
Até sempre.

6 Comments:

Blogger GR1904 said...

Do tempo em que os jogos eram domingo à tarde...

O Bento treinava no Benfica os mais novos e preocupa-me os putos das camadas jovens ficarem sem uma referência de grande porte em todos os significados que conseguirem arranjar. Mística, garra, bravura, raça, benfiquista, sofredor... uma autêntica camisola vermelha.

12:15 PM  
Blogger Visconde de Alvalade said...

Quando eu tinha 5,6, 7 anos, ia aos domingos com os meus pais para a casa/quinta de uns amigos dos meus pais para os lados da Assafora (entre Sintra e Ericeira).
Os amigos dos meus pais, já todos nos 30's, 40's jogavam uma futebolada e eu ia à baliza. Mas havia uma condição para eu ir à baliza... Só ia se me dessem as luvas do Bento (pensava eu, pois não passavam de umas luvas de oficina... e então?)

Foi-se um grande senhor... Um bastião de mística!

2:02 AM  
Blogger You'll never walk alone said...

Um exemplo a seguir,pelo seu talento,dedicação ao clube e dedicação à selecção.Pouco me lembro do Bento infelizmente,porém,quando vejo uma das velhas cassetes ilustrando o Benfica dos anos 80 70/80 e ouço as estórias de quem ia ao estádio vêr..sinto orgulho,orgulho de um homem assim ter feito parte do meu clube,orgulho porque era português.

3:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

Verdade que foi "um dos melhores" guarda-redes do futebol português mas mentira que foi "o melhor"!
Dificil e discutível como tudo mas existiram Azevedo, Carlos Gomes, Damas, Costa Pereira e últimamente até Victor Baia.

10:15 AM  
Blogger Tanque Silva said...

Não sei se foi o melhor, e tão pouco isso me intressa . Sei sim que ele era a mistica em pessoa, era uma pessoa de olhar simples e honeste , e que nos deixou tão novo. O Benfica perde uma referência, resta-nos desejar que descanse em paz...

10:32 AM  
Anonymous Teixeira said...

Tambem nunca o vi jogar...mas de tudo o que ouvi dele tenho um enorme orgulho que tenha jogado e sido capitao do Benfica...foi um bocadinho do Benfica que desapareceu...E certamente sera mais um lá em cima a torcer por nós.
OBRIGADO BENTO!

6:54 PM  

Post a Comment

<< Home