Bento
Lembro-me que estava à baliza no infantário - eu, que nunca jogava à baliza - e fiz uma defesa. O meu pai, que me tinha ido buscar, disse-me no carro que eu tinha parecido o Bento. E contou-me como o Bento tinha sido um guarda redes valente, que se atirava cheio de garra e num jogo até tinha havido pancadaria com os lagartos e o Bento tinha estado lá no meio. Engraçado como sem nunca o ter visto jogar, ele me pareceu real e magnífico. Fiquei orgulhoso de ter tido o melhor guarada redes português de sempre (segundo o sempre imparcial meu pai) no meu clube.
Nunca o vi jogar. Mas era fácil perceber que estava ali parte da história do Benfica. Aliás, bastava olhar para ele, para o bigode farfalhudo e para o ar de carregado de honestidade e valentia.
Até sempre.
Nunca o vi jogar. Mas era fácil perceber que estava ali parte da história do Benfica. Aliás, bastava olhar para ele, para o bigode farfalhudo e para o ar de carregado de honestidade e valentia.
Até sempre.
6 Comments:
Do tempo em que os jogos eram domingo à tarde...
O Bento treinava no Benfica os mais novos e preocupa-me os putos das camadas jovens ficarem sem uma referência de grande porte em todos os significados que conseguirem arranjar. Mística, garra, bravura, raça, benfiquista, sofredor... uma autêntica camisola vermelha.
Quando eu tinha 5,6, 7 anos, ia aos domingos com os meus pais para a casa/quinta de uns amigos dos meus pais para os lados da Assafora (entre Sintra e Ericeira).
Os amigos dos meus pais, já todos nos 30's, 40's jogavam uma futebolada e eu ia à baliza. Mas havia uma condição para eu ir à baliza... Só ia se me dessem as luvas do Bento (pensava eu, pois não passavam de umas luvas de oficina... e então?)
Foi-se um grande senhor... Um bastião de mística!
Um exemplo a seguir,pelo seu talento,dedicação ao clube e dedicação à selecção.Pouco me lembro do Bento infelizmente,porém,quando vejo uma das velhas cassetes ilustrando o Benfica dos anos 80 70/80 e ouço as estórias de quem ia ao estádio vêr..sinto orgulho,orgulho de um homem assim ter feito parte do meu clube,orgulho porque era português.
Verdade que foi "um dos melhores" guarda-redes do futebol português mas mentira que foi "o melhor"!
Dificil e discutível como tudo mas existiram Azevedo, Carlos Gomes, Damas, Costa Pereira e últimamente até Victor Baia.
Não sei se foi o melhor, e tão pouco isso me intressa . Sei sim que ele era a mistica em pessoa, era uma pessoa de olhar simples e honeste , e que nos deixou tão novo. O Benfica perde uma referência, resta-nos desejar que descanse em paz...
Tambem nunca o vi jogar...mas de tudo o que ouvi dele tenho um enorme orgulho que tenha jogado e sido capitao do Benfica...foi um bocadinho do Benfica que desapareceu...E certamente sera mais um lá em cima a torcer por nós.
OBRIGADO BENTO!
Post a Comment
<< Home