Monday, October 23, 2006

Aves, Leiria, Estrela e outras coisas

É contraditório, mas dui aos três jogos. Ando é sem tempo para escrever aqui. Porque tenho escrito para outros lugares e feito outras coisas.
O Benfica, esse, segue naquele caminho bipolar a que já nos habituou. Entre o marcar 11 golos em 3 jogos no campeonato e levar 3 em Glasgow a jogar bem. As análises são difíceis numa equipa que teima em não ter um estilo próprio, uma ideia.

Entretanto, a vida de adepto segue. Nem tinha muita vontade de ir ao Benfica - Estrela, para ser sincero. O facto de se fazer uma coisa vezes sem conta acaba por tirar-lhe alguma da sedução inicial.
E quando, debaixo da chuva miudinha, entrei na porta 25 contra o Estrela, lembrei-me que já cá estou há algum tempo. Longe de um estatuto de "Velha Guarda" ou coisa que o valha, mas já com tempo suficiente para ter algo a dizer.
(E sim, tenho disto. Ao entrar na porta 25, no domingo, tive um flash back desde que comecei até agora. Uma daquelas paragens de tempo, entre o revivalismo gasto e a melancolia de Outono.)
Quando entrei para os Diabos não fazia ideia do que me esperava. A verdade é essa, embora seja embaraçante para o meu eu de há 4 anos (esta é a minha 5ª época). A minha inocência era tanta que hoje me faz corar. Hoje sei que nem tudo é como imaginava. Nem tudo são as fotografias que passava horas a ver na net, nem tudo são os cânticos arrepiantes que se ouve na televisão no estrangeiro.
Os Diabos, no Benfica - Estrela, eram pouquíssimos e o panorama não era o das coreografias mágicas que eu há 4 anos pensava que ia encontrar sempre (lembro-me de como a do Benfica - Boavista ("Neste tabuleiro mandamos nós!") me fez mesmo pensar "Eu, um dia, quero ali estar."). Os Diabos estão em reconstrução. É público que as coisas não estão bem, na Curva Norte da Luz.
Mas lá dentro, estão as caras do costume. Os que me acolheram assim que entrei, e os que fui conhecendo ao longo do tempo. E já são 4 anos. Criam-se raízes (amontam-se os bilhetes e as recordações) e contrói-se qualquer coisa que fica a fazer parte de nós. Os Diabos podem estar bastante longe de ser perfeitos, mas são parte fortíssima dos meus últimos quatro anos. "O veículo que acompanha o Benfica" também já é uma máquina do tempo da minha vida. Porque o primeiro derby que vi em alvalade foram os anos do Z. Porque o AAC - Benfica do ano passado teve o fim de semana em casa do adepto_fanático, com as cervejas e o meu ódio de morte ao Ezequias. Porque Leiria teve o Grupo Dos Lesionados a cantar e o D. a imitar o Z. a puxar pela curva (verdadeiramente imperdível).
Os Diabos estão - repito - longíssimo daquilo que eu há 4 anos imaginava para um grupo ultra. Mas são os Diabos onde já passei muito.
Daí que quando o D. me mandou uma mensagem matinal a dizer que a porta 25 vista do trânsito da 2ª circular o fez sorrir, eu percebi-o. A porta 25, como parte do que o Benfica significa para mim, faz-me lembrar (como dizia o autor do "what being a fan means" ) que "nunca caminharei sozinho".

27 Comments:

Anonymous Anonymous said...

poucos ou muitos, os DV sempre serão os DIABOS, apenas precisam de querer!
não é por serem poucos (claro que muitos é melhor), não é por terem um Lider marcante (claro que ajuda), não é por estarem a renascer que já não são um grande grupo!!

serão sempre, basta que nos queremos!!

Em qualquer estadio, a qualquer hora, os DIABOS vão la estar!!

4:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

Descobri este blog a pouco mais de um mês, e d vez em quando tenho passado por aqui para ver os teus textos. São muito bons e com muita senceridade. Sou adepto do Porto mas é sempre bom ver adeptos de outros clubes a falarem apaixonadamente sobre o fenomeno do futebol e de tudo o que anda a volta dele. Tambem tenho algum interesse sobre a formas de apoio a um clube-as claques embora não perteça a nenhuma já que o Colectivo falta-lhe qualquer coisa, e os Super são o que são. Por isso acho que és a pessoa ideal para responder a esta pergunta, já ha muito tempo que ouço falar que os Diabos Vermelhos são racistas e que dantes não deixavem que pretos se filiassem na claque, e por isso tenha-se formado os NNB, isto é verdade?

9:09 AM  
Blogger Manuel Neves said...

Obrigado pelos elogios.
Errado. Os Diabos sempre foram de facto, mais de direita (por exemplo, essa é a imagem que muitos grupos têm dos Diabos lá fora). Não sei se chegou ao extremo de se probirem pretos.
Hoje os Diabos são totalmente apolíticos. O que escrevi acima é a MINHA visão do que se passou em tempos em que eu não lá estava. Haverá, de certo, mais factos a acrescentar.
Abraço

9:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

olha pa nao deixes d escrever aki pa!!!

eu curto bue os teus textos...

revejo m nakilo k escreves...faz m lembrar os meus tempos de pseudo ultra...eheheh

a serio pa continua!!!!

parabens pelo blog!!

3:59 PM  
Blogger D. said...

É verdade, passar à porta 25 faz-me sorrir pois vitórias como ao Sporting, Liverpool e Man Utd são coisas que jamais esquecerei desta nova luz:)

6:20 AM  
Anonymous Anonymous said...

Boas , é com agrado que vejo novamente os teus textos.... tenho uma pergunta directa e frontal.... Se os DV e os NN se unisssem , ou se fossem uma só claque ou qualquer coisa do genero tens uma certa noção que seriamos das melhores claques do mundo ?

um abraço

PS: Vale sempre apena ir ver um benfica Estrela.... ou um benfica Celta de vigo !

4:26 PM  
Blogger Manuel Neves said...

Acho que uma Curva Benfica unida era fantástico. Não eras das "melhores do mundo" porque há coisas lá fora que são de chorar.
Mas isso é uma utopia, porque em Portugal há a cultura de primeiro o grupo e depois o clube. Se assim não fosse, estava toda a gente num topo a cantar.

2:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

Obrigada!! :o)

Beijo,
Inês

4:23 AM  
Blogger GR1904 said...

This comment has been removed by a blog administrator.

4:28 AM  
Blogger GR1904 said...

No Benfica, há um grupo que privilegia acima de tudo a cultura do clube. E essa é a razão pelo qual não acredito que possa haver alguma vez uma união enquanto houver de outro lado uma cultura dominante do grupo que, aliás, está enraizada há muito tempo. Ressalvo que estou apenas a falar de união física (juntos no mesmo sector).

4:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

não estou a ver o mal em nos juntarmos mas que temos culturas diferentes temos...
nós nunca apedrejámos o autocarro do clube...

6:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

"No Benfica, há um grupo que privilegia acima de tudo a cultura do clube."

Que grupo é esse?

9:20 AM  
Blogger Manuel Neves said...

Não me incomoda que se dicuta as diferenças entre os grupos. Não me incomoda que se discuta porque e que estamos separados ou juntos, quem é melhor nisto ou naquilo.
MAS, incomoda-me que provocações baratas (como se os DV e tudo o que representam estivesse concentrado num acto) e que as coisas sejam apresentadas sem base lógica.
Se isto se transformar num jogo de provocações (estupidamente pouco subtis), cá estarei para vos interromper. Senão, participo com todo o agrado.

9:43 AM  
Blogger GR1904 said...

De facto, com provocações o debate não tem pernas para andar. Respondendo ao anónimo, quem já conhece os meandros deste mundo, facilmente identifica esse grupo. Como não estás identificado e não consigo descortinar se a tua pergunta é provocatória ou uma simples dúvida, fico-me por aqui. Parto do principio que quem participa nestes comentários, sabe minimamente do que fala, a julgar pelo que tenho visto. Por isso estou mais inclinado para que seja uma provocação. E como respeito e concordo com o que o SL Benfica Ultra disse...

11:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

GR1904, era uma simples pergunta, não a encares como provocação, a pergunta teria sido evitada se tivesses chamado "os bois pelos nomes", não estou efectivamente
por dentro deste "mundo", mas sigo com particular interesse, principalmente no que diz respeito aos grupos Benfiquistas.
PS: aproveito para dar os parabéns pelo teu excelente blog.

4:16 PM  
Blogger Pedro said...

A questão é simples e directa.
Eu gostava de ver os dois grupos unidos na mesma curva. Como se vê em Itália por exemplo. Mas é óbvio que um dos grupos teria que liderar e esse grupo seria, na minha opnião, os NN, quer pela "força" quer pelo numero, faz sentido que fossem eles os "lideres". Resta saber se os DV aceitaram essa liderança, resta saber se os NN permitiriam, apesar de lideres, cantar e coreografar ideias dos DV.

Eu acho q a convivência seria possivel. Tudo depende da vontade dos "grandes" de ambos os grupos.

Uma coisa tenho a certeza...seriam um estrondo a nivel nacional e muito próximo do melhor q se encontra lá por fora.

2:40 AM  
Blogger Pedro said...

Já agora, e a titulo de curiosidade, dado gostar dos teus textos, estás a escrever para onde?

2:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

concordo inteiramente com o Pedro...não discuto lideranças nem canticos apesar da maior força dos NN na actualidade...
mas tudo junto ia dar sem duvida um estrondo a nivel nacional...
porque se admito a amaior força actual dos NN tb admito que a nivel de coreografias nem nos calcanhares dos DV estamos...
e se por um lado adoro estar cá em baixo se a união se verificasse adorava ver nem que fosse por um só jogo a claque vermelha no ultimo piso...

8:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

julgo que no www.adeptos.blogspot.com vem um foto excelente em que ilustra bem o sentimento que invade todos os membros dos NN...
O jogo com o united tinha terminado e o que se vê é uma bancada a arder de paixão a gritar BENFICA..
era assim que eu gostava que fosse sempre e em qualquer sector da Catedral...
nem sei qual seria a maneira de tentar uma união pois conheço pouca gente dos DV mas cada vez que penso nisso acho que tem pés para andar...
talvez tu através deste blog possas dar uma ajuda pois sei que não só os diabos leiem os teus textos...
desculpa pelas provocações e machado de guerra enterrado...

8:08 AM  
Anonymous Anonymous said...

o ginha é o hugo nn

8:09 AM  
Blogger Ricardo said...

O que diferencia um Grande Grupo de um Grupo Grande é o espírito e a amizade entre as pessoas. Especialmente aqueles que vivem realmente com o coração todas as experiências e não aqueles ou aquelas que voltam as costas quando as coisas não correm como querem, em campo ou fora dele.

A vida às vezes sorri, às vezes é mais dura...

10:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Exactamente é essa a justificação para os Diabos não serem um GRANDE GRUPO.

3:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Exactamente é por isso que os Diabos não são um GRANDE GRUPO.

3:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

lamento a repeticão pq isto não estava a dar

3:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

neste momento estou contigo motorhead...
e por isso os NO NAME estão a crescer...
mas só quem lá está compreende...
á uns 3 anos que sinto essa diferença....sinto uma união incrivel naquela bancada....somos 1 só...
e não é uma critica aos Diabos...
pois gostava de ver uns Diabos mais fortes...

2:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Já passei pelas 2 e em ambas tive bons e maus momentos, alegrias e tristezas. Sei qual é o sentimento de um miudo ao entrar em uma claque (quer queiram quer não o grupo está acima do clube). Nos dias de hoje para mim isso é impensavel (nunca jamais em tempo algum o grupo estará á frente do GLORIOSO) e é essa a principal missão da velha guarda de ambos os grupos.

PS: No dia q juntarem no mesmo topo os 2 grupos eu tou lá a "batalhar" ao vosso lado.
...de um adepto casual

8:48 AM  
Blogger mago said...

Este teu post pôs-me a pensar, fui ver as vinhetas e reparei em como o tempo passa. Nunca diria que já vou na minha 6ª época, só mesmo depois de contar umas quantas vezes é que comecei a mentalizar-me que é mesmo assim. Tantos jogos, tantos momentos, tantas histórias... E é para continuar.

Tal como dizes, também eu quando entrei era um sonhador. O que eu conhecia era das fotos, e nas fotos só aparecem os momentos bons, não os momentos médios ou fracos. Mas (tudo) é mesmo assim, e também é por isso que nunca caminharemos sozinhos.

Abraço.

4:43 AM  

Post a Comment

<< Home