Sunday, February 15, 2009

andrades - Benfica: e que tal esquecermos os últimos 15 anos?

Sábado à noite. Jantamos vários Benfiquistas e um lagarto e bebem-se cervejas e pessimismo. Amanhã vamos ao porto. Vamos perder. Sim, por 2 ou 3. Ou 3 ou 4. É sempre a mesma merda. Vamos ser roubados. Este ano nem é preciso. Não jogamos um caralho. O Hulk é grande jogador. O Aimar não corre e o Di Maria devia ser vendido por 10 euros.
Há anos que a coisa é assim. Vamos para lá por baixo. A cabeça a olhar para os pés, um olhar de cães abandonados à sua sorte. Antes do jogo chegámos a temer - imagine-se - a chuva. Quando chove lá, perdemos sempre. Como se ir ao Porto fosse uma descida aos infernos, uma má tarde a passar, uma sina que invariavelmente acaba mal para nós.
A culpa é nossa, que caímos no truque. Há anos que nos deixamos papar pela ascendência deles. Preferimos (mea culpa) gozar os vizinhos do lado, com o seu ar inofensivo de aristocratas sem fortuna que ainda acham que a monarquia está no poder. E não percebemos que para sair deste ciclo temos de ser ratos, temos de nos unir. Até podemos ir com a cabeça baixa e um ar de coitadinhos, mas o olhar deve ser vivo e acutilante.
É como se cada vez que fossemos lá, tivéssemos que viver a merda - a grande merda - que têm sido os últimos 15 anos futebolísticos. Como se fosse uma sessão de psicanalista onde temos de ir confessar os nossos pecados, chorar porque a culpa é do Damásio, do Vale e do Artur Jorge. Como se tivéssemos que ir perder, cumprir o que está escrito, o que nestes 15 anos se decidiu. Vamos sem meter o pé. É sábado à noite e eles já estão a ganhar.
Precisamos de, ao fim destes anos todos, andar para a frente. Para viver sem esperança, bastam os aristocratas dementes. Para viver com uma esperança idiota e impossível de realizar, também bastam eles. Temos de ser espertos, temos de ser valentes. Temos de deixar de querer ir ao Porto dar 3 e ao mesmo tempo achar que vamos levar 3.
Quando, a ganhar 0-1, atacávamos devagar e Aimar parou a bola, altivo e insolente em pleno Dragão, pensei que podíamos virar a história. Podíamos todos levantar a cabeça e começar a berrar. Erro meu. Temos de ser mais espertos. A questão é que Aimar pisou a bola altivo porque desconhece os últimos 15 anos. Porque não os viveu. Se Aimar os tivesse vivido como nós, os Benfiquistas de sábado à noite, chutava a bola para a bancada e fugia lá para trás à espera que o jogo acabasse.
Estou farto de ir lá a pensar nos últimos 15 anos. Estou farto de estar sempre em depressão antes de lá irmos. Estou farto de pesadelos como o da época passada e de só ter o Mantorras para me fazer gritar um golo como se não houvesse amanhã.
Quero que o meu Benfica (e eu, como doente) possamos esquecer o inferno que os últimos anos têm sido. E isso faz-se pisando a bola num ataque quando se está a ganhar. Bola ao lado, nas calmas, fazê-los correr. Cabeça levantada, olhá-los nos olhos: estamos aqui.
E quando isso acontecer regularmente podemos deixar de pagar o psicanalista. Podemos deixar de alternar entre as depressões e as fases maníacas. E podemos voltar a ganhar.

PS: como devem ter reparado, este blog tem andado muito por baixo. A culpa não é só da falta de tempo, é da minha relação com o Benfica. Um arrufo de namorados que não me dá força para ir ao Estádio. Eu sei, a culpa é minha. Eu sei, é nesta altura que lá devemos ir. Mas também eu tenho as minhas contas de psicanálise. O meu muito obrigado a quem, pacientemente, me chateia todos os dias para voltar a escrever aqui.

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Já tinha saudades dos teus post's. É favor escrever com mais frequência!! Se não for pelo benfica, pelos teus leitores :)

11:18 AM  
Blogger NM. said...

Infelizmente o teu benfica é uma tristeza.

O meu , em ultimo continua sempre o melhor , e sempre o mesmo clube que me faz ir ao estádio com um sorriso gigante. independentemente do jogo , da situação ou do tempo.

O meu benfica é muito melhor que o teu.

Felicidades/condolencias ?

:)

5:19 PM  
Blogger GR1904 said...

Epá. Tanta depressão, rapaz. Não há curas eternas, mas ajudar-te-ia se visses as estatisticas dos ultimos 15 anos e visses que a supremacia é um facto baseado em vitorias, mas ao mesmo tempo, nem sempre suportado nas verdades que acontecem em campo. Proximo sabado, vamos a alvalade. Estes sim, são os eternos rivais pq foram os primeiros. Os outros, la de cima, incutem odio e raiva, mexem-se na merda e gostam de chafurdar nela. Eu prefiro sentir pena. E para isso ada melhor do que ir a alvalade.

6:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

M., nem todos pensam assim, eu fui la sem medos, com confiança, afinal somos o Benfica, eu sabia e alertei-te para tal, que iamos lá jogar à Benfica.Senti-me triste, muito triste com a vossa descrença,a minha relaçao com o Benfica sempre foi partilhada comvosco que sofrem como eu e, ao ver a vossa descrencia, fiquei triste, acreditei sozinho e, por muito estupido que seja, sinto que se tivessem acreditado como eu(acreditar nao pressuponha que la fosses)teriamos vencido lá.

Abraço

F.

4:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

ve se começas a escrever com mais frequencia.. quanto ao BENFICA nao acho que tenhas assim tanta razao pa andares tao deprimido,este ano ainda vais ter uma grande alegria vais ver... nao concordo com a tua cronica num aspecto,acho que este ano os benfiquistas,eu incluido,fomos ao dragao de peito feito,sem medo,cheios de confiança.3000 e calamos aquela merda.. ate os jogadores do porto se queixavam que so se ouvia os benfiquistas. soo foi pena o factor do costume nao nos deixar ganhar,mas mesmo contra tudo e todos vamos ser campeoes de certeza absoluta.. abraço e vê se te animas e escreves mais.

1:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

como é bom perceber que poucos SLB,s partilham as tuas ideias!

como é bom continuar a ouvir falar do "apito"!

Que pena seres benfica!

12:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

http://benfiquistacommuitoorgulhoemuitoamor.blogspot.com/

11:40 AM  

Post a Comment

<< Home