Thursday, April 28, 2005

Estoril - Benfica: Guerra é guerra

Tenho caído num erro constante: quando estou a fazer contas para o fim do campeonato (facto que ocupa o meu cérebro na maior parte do tempo) digo as coisas muito rápido. Por exemplo, antes do jogo com o Estoril dizia muito rápido: "Ganhamos com o Estoril e ficamos com 3 de avanço sobre os lagartos...". Ora, dito assim, parece facílimo. Pior é no campo. Acontece que a mesma equipa que levou com leviandade 5 em alvalade (assistência do Amoreirinha para o Liedson como gesto técnico do ano) entrou em campo com o espírito boavisteiro ao máximo. (Atenção: eu não quero que as equipas não corram contra o SLB, só acho que devem é aplicar-se SEMPRE.) O que se passou então no Algarve, foi uma batalha (muito mérito para o defesa esquerdo canarinho que mesmo com duas entradas por trás aos 10 minutos e 10 faltas não foi expulso) que me tirou para aí 5 anos de vida com tanta nervoseira.
O jogo deu-me a sensação de ter durado 90 anos. Tudo era discutido, tudo era luta, bola para o ar, porrada, falta, GOOO....Aaaaahhhh!!!, nunca mais marcamos, CARTÃO!!! E O CARTÃO??!!?!?....
Enfim, só de escrever fico nervoso outra vez.
E desde o jogo com o Gil que é isto. As equipas chegam, metem-se na retranca e de súbito parece que estão na final do Campeonato do Mundo a defender um 1-0 que ninguém viu. E vai ser assim até ao fim. Sábado, o Belenenses entrará na Luz como se o campeonato deles ainda estivesse em jogo e correr como nunca. Mas sabem que mais? Para se ser campeão há que enfrentar isto. Correr ainda mais do que a outra equipa toda junta. E sofrer. Sofrer e sofrer. Porque sem luta, sem guerra, sem batalhas como a do Estoril, o título nem saberá ao mesmo. E quem não passa por batalhas como a do Estoril, também não pode ser Campeão.

Lamento que já não consiga escrever neste blog falendo apenas das vivências de adepto e agora passe a vida a analisar o meu clube. Mas sabem que mais? Se isso é sinal que vamos ser campeões, esqueçam a vida de adepto para sempre.


(Melhor elogio de sempre ao Blog: "Quando leio este blog, quase percebo porque é que há Benfiquistas." C., Tripeira Anti-Benfiquista (isto é como dizer "descer para baixo...) Um beijinho e obrigado C.!)

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não era preciso ir para o Algarve para sofrer daquela maneira tão característicamente benfiquista. É como se o Benfica quisesse espalhar angústia pelo país todo, de norte a sul. Como se eu, e acredito que quase todos os que sentem assim o Benfica, não andassemos já suficientemente angustiados. Tenho saudades de uma vitória fácil, folgada, sem barreiras nem obstáculos. Daquelas em que saio do estádio sem sofrer. Bem sei que assim as coisas não têm o mesmo sabor, mas da forma tão sofrida que o Benfica tem ganho, não me deixa espaço para dizer o contrário. Há precisamente 11 anos, dizia o mesmo e fomos campeões. Há precisamente quase um ano tivemos um jogo em Alvalade que acabou por nos sorrir na vitória mais saborosa que alguma vez presenciei ao vivo. Há quase 11 anos, estava-me a preparar para ser campeão. Só que jamais me passava pela cabeça uma travessia de 11 anos sem nada ganhar. E é disso que mais tenho saudades.

1904 fans

3:34 PM  
Blogger Bakero said...

É curioso...antes do jogo com o Marítimo, o 4-3, sentia-me esquisito. Porque o meu Benfica estava finalmente na luta pelo titulo a poucas jornadas do fim, com francas hipóteses de ser o campeão e eu pensava: "mas isto é assim? sempre pensei que a caminhada para o titulo fosse muito mais dura, apaixonante e sofredora! Mas eu não estou a sofrer..." Pois agora estou a sofrer, sempre a pensar quantos dias faltam para o jogo (quando me apercebi que amanhã já é sabado, o sabado do benfica-belenenses, até me arrepiei!), sempre a fazer contas ao campeonato ("faltam 12 pontos, temos 3 de avanço, se o sporting empatar e a gente ganhar, aumenta para cinco, mas o porto também pode ganhar e aí...etc". O que eu sei é que depois de jogos como o benfica-maritimo, rio ave-benfica, estoril-benfica, este titulo (que eu acredito que não nos fugirá) saberá maravilhosamente, não só pelos 11 anos de jejum, mas porque foram de sofrimento, desespero, angústia, esperança, crença, alegria e euforia...todos os sentimentos que o futebol nos dá e que o ser campeão exponencia. Abraço e continua que eu venho aqui todos os dias ver se já postaste mais alguma coisa...;-)

3:57 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu não sou anti-benfiquista, sou anti-tudooquenãosejaoPorto.
Por ex., não me custou nada gritar e festejar aquele célebre golo do Sabry, porque isso era óptimo para o Porto. Para mim são todos iguais e, embora consiga compreender um bocado os anti-lampiões, não consigo entender como é que se é capaz de pôr isso à frente do próprio clube... Pior, como é que é possível dizer "Que seja o sporting campeão! Desde que não seja o benfica..." Medo...
Ah, e só como curiosidade, já há muitos adeptos do FCPorto que calam os anormais que de repente se lembram do slb fdp slb. Para mim isto é fantástico porque não só contraria a ideia de portista (e não tripeiro porque há muito tripeiro que não é portista)=anti-benfiquista,mas também demonstra que os últimos anos (vitoriosos e já saudosos) do meu clube fizeram pensar muito boa gente.
Enfim, não podia deixar de esclarecer o facto de o meu clube,para mim, estar bem acima de qualquer ódio ou rivalidade e de confirmar que realmente disse isso, porque adoro ler este blog. É tão bonito ver que ainda há quem ame (amar é pouco, mas não me sai palavra + forte) um clube, um símbolo, uma fé como eu. E quantas vezes não vejo aqui escritos os meus sentimentos e as minhas opiniões, mesmo que relativos a outras cores.
Enfim, é óptimo saber que há malucos como eu...
Já agora, "boa sorte" pró resto do campeonato. Eu já não acredito na minha equipa (se é que se pode chamar àquilo equipa...), por isso podem estar descansados lol

P.S. desculpem a confusão, mas infelizmente não tenho o dom da escrita cm o sr "dono" deste blog. *

6:26 AM  
Blogger Manuel Neves said...

Grazie pelos elogios:)
Eu acho que o conceito certo e menos hipócrita é esse: amarmos o nosso clube acima de tudo, não esquecendo as rivalidades históricas!
Já agora: no jogo do Sabry, o empate ou a vitória do Benfica eram a mesmíssima coisa para o fcp, portanto festejaste um golo do Benfica enganada. Ahahahah!

Beijinhos e aparece!

10:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ás vezes dou por mim a pensar que o titulo esta tao perto e ao mesmo tempo tao longe...estou a trabalhar e a pensar que se tivessemos ganho ao leiria e empatado com o rio ave ja estava quse tudo decidido,as conversas com os amigos ou com a namorada vao sempre dar ao mesmo sitio,o BENFICA...sempre que posso estou na net,na tv a ver as noticias com medo que alguem se lesione...estou fulo pq amanha nao posso ir á catedral...estou ansioso...nao escrevo coisa com coisa...e apetece-me gritar ....VIVA O BENFICA!!!!!!!!!!

12:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Por acaso jurava q n foi assim no ano do sabry, mas msm q fosse preferia assim pq o slb n dava luta e n :P

1:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

este jogo do algarve foi uma cena alucinante....saí de lá quase a cair para o lado, tanta a emoção que transbordou do meu ser. Valeu a pena, como sempre, e penso que foi um daqueles jogos decisivos nos quais sentimos que " se conseguimos isto conseguimos tudo!!".
Este jogo contra os pasteis já foi mais calmo...não foi um sofrimento tão eléctrico :P
vamos a eles rapazes..
NINGUÉM PÁRA O BENFICA ALLEZ OHH!!!

spencer

11:30 AM  

Post a Comment

<< Home