Thursday, November 02, 2006

Benfica - Celtic: Estado terminal

Chego a casa e pergunta-me: "Quanto ficou?"
"Ganhámos três zero." - e deito-me no sofá como se não tivesse nada a ver com a pergunta. Mudo os canais da televisão sem procurar os golos.
"Mas jogaram bem? E o Manchester?"
"Não jogámos nada de especial. Perderam 1-0, está tudo em aberto para nós."
"Isso é bom, não é?"
"Yup." - e levanto-me para procurar um CD para a ouvir.
Não, não estava particularmente chateado. Nem me aconteceu nada extra-futebol que justificasse tanta placidez. Acontece que, como a pessoa com quem tive este diálogo me disse, eu sou um toxicodependente em fase terminal.
O Benfica, avidamente consumido por mim, precisa de impossíveis para me fazer disparar de alegria. Como uma droga da qual abusámos e que já não dá prazer. Para mim, que sou um crítico apertado, o Benfica nunca joga bem, o Nuno Gomes nunca será bom - mesmo com dois golos no Dragão - e torna-se claro que só velhas guardas italianas se podem sentar no banco. Tudo o resto é sempre insuficiente, mau e não chega. O Benfica só me faz sorrir quando vence um rival ou quando é perfeito a toda a linha. Tudo o resto não é mais que a obrigação do Benfica. Sou como um pai detestável, que mesmo que o filho tire 19,8 pergunta para onde foram as outras duas décimas.
Não é que isto me dê menos prazer, nada disso. É a incapacidade orgânica de sentir prazer. Com a insuportável certeza que, além disso, não posso deixar isto. Como um drogado que ressaca e que só quer a droga por alívio.
A nós, os drogados, resta-nos o sofrimento. O Benfica, concluí ontem, é isso. É um sofrer constante, todos os fins de semana e noites europeias. Como um filho que dá problemas em casa.
Quando o Benfica marcou o 2º ao Celtic, senti-me imediatamente aliviado (porque apesar de 2-0 aos 20 minutos não garantir obrigatoriamente a vitória, conheço tudo do Benfica e o suficiente do Celtic para saber que esta já não foge) e com a sensação de missão cumprida. Já cá vim sofrer e a minha angústia já vai ser aliviada. Foi como comprar mais uma dose e aperceber-me que era um bom produto.
Sou um condenado. Resta-me continuar este sofrimento constante até uma alegria a sério, daquelas que só ocorrem poucas vezes por ano. Mas entretanto, não há como fugir. Este fim de semana há mais.
"Mas não devias estar contente, aos saltos?"
"Sim. E não percebo porque é que não estou."


"Choose life. Choose a job. Choose a career. Choose a family. Choose a big fucking television, choose washing machines, cars, compact disk players and electrical tin openers...choose DIY and wondering who the fuck you are on a Sunday morning. Choose sitting on the couch, watching mind-numbing, spirit-crushing game shows, stuffing junk food into your mouth. Choose rotting away at the end of it all, pishing your last in a miserable home, nothing more than an embarassment to the selfish, fucked-up brats you spawned to replace yourself. Choose your future. Choose life. But why would I want to do a thing lke that? I chose not to choose life. I chose something else. And the reasons? There are no reasons. Who needs reasons when you've got heroin?"
Irvine Welsh
TRAINSPOTTING (1996)

"Heroin: imagine the best orgasm you have ever had and
multiply it by a thousand and you're still nowhere near it"

'Mark Renton' in TRAINSPOTTING

15 Comments:

Blogger S.L.B. said...

Se tens nostalgia do Benfica do Trap, então estás mesmo doente! :-) Ganhámos o campeonato com uma sorte descomunal e com a pontuação mais baixa de sempre. Jamais voltaremos a ganhar daquela maneira. Bastava o clube regional ter perdido "apenas" 21 em vez dos 24 (!) pontos que perdeu em casa para nós não sermos campeões.

Podemos não estar a jogar com todo o nosso potencial, mas as coisas já estiveram bem piores do que estão hoje. Take it easy!

3:30 AM  
Blogger D. said...

É normal acontecer isso! Já viste muito, e parece que épocas em que Juve, Parma, Milan e Barça vinham à luz a querer empatar nunca mais se repetiram...
Agora é ir acompanhando o filho a ver se de um momento para o outro volta a ser o que viste nele, para já vai passando com muitos 10 e de x em qundo surge um15, mas os 18s a tirar para o vinte esquece, também não acredita que haja mais!

3:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Estas numa fase que todos passamos, penso que sera só uma fase que estejas a viver.
Também me sinto um drogado pelo Benfica e de vez em quando tambem sinto que por mais vitorias que possa ter o sentimento nao vai ser igual ao que tive noutros anos(talvez os primeiros em que sentia isto).
Mas penso que sera só uma fase que todos passamos, porque tu e eu sabemos e bem que nao podemos viver sem isto,estamos drogados e marcados para o resto da vida.
É uma coisa estranha mas nós fanaticos pelo Benfica conseguimos sentir antes que os outros o que se vai passar com o nosso Benfica.
Parece que conseguimos entrar naquele espirito antes de os resultados e as situacoes acontecerem.
Sim,depois do 2-0 sentei-me tranquilamente em casa porque sabia e tinha a certeza que iamos ganhar bem.
Assim como antes do jogo j tinha a certeza que iamos ganhar(nao porque confiasse nos jogadores,mas sim porque conheco o Benfica como ninguem, algo me tranquilizava naquele dia).

Secalhar pareco um maluco a falar, e secalhar sou mesmo um maluco...mas isto que disse é o que sinto e o que me vai na alma.

Orgulhosamente Benfica

4:52 AM  
Blogger mago said...

Compreendo perfeitamente o teu post. Às vezes imagino como seria o nosso Benfica ser campeão europeu - é complicado haver maior sensação que essa. Mas o que me faz pensar mais é imaginar como seria ganhar ao Estrela no ano seguinte. Ou ao Sporting. Ou ao Valência para a Champions. Ia ser sempre como se já tivesses tido o "fix" supremo e já nada te voltasse a saber da mesma maneira. E aí escolhia o quê?

4:52 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pois eu parece q fiz o caminho inverso... nasci já em fase terminal (só as victórias sobre o sportem ou o "outro" é que me alegravam um pouco) e que após 20 anos(penúltimo campeonato) aprendi a viver.
Festejei apenas um campeonato (o último) pois os outros eram como q o curso natural da coisa...até aí nunca tinha chorado, nunca me emocionei, nunca...até que um dia vi a "luz" (havia quem lhe chama-se Artur Jorge) e ensinou-me o quanto eu amava o SLB.
Se pensares bem, essa fase por que estás a passar vai-te trazer algo de novo, de certeza!!!!

8:16 AM  
Anonymous Anonymous said...

Isto tambem acontece comigo em relação ao Porto, mesmo ganhando os ultimo dois jogos não fiquei satisfeito, não percebo a utilização do meireles e do assunção ao mesmo tempo, e a equipa perde-se a espaços. Outra situação é a conquista da Champions, para mim depois de se passar o Manchester foi mais ou menos facil, já quando ganhamos a taça Uefa para mim foi indescritivel parecia outra vez um menino quando lhe dão o brinquedo que queria para o natal porque no ano da champions o Porto controlava o jogo como vi poucas equipas a fazer e marcava nas alturas certas, jogava um bom futebol, mas na uefa jogou o melhor futebol que ja vi numa equipa do Porto e aquela final foi uma coisa do outro mundo, pelo menos para mim.
Se curtes Irvine Welsh, se ainda não leste, lê o Cola(Glue), não sei se é quase auto-biografico mas tem muitas referências a jogos do Hibernians e do Hearts e a algumas transfertas a glasgow e a Inglaterra. Aprofunda muito mais o tema futebol que o Trainspoting.

2:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Porque sempre que vejo o Benfica. . . me parece perfeito ! Hoje e sempre Benfica . . Só um reparo, O NG é bom e não apenas por marcar dois na lixeira . . . é bom porque é um de nós ! Abraço !

7:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Porquê quem ama o benfica é assim... Porque nós que amamos o Benfica somos assim...

(E concordo com o busha ao dizer que o NG é um de nós... Ele merece os meus aplausos nos jogos...)

2:57 AM  
Blogger C. said...

This comment has been removed by the author.

12:50 PM  
Blogger C. said...

lol

1:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pá tenho um vizinho meu que orienta cavalo a um bom preço a grama. Se quiseres também te arranjo limões, seringas e prata. Os carros já tens de ser tu a arrumar ;-)

Saraiva

2:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

percebo bem o que escreveste e sou portista! tive em gelsenkirshen, e acreditem ou nao senti mais orgulho no porto de 87 que neste de 2004!osentimento foi diferente!o monaco nao é um bayern!! e prazer da-me ganhar a italianas!!! senti mais "orgasmos" no lazio-roma desta época, que tive o prazer de ver junto dos boys roma e apoiar a minha roma!!! la nostra bandiera FRANCESCO TOTTI po popopopopopo

santos marques

1:08 PM  
Blogger Unknown said...

www0613
coach outlet
mulberry handbags
air huarache
off white
baltimore ravens jerseys
pandora outlet
canada goose outlet
cheap jordans
canada goose jackets
hawks jerseys

8:36 PM  
Blogger Unknown said...

qzz0706
longchamp solde
denver broncos jerseys
air huarache
coach outlet online
tory burch outlet
jack wolfskin
swarovski outlet
michael kors wallets
polo ralph lauren
nike presto

7:20 PM  
Blogger gem1musi said...


دانلود آهنگ کردی معروف در اینستاگرام
دانلود آهنگ مازندرانی باحال
دانلود آهنگ شاد رقصیدنی
دانلود آهنگ عاشیق
دانلود آهنگ های سنتی معروف ایرانی
دانلود اهنگ شاد باکلاس
دانلود آهنگ رپ خارجی بیس سنگین
سایت شرط بندی تیپ تاپ

11:49 AM  

Post a Comment

<< Home