Thursday, February 14, 2008

Doença e treinadores

Percebi ontem que não tenho recuperação possível ou imaginária. Não há volta a dar, sou demasiado doente pelo Benfica. Apesar do meu pessimismo crónico, de conseguir somar 2 e 2 e dizer que a equipa está uma lástima, percebi que há coisas que me superam.
A auscultar uma doente, plenamente concentrado (juro!), ocorreu-me de repente e sem pedir licença, que com o Makukula e o Cardozo na frente é obrigatório que o Binya jogue a defesa direito (tirando definitivamente o Luís Filipe do onze) para que os lançamentos sejam todos perigosos. E pronto, depois continuei a ver a doente.
Li que Peseiro pode vir para o Benfica. Tudo bem que o homem tem currículo e já nos deu alegrias inesquecíveis.



Mas há limites. E num clube que vai fazer 3 anos sem ser campeão (e um título não chega para esquecer aquela seca), penso que teríamos que ter um treinador com outra dimensão e que não viesse, como Santos, já completamente queimado.
Isto é mesmo uma doença. À noite lá estarei.

2 Comments:

Blogger Ricardo said...

Concordo que Peseiro, caso o Benfica se decidisse pela sua contratação, entraria no clube sob a maior suspeição por parte dos adeptos, mas acho que Peseiro é um bom treinador e não me importaria de o ver treinar o Glorioso. É um treinador metódico, sabe de futebol, consegue ler o jogo e fazer as substituições correctas ao longo de uma partida. A época em que esteve no Sporting foi, quanto a mim, de muita qualidade. É certo que acabou de mãos a abanar, mas lutar pelo campeonato até à última jornada, enquanto fazia uma campanha brilhante na UEFA, com aquele plantel, é de treinador. De bom treinador. Na altura apontava-lhe uma falha: pouca capacidade de liderança, mas actualmente, com mais uma campanha de sucesso no Pana, ganhou experiência e maturidade e certamente terá pensado no que poderia fazer para que a liderança não estivesse em causa. Com um adjunto forte, benfiquista e que criasse com os jogadores um ambiente de respeito e motivação, não tenho dúvidas de que Peseiro é um homem certo para o Benfica. Além disso, é benfiquista. O problema dos adeptos do Benfica é que sempre que um português (e, ainda por cima, benfiquista) chega ao clube, começam logo a desconfiar. Aconteceu com Santos, acontecerá com qualquer um. Só - estranhamente - não acontece com o murciano marciano que, de futebol, nada sabe. A equipa joga de forma deprimente, ninguém vê uma ideia colectiva no jogo, alguma coisa que nos fizesse pensar que Camacho, de facto, treina os jogadores. Nada. Um zero redondinho. Mas e os adeptos o que têm a dizer sobre o espanhol? Muitos deles desculpam-no. É culpa do LFV, dos árbitros, do fraco valor do plantel, do "Sistema", etc, etc, etc. É incompreensível o bom público que Camacho tem entre as hostes benfiquistas. É uma nulidade como treinador. E nem as características psicológicas - que, na primeira passagem, revelava - já tem. É mau treinador e mau líder. Mas ainda há quem goste dele...

Claro que esta defesa de Peseiro só tem sentido se, de cima, se organizar o clube. Se se contratar um benfiquista competente, que conheça o mercado internacional, que saiba dar-se com os jogadores, que motive, que incentive, que faça a ligação entre os jogadores e treinador e a o corpo directivo do clube. Se isto não se verificar, podemos contratar Mourinho que a coisa é a mesma. Benfica, Benfica... para quando?

11:11 PM  
Blogger Manuel Neves said...

Cair em graça é melhor que ser engraçado. E Camacho caiu em graça. Fernando Santos era mau, mas houve alturas de bom futebol o ano passado.
Peseiro precisa de um tubarão a adjunto. Um Álvaro. Aí, talvez pudesse mostrar-se. Mas discordo no ponto de este plantel ser suficiente. Não é. Falta um jogador que desequilibre. Um daqueles que quando pega na bola e vai para cima do defesa sabemos que vai ganhar o lance. Falta um génio. E os Assis e Pereira são úteis enquanto suplentes, nunca como titulares.
Aí, volta o nosso Benfica. Até lá...

5:52 AM  

Post a Comment

<< Home